Como ser mais extrovertido – O guia definitivo

S e você é tímido ou introvertido, aprender a ser mais extrovertido é uma das coisas mais inteligentes que você pode fazer para seu auto desenvolvimento. A melhor maneira de começar a consolidar sua vida pessoal é aprender como ser extrovertido e colocar isso em prática.

Ao longo de nossas aulas de coaching, frequentemente ensinamos as pessoas a serem mais extrovertidas e sociais. Foi então que percebemos que ser social tem muito mais a ver com a questão de atitude do que capacidade, sendo assim, a parte que mais precisa ser trabalhada é a atitude.

“PARA FORA!”

Pegue essas duas palavrinhas e crave-as em sua mente. Saia mais de dentro de casa, Muitas das pessoas que não são muito sociáveis gastam uma quantidade extraordinária de tempo dentro de casa, sozinhas, alimentando sua timidez.

No entanto, você também pode olhar para essas duas palavrinhas no sentido figurado. Dessa forma, o “pra fora” agora significa colocar sua personalidade para fora, em vez de mante-la oculta.

Para ajudar você compreender como ser mais extrovertido, vou listar abaixo algumas das maneiras mais eficazes que eu conheço. São maneiras que eu mesmo usei e frequentemente são utilizadas por meus clientes de coaching.

 

…Pedaço por pedaço.

Como se come um elefante?
– Um pedaço de cada vez, claro.

Esse conceito se aplica muito bem no que diz a respeito de se tornar mais extrovertido e sociável.

Quando você se sente frustrado e reprimido por ter poucas amizades, não vai ser um esforço de uma semana que vai te tornar a pessoa sociável que tanto deseja. Infelizmente a psicologia humana não funciona dessa forma. Você não pode simplesmente se tornar uma pessoa extrovertida em um piscar de olhos.

Uma mudança significativa em como você é sociável acontece definindo etapas progressivas e é juntando essas etapas, uma a uma que você, por exemplo pode começar fazendo mais perguntas em situações em grupo e quando você começar a se sentir confortável com isso você pode continuar falando mais em grupo – Um passo de cada vez.

Com o tempo, passo a passo, você finalmente vai ver que sua máquina de socialização ainda vai estar fraquinha, mas lembre-se de olhar para traz e ver o quanto você evoluiu. Para aprender como ser mais extrovertido e social é fundamental antes de mais nada, entender como funciona esse processo gradual e fazê-lo corretamente.

 

Desça do salto.

Uma característica que as pessoas tímidas tem em comum é que elas definem elevados níveis de padrões sociais para si mesmas. Elas exigem muito de si mesmas para causar uma grande impressão e ser apreciado por todos. Elas pensam que se isso não acontecer vira uma tragédia.

Mesmo pessoas com habilidades nítidas não podem levantar tais padrões idealista. As pessoas tímidas atormentam-se por impor em si mesmo tais padrões.

Por conta disso, uma das melhores coisas que você pode fazer para se tornar mais extrovertido é descer do salto. Se o seu padrão para o sucesso é fazer com que todos gostem de você, então você está se obrigando a ser tímido. Mas se seu padrão for simplesmente ter conversas com pessoas novas, então você está se obrigando a ser mais sociável.

O ponto mais importante que você precisa perceber é que você não tem que exigir muito de si mesmo socialmente. Você é um ser humano comum, é perfeitamente normal você se dar bem com algumas pessoas e outras não. Aceite isso e viva sua vida.

Gerencie “a voz interior”

Sabe quem define esse “elevado padrão social”?

A resposta é sua voz do interior. Elas dizem a si mesmos em seu diálogo interno: “Tenho que impressionar essa pessoa”, “Eles devem gostar de mim” e entre outras coisas “inteligentes” como estas.

As pessoas que não são muito sociáveis tendem a ter muitas outras formas disfuncionais de falar para si mesmos e seus padrões irrealistas. Você vai me desculpar, mas se você parar para analisar o seu diálogo interior, você vai ver ele está cheio de m**** e mentiras sobre você mesmo.

Para aprender a ser mais extrovertido e social, outro passo muito importante é saber gerenciar a sua voz interior. Isso significa que você deve identificar essas coisas estupidas, irrealistas e disfuncionais que você diz para si mesmo e de boa vontade tentar corrigi-las.

Ao aprender a fazer isso de forma automática, não somente o tom da sua sua voz inteior vai mudar, mas também suas crenças enraizadas. Isso vai te ajudar a ganhar mais confiança e interagir com mais facilidade com outras pessoas.

