Todo mundo já teve aqueles dias em que parece que estamos nadando em um mar de tarefas inacabadas. O processo é bem simples: começamos o dia a todo o vapor, mas logo vamos esfriando, até chegarmos finalmente ao ponto mais baixo da produtividade: aquele momento em que começamos a navegar pelo Facebook e Twitter.

Se você sente que esta perdendo muito tempo se distraindo e deixando de cumprir suas tarefas, essas são 4 maneiras simples que vão aumentar sua atenção ao fazer as coisas, e consequentemente colocar um "ok" em todas as suas pendências.

Durma mais, coma menos.

Tente ir para a cama meia hora mais cedo todas as noites para aumentar as chances de chegar ao sono mais profundo e acordar se sentindo mais descansado. Se durante o trabalho você perceber que está olhando ansioso o relógio para ver se está chegando a hora de ir embora, se possível vá tirar uma soneca de gato (longe do seu chefe, claro) se não for possível, vá lavar o rosto com água gelada, isso acorda nossos neurônios. Coma menos no almoço, porque uma vez que sua estômago está muito cheio, seu nível de produtividade e atenção cai lentamente, além de te deixar som sono. Não estou sugerindo que você pule o almoço, só coma menos.

Mude seu ambiente.

Limpe a bagunça em sua mesa, ou pegue seu notebook ou caderno e vá trabalhar em um ambiente diferente (como se você estivesse mudando de mesa/sala) durante o dia. Às vezes, é preciso fazer o que você faz no dia a dia de formas diferentes, isso vai força-lo a sair da zona de conforto.

Não faça multitarefas.

Seres humanos não são multitarefas. O cérebro humano não funciona como um computador, sendo assim, não possuímos a capacidade de se concentrar em duas ou mais coisas ao mesmo tempo. Crie uma lista de tarefas diárias para manter o controle das coisas que precisam ser feitas durante o seu dia. Use o sistema temporizador para ter certeza que você não vá se perder na internet – Por exemplo: Eu vou passar os próximos trinta minutos lendo meus blogs preferidos, em seguida passo para a próxima tarefa.

Permita-se um agrado.

Lembre-se de se recompensar conforme você vai realizando suas tarefas. Além se ser bom para a alma ter um momento para dar uma palmadinha nas costas e dizer: "Parabéns pelo trabalho bem feito", também é importante para se manter motivado para partir para a próxima tarefa.

Essas são as ações que eu descobri que fazem meu dia ser mais produtivo e sobretudo com muito mais atenção ao fazer as coisas. E você, o que você faz para se manter motivado para cumprir sua lista de tarefas?