Pessoas classificadas como Neuroticismo no teste Big Five tem uma tendencia maior a ter crenças irracionais.

A presente pesquisa procurou entender quais eram os traços de personalidade das pessoas que tem tendência a ter crenças irracionais.

Crenças irracionais geralmente leva a emoções não saudáveis, comportamentos disfuncionais e distúrbios psicológicos.

Temos vários exemplos de crenças irracionais, alguns deles são:

  • Se um acontecimento no passado me afetou, ele vai me afetar de novo.
  • Eu acredito em algo poderoso, superior a mim mesmo.
  • É terrível quando as coisas saem do jeito que não quero.
  • É fundamental para mim ser amado por todos e tudo que faço.
  • Tenho que ser absolutamente competente, inteligente e bem-sucedido(a) em todos os aspetos da vida.

Uma terapia aplicada por um bom psicólogo pode ajudar alguém a descobrir e lidar com essa questão, justamente por isso os pesquisadores envolvidos no estudo, procuraram identificar quais eram os traços de personalidade associados a crenças irracionais, afim de fornecer um aparato de estudo aos profissionais que trabalham com análise clínica.

Para isso, eles recorreram ao Modelo de Cinco Fatores, que consiste em um teste (que você pode fazer clicando aqui) que indica 5 traços globais de personalidade, que são:

  1. Abertura para a experiência (openness to experience)
  2. Conscienciosidade (conscientiousness)
  3. Extroversão (extraversion)
  4. Neuroticismo ou Instabilidade Emocional (ingl. neuroticism)

Neuroticismo é a tendência para experienciar emoções negativas, como raiva, ansiedade ou depressão. Por vezes é chamada de instabilidade emocional. Aqueles com um grau elevado de neuroticismo são emocionalmente reativos e vulneráveis ao stress. Estes estão mais predispostos a interpretar situações normais como sendo ameaçadoras, e pequenas frustrações como dificuldades sem esperança. As suas reações emocionais negativas tendem a persistir por períodos invulgarmente longos, o que significa que eles estão usualmente com má disposição. Esses problemas na regulação emocional podem diminuir a capacidade dessas pessoas para pensar claramente, tomar decisões e lidar de forma apropriada com o stress.

Fonte: Wikipedia
  1. Agradabilidade (agreeableness)

Participaram do teste 247 pessoas, que responderam o teste dos 5 fatores para definir a personalidade e em seguida também passaram por mais um teste chamado “The 26-item Shortened General Attitudes and Beliefs Scale”, que mede a irracionalidade (a necessidade de realização, necessidade de aprovação, necessidade de conforto, demanda por justiça, auto-abandono e outras desvantagens).

Após cruzar os dados e aplicar cálculos matemáticos complexos, obteve-se o resultado de que pessoas com instabilidade emocional (Neuroticismo), marcaram 38 pontos na escala definida de irracionalidade, enquanto
Extroversão, Abertura para a experiência, Agradabilidade e Conscienciosidade marcaram 13, 15, 14, 17 pontos respectivamente.

Outras fontes:

http://www.psicologiafree.com/conselhos_praticos/12-crencas-irracionais-de-ellis/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Big_Five_(psicologia)#Neuroticismo