Quando você se tornar mais extrovertido, finalmente vai poder colocar em prática suas habilidades sociais e poder desenvolve-las mais ainda. Visivelmente sua vida social vai ser bem mais enriquecida.

E a melhor parte de toda essa jornada é que o céu é o limite.

  • Este artigo foi útil para você?
  • Sim   Não


Comentários do Facebook

47 Comentários


  1. Anônimo

    28 de junho de 2013 em 00:46

    Adorei! Mi ajudo muito msm! Essa aula é muito foda, mas só ñ gostei dessa palavra "m****" olha, vc foi meio mal educado, mais te desculpo! Tente postar mais textos insentivadores, pois adorei!!!! U.U hahah……. (tenta melhorar) *-*

    Responder

    • Anônimo

      19 de maio de 2015 em 20:45

      Tenta melhorar o portugês também.

      Responder

    • Anônimo

      5 de junho de 2015 em 23:17

      Sr professor, o correto não seria 'português'?

      Responder

    • Anônimo

      12 de junho de 2015 em 10:18

      Bem isso, todos vocês XD

      Responder

    • Anônimo

      19 de agosto de 2015 em 00:14

      Kkkkkkkkk

      Responder

    • Anônimo

      3 de outubro de 2015 em 00:56

      Na infância é melhor ser extrovertido, podem descordar da minha opinião, me criticar mais eu já fui os dois e sei como é, não nasci tímido, em uma escola que eu estudava eu era extrovertido, era o mais popular da minha sala ''todo'' mundo gostava de mim, foi aí que eu mudei para outro lugar (eu ainda era extrovertido) cheguei na escola nova conversava falava em grupo estava me enturmando facilmente, aí comecei a me complicar na minha vida ficando tímido ficando 3 anos sem sair de casa alimentando minha timidez, ficando excluído em todo lugar que vai até na nova escola que cheguei, pensando bem acho muito melhor ser extrovertido na ''infância'' né eu senti como é ser os dois na pele e preferia ser extrovertido novamente, estou saindo de casa faz 2 meses atrás vamos ver se até lá eu mudo de personalidade ficou extrovertido ficarei muito feliz de novo!!!!Porque a minha vida de introvertido agora está muito difícil sinceramente.

      Responder

  2. Anônimo

    7 de julho de 2013 em 14:19

    acho que pode ate funcionar, mas quem ja tem uma auto-estima nao precisa disso, pessoas com muito auto-estima nao precisa disso. so as pessoas com auto-setima baixo nao conseguem ser extrovertidas. como faço para aumentar minha auto-estima.

    Responder

    • Anônimo

      17 de julho de 2015 em 01:38

      Diminuindo sua baixa auto-estima.

      Responder

    • Anônimo

      30 de novembro de 2015 em 17:30

      A vá

      Responder

  3. Anônimo

    16 de julho de 2013 em 17:32

    Eu soi uma pessoa divertida so em casa com alguns familiares e amigos
    Tenho alguns amigos mais velhos e nao consigo puchar assunto cm eles nem ser divertida com eles,sera q isso acontece por eles serem mais velhos q eu? Pq tenho 15 anos eles tem 20 28 e outras pessoas da minha idade se da mto bem cm eles e eu nao! Oq eu faco?

    Responder

    • Anônimo

      5 de fevereiro de 2015 em 18:36

      Passa whats

      Responder

    • Anônimo

      13 de abril de 2015 em 03:32

      kkkkk

      Responder

    • Anônimo

      30 de julho de 2015 em 23:43

      Mesma situava que a minha!!

      Responder

  4. Anônimo

    31 de julho de 2013 em 02:10

    Nossa me identifiquei muito com o texto, sou tão tímida e introvertida que as vezes fico muito mal comigo mesmo, me sinto meio "ridícula" por isso. Também tenho auto-estima baixa, preciso melhor isso..

    Responder

    • Anônimo

      15 de fevereiro de 2015 em 02:44

      Também me sinto asssim

      Responder

  5. lucas schuindt

    2 de agosto de 2013 em 06:27

    Gostei das dicas,obrigado acho que de alguma maneira vai me ajudar.

    Responder

  6. Anônimo

    6 de agosto de 2013 em 05:55

    Gosteiiiii muito das suas dicas.vão me ajudar muito,normalmente sou uma pessoa bastante extrovertida,gosto d fala muitíssimo.mais quando estou na escola fico muito tímida.me ajude!!nem eu me entendo.

