O que é Inteligência Emocional? – A inteligência do coração

inteligência emocional

Inteligência emocional é a qualidade que nos permite enfrentar com paciência, lucidez e criatividade os problemas que enfrentamos nas relações em geral, inclusive com nós mesmos.

O termo “Inteligência Emocional” pode soar um pouco estranho porque nós somos acostumados a associar a “inteligência” como uma qualidade geral, sem destacar uma característica específica que uma pessoa pode possuir,  nós não tendemos a destacar uma característica de um tipo distinto de inteligência que atualmente não tem o prestígio que deveria.

Entendendo a Inteligência Emocional

Todo tipo de inteligência demonstra uma habilidade/vantagem de navegar em torno de um grupo particular de desafios: matemáticos, linguísticos, técnicos, comerciais…Quando nós dizemos que alguém é esperto mas completamos que dizendo eles fizeram da vida pessoal uma bagunça; ou que eles adquiriram uma fortuna mas são inquietos e tristes ou que eles são poderosos, porém intolerantes e sem imaginação, nós estamos apontando para uma deficiência que merece ser chamada de Inteligência Emocional.

Na vida social, nós podemos sentir a presença de Inteligência Emocional na sensibilidade para com o humor dos outros e na prontidão para entender coisas sutis que podem estar acontecendo com os outros, além do que é superficial.

Como a vida seria com Inteligência Emocional

A Inteligência Emocional reconhece um papel importante na interpretação e sabe por exemplo que um pedido de ajuda pode estar escondido em uma explosão de fúria, que uma reclamação pode ser provocada por fome, ou que aquilo que se esconde dentro de um sorriso pode ser tristeza. Isso tem muito haver com o texto que publicamos sobre Como ser alguém mais interessante utilizando os 5 sentidos do corpo.

  • Este artigo foi útil para você?
  • Sim   Não


Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Instagram

  • Acabamos de postar como fazer o teste online de depressão do Google. O link está na bio. #teste #google #depressão #tecnologia #googlediscovery
  • Acabamos de postar um texto sobre a peça "A Alma Imoral". Nós podemos aprender coisas boas sendo imorais. Link na Bio #almaimoral #teatro #texto
  • O tema do @mamilospod está imperdível. Venezuela em convulsão. Uma conversa com gente bacana e esclarecia sobre o cenário. O que você pode levar de mais bacana também são os paralelos e paradigmas que podemos fazer com o cenário Brasileiro.

Pesquise por "podcast mamilos" e escute em qualquer lugar. 
#podcast #mamilos #venezuela #cenário #conversa #crise
  • #desenvolvimentopessoal #interpessoal #psicologia #aprendizado
  • Sempre costumo pensar sobre como muitas pessoas realmente acreditam que o coração tem neurônios emocionais. Como poderia existir dois botões para ativar a mesma coisa?
#heart #emotions #rational #coração #sentimentos #iphone #lucidez #ignorant
  • Quem não escuta é surdo, quem não enxerga é cego e quem não sente cheiro?
É Anosmico. Uma pessoa que não sente cheiro tem anosmia.
#curiosidades #anosmia #sentidos #olfato

Outro fato curioso é que os nossos sentidos dependem um do outro. No caso uma pessoa anosmica também sente dificuldade de sentir gosto dos alimentos.
  • Instagram Image
  • Camisetas que transformam. Link na Bio.
#transformação #camiseta #estampas #mudança #motivação #futuro #boladecristal #tshirt #whiteshirt #model #style #quote