11 sites para checar de notícias falsas, fatos, fake news

Nosso texto mais recente foi sobre como começar a escolher um bom candidato nas eleições 2018, o que levantou uma questão muito importante que é a checagem de fatos. Época de eleição é historicamente conhecida por ter um alto índice de Fake News, confundindo, distorcendo e enganando muita gente. O Facebook, (também dono do WhatsApp) por onde circulam grande parte das Fake News, se mostrou preocupado com essa questão, lançando então um projeto para tentar diminuir a disseminação dessas correntes malignas. O projeto inclui dicas para identificar uma notícia falsa, e apoio e integração na rede com as principais agências de fact-checking do Brasil.

Atualmente o Brasil possui 3 agências certificadas pela International Fact-Checking Network (IFCN), uma organização internacional que estabelece princípios de verificação de fatos, garantindo a qualidade e seriedade da apuração.

As principais fontes de checagem de fatos.

Certificadas pela International Fact-Checking Network (IFCN):

Agência Lupa

É de fato a primeira agencia especializada em fact-checking do Brasil. Está inclusive associada a International Fact-Checking Network (IFCN), a rede mundial de checadores de fatos, reunidos em torno do Poynter Institute. A Lupa faz checagem não só de questões políticas, como também faz cobertura sobre economia, cidade, cultura, educação, saúde e relações internacionais.

Aos Fatos

Especialista por assim dizer em checagem de fatos do discurso público, então aqui você encontrará muita investigação sobre política. Aos fatos também foi chamada para fazer uma parceria com o Facebook, com isso criaram o projeto “Fatima”, que orientará as pessoas sobre como trafegar no universo de informações na internet.

Pública

Parece que todas agências de fact-checking querem ser conhecidas como a primeira. A pública se define como a primeira sem fins lucrativos, com reportagens pautadas pelo interesse publico. Truco é o nome do projeto da Pública que verifica falas, correntes, e informações em circulação na internet ou em redes sociais para saber se são verdadeiras ou não.

Sem certificação IFCN:

Projeto Comprova

Um projeto que reúne jornalistas de 24 diferentes veículos de comunicação brasileiros para descobrir e investigar informações enganosas, inventadas e deliberadamente falsas durante a campanha presidencial de 2018. Espero que eles continuem o projeto após as eleições.

  • Este artigo foi útil para você?
  • Sim   Não


Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Instagram

  • Acabamos de postar como fazer o teste online de depressão do Google. O link está na bio. #teste #google #depressão #tecnologia #googlediscovery
  • Acabamos de postar um texto sobre a peça "A Alma Imoral". Nós podemos aprender coisas boas sendo imorais. Link na Bio #almaimoral #teatro #texto
  • O tema do @mamilospod está imperdível. Venezuela em convulsão. Uma conversa com gente bacana e esclarecia sobre o cenário. O que você pode levar de mais bacana também são os paralelos e paradigmas que podemos fazer com o cenário Brasileiro.

Pesquise por "podcast mamilos" e escute em qualquer lugar. 
#podcast #mamilos #venezuela #cenário #conversa #crise
  • #desenvolvimentopessoal #interpessoal #psicologia #aprendizado
  • Sempre costumo pensar sobre como muitas pessoas realmente acreditam que o coração tem neurônios emocionais. Como poderia existir dois botões para ativar a mesma coisa?
#heart #emotions #rational #coração #sentimentos #iphone #lucidez #ignorant
  • Quem não escuta é surdo, quem não enxerga é cego e quem não sente cheiro?
É Anosmico. Uma pessoa que não sente cheiro tem anosmia.
#curiosidades #anosmia #sentidos #olfato

Outro fato curioso é que os nossos sentidos dependem um do outro. No caso uma pessoa anosmica também sente dificuldade de sentir gosto dos alimentos.
  • Instagram Image
  • Camisetas que transformam. Link na Bio.
#transformação #camiseta #estampas #mudança #motivação #futuro #boladecristal #tshirt #whiteshirt #model #style #quote