    Responder

    • Anônimo

      21 de janeiro de 2014 em 23:04

      Eu também normalmente sou extrovertida mas na escola sou muito tímida

      Responder

    • Anônimo

      17 de outubro de 2014 em 04:35

      Eu sou timida na escola

      Responder

    • Anônimo

      5 de fevereiro de 2015 em 18:36

      passa whats

      Responder

  7. diego salgo

    23 de agosto de 2013 em 02:09

    Eu sou um cara muito introvertido, nao sei o que fasso para atrair a atençao das pessoas ao meu redor, isso me prejudica tanto que fax mais de um ano que nao tenho um relacionamento com qualquer tipo de mulher, isso me deixa muito mal, acho que se eu continuar desse jeito vou entrar na depressao de novo, muito boas suas dicas

    Responder

    • xizara

      9 de outubro de 2014 em 03:02

      Por que está preocupado em ter relacionamento com outra mulher, se tem esta mulher linda e filho lindo ao lado, não entendi.

      Responder

    • Cesare DoFlamingo

      26 de novembro de 2014 em 21:35

      Xizara, olhe a data que ele comentou '-' é muito provável que ela tenha conseguido um relacionamento e possivelmente o bebê da foto seja filho(a) dele '-'… OLHA A DATA DO COMENTÁRIO DELE !!!!!!!!!

      Responder

    • Anônimo

      22 de agosto de 2015 em 14:52

      O foto dele é evidência de que deu certo pra ele

      Responder

  8. Nathalia

    22 de setembro de 2013 em 23:23

    Gostei muito do texto mas não é tão fácil assim na prática… Gostaria muito de ser essa pessoa super extrovertida mas eu não consigo… já busquei ajuda com um psicologo mas tive que parar pois é um investimento muito caro… tenho complexo de inferioridade, sempre acho que ninguem vai me achar interessante nem mesmo pra conversar, e minha auto estima é muito baixa também… quero MUITO mudar mas ta muito difícil… :/

    Responder

  9. Anônimo

    1 de outubro de 2013 em 23:46

    Olá, tenho 18 anos e sou introvertida. Sofro com isso na faculdade e nas festinhas pras quais sou convidada. Simplesmente não consigo conversar. Sinto-me muito mal por isso. Fico achando que sou chata por isso e muitas vezes me recuso a sair. Tenho pouquíssimos amigos e nunca namorei, acho que é por causa desse meu problema. Gostaria muito de ajuda. Muito obrigada.

    Responder

  10. Anônimo

    6 de outubro de 2013 em 19:16

    Sou introvertido e sofro com isso , preciso reprogramar minha mente pra viver um pouco mais feliz. Quando vou conversar com um desconhecido parece que minha mente cria um mecanismo que me faz ser passivo mesmo sem eu querer que seja assim, fico fazendo de tudo pra agradar parece baixo-estima mesmo , e as pessoas de alguma forma percebem isso e tiram proveito de mim e isso é péssimo , preciso mudar porque não aguento mais viver dessa forma.

    Responder

    • Anônimo

      21 de junho de 2014 em 14:59

      Bom, isso tbm acontecia comigo, mais o melhor, é deixar a vergonha de lado, e fazer amizades, aproveite a vida o quanto pode, mts vezes, as pessoas ficam com vergonha de puxar assunto com alguém e levar um fora, mais ninguém paga suas contas, p/ vc fica com medo de falar algo, fale mesmo, não seja tapado, não podem te fazer de idiota

      Responder

  11. Anônimo

    7 de outubro de 2013 em 19:18

    Meu caro amigo desconhecido. Voce esta sofrendo de um vicio de agradar a todos.
    Te recomendo a ler o livro da Joyce Meyer o vicio de agradar a todos eu li e consegui mudar muita coisa na inha vida

    Responder

  12. Anônimo

    12 de outubro de 2013 em 15:34

    frases uteis

    Responder

  13. Silas Silvério

    31 de outubro de 2013 em 13:09

    sou introvertido
    nunca consegui um namoro firme
    mas mesmo assim vou levando mas vou seguir essas dicas

    Responder

  14. Anônimo

    22 de dezembro de 2013 em 03:13

    Só sei que gostaria de conversar com a maioria das pessoas que estão comentando para vermos o que temos em comum.

