Quem são os eleitores do Bolsonaro? Conheça os 7 principais perfis

.
O cenário político atual do segundo turno parece ser muito parecido com os das eleições de anos anteriores, com uma polarização explícita entre dois partidos disputando democraticamente a posição de poder máximo do país. Porém, esta é uma visão superficial da realidade. O que está em jogo é muito mais que um cargo de Presidência da República: é a legitimação da violência. O grande problema é que a maioria dos eleitores de Bolsonaro não entende o significado da palavra legitimar, ou seja, autorizar legalmente uma ação. Pior ainda quando se fala que ele se torna um símbolo, porque a conexão do simbólico ao ato demanda várias habilidades de abstração que dependem de experiência biopsicossocial. Sem essa experiência, emergem pensamentos pouco complexos e, assim, é possível observar alguns perfis comuns entre os eleitores. Abaixo apresentaremos uma breve análise dos perfis e o que falta nos mesmos para que pudessem alcançar uma leitura mais refinada da realidade.

Alguns perfis dos eleitores:

Os Anti-PT

Esses eleitores vivem na alucinação de que o PT vai transformar o Brasil numa Venezuela, URSS, Cuba, em um comunismo desenfreado. Para esses não tem jeito, estão dentro dessa fantasia e ninguém consegue acessá-los. São pessoas que sofreram na pele a devastação de seus empreendimentos e/ou empregos pela recessão econômica e precisam de um bode-expiatório. Quando se acha um culpado, as relações complexas de mundo desaparecem, já que a explicação já está dada. A culpa é, obviamente – e ainda bem! –  total do outro. No nosso caso, do PT. Assim, qualquer programa de governo é melhor que o do PT, porque foi o PT e somente o PT que destruiu todas as esperança da humanidade. Ah, o PT É responsável por todas as crises mundiais também. Muito PT? Pois é, quer bode expiatório melhor que uma palavra de duas letras? A maioria são pessoas com muitos dos privilégios biológicos e sociais da nossa cultura. Importante frisar que privilégios não estão somente na esfera econômica. Assim, uma pessoa pode ser pobre e ter muitos dos privilégios de nossa sociedade, como ser homem, hétero e/ou branco.

Frase típica: “Eu que empreendo e faço a economia girar vou ficar pagando pros outros mamarem na teta do Estado?”

O que falta? Primeiramente, vale lembrar que o PT ficou 12 anos no poder e não tivemos nenhum sinal de implantação de comunismo, portanto, esta identificação básica poderia ser um primeiro passo para uma reflexão mais apurada. Também, por não terem sofrido a dor das minorias, falta a empatia social. Eles simplesmente não conseguem empatizar porque não sofrem dos medos da violência, simbólica ou física, que esses grupos tem que conviver diariamente. Simples assim. E como não fazem a conexão símbolo-ato, o argumento normalmente é: “Se não tiver comida, não vai sobrar nem gay, nem lésbica, nem negro.”, um discurso bem concreto, imediatista e de visão rasa sobre o sofrimento humano. E mesmo havendo lógica neste argumento, o candidato deles não tem o poder de melhorar drasticamente a situação financeira histórica do país. Não existe solução rápida pra nada no Brasil, mas a morte de um LGBT, por exemplo, ocorre num piscar de olhos.

“Tem gente dessas minorias que vota nele, como você explica?”

Pode ter certeza que há um contrabalanço da minoria que esta pessoa faz parte com os privilégios biológicos/culturais que ela possui. A grande falta dos anti-PT (claro, os que conseguem alcançar algum tipo de avaliação e não são totalmente alienados por falta de educação/leitura) é possuir privilégios, não se dar conta deles e sofrer pouco nas mãos do preconceito alheio, para que pudessem desenvolver o olhar para o outro.

A classe baixa

Essa classe sofre muito da falta dos privilégios e são extremamente rebeldes e desacreditados da política. Nestes, a estética rebelde do Bolsomito sobrepõe a ética de seus discursos, ser rebelde e anti-político (é assim que eles enxergam) é o que vale. O jeito agressivo do candidato demonstra sinceridade e honestidade e, deste modo, as besteiras ditas são perdoadas ou mascaradas pela pós-verdade. Esse eleitorado é formado em sua maioria por jovens da periferia.

Frase típica: “Político é tudo corrupto, pelo menos esse fala o que vem na cabeça sem medo de ser criticado por ninguém! É sincero!”

O que falta? Falta mediação para fazê-los perceber que o Bolsonaro e tão político quanto qualquer outro. E falta experienciar muito do mundo político e suas falcatruas. Um outro ponto é que o desejo de ter os privilégios da sociedade pode levar à desvalorização de minorias, porque as minorias são espelhos do que falta para eles mesmos. Acabam virando sombras junguianas. E por fim falta, claro, a percepção de que a violência só gera mais violência e armas só geram mais armas e mais mortes e mais perdas,  e não mais proteção.

  • Este artigo foi útil para você?
  • Sim   Não


Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Instagram

  • Acabamos de postar como fazer o teste online de depressão do Google. O link está na bio. #teste #google #depressão #tecnologia #googlediscovery
  • Acabamos de postar um texto sobre a peça "A Alma Imoral". Nós podemos aprender coisas boas sendo imorais. Link na Bio #almaimoral #teatro #texto
  • O tema do @mamilospod está imperdível. Venezuela em convulsão. Uma conversa com gente bacana e esclarecia sobre o cenário. O que você pode levar de mais bacana também são os paralelos e paradigmas que podemos fazer com o cenário Brasileiro.

Pesquise por "podcast mamilos" e escute em qualquer lugar. 
#podcast #mamilos #venezuela #cenário #conversa #crise
  • #desenvolvimentopessoal #interpessoal #psicologia #aprendizado
  • Sempre costumo pensar sobre como muitas pessoas realmente acreditam que o coração tem neurônios emocionais. Como poderia existir dois botões para ativar a mesma coisa?
#heart #emotions #rational #coração #sentimentos #iphone #lucidez #ignorant
  • Quem não escuta é surdo, quem não enxerga é cego e quem não sente cheiro?
É Anosmico. Uma pessoa que não sente cheiro tem anosmia.
#curiosidades #anosmia #sentidos #olfato

Outro fato curioso é que os nossos sentidos dependem um do outro. No caso uma pessoa anosmica também sente dificuldade de sentir gosto dos alimentos.
  • Instagram Image
  • Camisetas que transformam. Link na Bio.
#transformação #camiseta #estampas #mudança #motivação #futuro #boladecristal #tshirt #whiteshirt #model #style #quote