    Responder

    • Anônimo

      21 de junho de 2014 em 15:03

      Meu caro anônimo, vc é tão tímido, que já q ñ consegue fazer amizades pessoalmente, tenta fazer pela net,

      Responder

  15. Gustavo

    1 de janeiro de 2014 em 10:32

    Para vencer a timidez voce precisa dar o primeiro passo apenas. Diga bom dia para um desconhecido e comente sobre qualquer assunto oportuno. Voce podera nao ser correspondido em algumas situacoes mas esta dando um passo gigantesco para seu progresso pessoal. Com o tempo, antes de frequentar certos ambientes imagine as situacoes que poderiam ocorrer e os assuntos propicios. Leia bastante sobre os assuntos locais pois comisso voce sera um cara bem informado e podera virar o centro das atencoes. E voce nem lembrara que e timido. Pense nisso!

    Responder

    • Anônimo

      21 de junho de 2014 em 15:07

      Gostei mt das suas palavras, vc parece entender bem disso! Gostaria que colocasse mais comentários aqui

      Responder

  16. Anônimo

    11 de janeiro de 2014 em 23:30

    Sou exatamente como muita gente se descreveu aqui,e por mais que isso é ruim fico feliz de ter pessoas como eu,porque pensei que era a única que travava diante pessoas desconhecidas,não consegue puxar assunto e coisas desse tipo.Me identifiquei com muitas pessoas aqui

    Responder

  17. Moderador Unip

    18 de fevereiro de 2014 em 16:58

    Ducas inuteis que não funcionam.

    Responder

  18. Anônimo

    16 de abril de 2014 em 14:24

    gostei da dicas obg.

    Responder

  19. Anônimo

    22 de maio de 2014 em 14:45

    Vlw vou tentar fazer isso….

    Responder

  20. Anônimo

    4 de junho de 2014 em 19:40

    Muito boa as dicas, esse Moderador Unip é um inútil em dizer que essas dicas são inuteis… Vale muito a pena colocar em prática e mudar a forma de pensar em relação a nós mesmos. Abraço

    Responder

    • Anônimo

      21 de junho de 2014 em 15:08

  21. Anônimo

    16 de junho de 2014 em 16:57

    Eu vou tentar mudar meu comportamento, não tenho baixo-auto estima mas sou muuito tímida com pessoas desconhecidas e.com meus amigos mais velhos que eeu quase nem faloo qndo tô cm eles, enquanto as outras pessoas estão todas.conversando eu fico lá.calada e isso me faz sentir ridícula e chata n.sei como eu fiz os amigos que tenho kk e eles são da minha idade e alguns uns anos mais novos q eu.. E quero mtu ser mais sociável e extrovertida

    Responder

  22. Anônimo

    12 de julho de 2014 em 03:37

    em toda a minha vida eu fui uma menina super tímida, mas o meu problema e quando eu tenho que apresentar seminário por que eu não consigo me expressar isso me deixa bastante frustrada e eu não sei o que fazer eu vejo bastante gente que de principio medo mas depois de duas apresentações se torna mais solta mais isso não acontece comigo por que vontade eu tenho e não sei o que falta 🙁
    mas por aqui vejo que tem pessoas que tbm tem problema de timidez
    o que acha, de fazermos um grupo de apoio um grupo no face que contaria o nosso problemas e o que fazermos para solucionar

    Responder

  23. Anônimo

    14 de julho de 2014 em 00:42

    VOCÊ É DEMAAAAIS!! SEUS TEXTO SÃO TU-DO! PARABÉNS!!!!!!!!!!!

    Responder

  24. rubens campante

    28 de agosto de 2014 em 17:50

    meu deus,que texto foda.acho que é verdade que talvez os tímidos exigiam demais deles mesmos,o que é claro que é péssimo.só não precisava ser tão mal-educado na hora da m*****,como voce disse,somos seres humanos.tenho mais duas dicas,se voces quiserem usar,são:pare de ver voce somente como uma pessoa tímida,voce tem muitas outras qualidades e só as pessoas que são importantes para voce que devem conhece-lás,ou conhece-las melhor.tem mais duas:aceite que ninguem é melhor que ninguem e não deixe que comentários de outras pessoas te atormentem,voce só tem essa vida para ser feliz.a outra é ficar repetindo para voce mesma que voce tem que ser valente e que se conseguir vai ser muito melhor.então,sempre falem o que pensarem e não se preocupem com nada,mesmo se voce se achar horrivel,seja sempre feliz.

    Responder

  25. Beatriz de Oliveira

    30 de julho de 2015 em 17:31

    Melhor blog <3

    Responder

  26. Splinter William

    18 de setembro de 2015 em 17:23

    gostei

    Responder

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado Os campos obrigatórios estão assinalados por um asterisco. *