Seleção de podcasts para ajudar no desenvolvimento pessoal. Ouça no Spotify ou Google Podcasts.


Quando falamos em desenvolvimento pessoal, sobre qual desenvolvimento estamos falando exatamente?

Talvez desenvolvimento emocional? ou desenvolvimento Intelectual, quem sabe, desenvolvimento Financeiro?

Não importa qual seja a área de desenvolvimento pessoal que você está procurando, o que importa, é que quando você adquire conhecimento, buscando melhorar a si mesmo(a), você automaticamente melhora em várias outras áreas, em diferentes níveis.

Exatamente por isso, criamos uma lista com os melhores podcasts, destacando áreas do saber importantes para o desenvolvimento pessoal.

Não importa a área, estes podcasts vão fornecer ferramentas para que você se desenvolva como um todo, contribuindo para si e para o mundo.

Podcasts sobre desenvolvimento pessoal

1. Mamilos (sociedade)

Não podemos começar essa lista, sem começar com o podcast Mamilos, talvez o maior e mais famoso podcast do Brasil atualmente. Ouvir o podcast Mamilos, é basicamente um requerimento para ouvir qualquer outro podcast.

Juliana Wallauer e Cris Bartis comandam um podcast feito para construir pontes.

É um podcast sobre atualidades. Toda semana acontece uma conversa, com convidados(as) muito especiais e gabaritados, sobre os temas mais quentes da semana.

Como elas mesmas definem: “Informação com inteligência, humor, respeito e empatia.”

O grande desafio e diferencial do Mamilos, é oportunizar um debate com visões e opiniões diferentes, tentando alcançar um horizonte comum.

Se você gosta de se manter atualizado(a) e oportunizar uma visão crítica, ouça esse podcast.

2. Quem somos nós? (filosofia)

“Um programa para quem tem prazer em conhecer”

O “quem somos nós?” é um podcast da Rádio Eldorado FM, em parceria com a Casa do Saber, que discute, talvez uma das questões mais antigas e complexas da humanidade: “Quem somos Nós?

3. Mitografias (imaginação)

Imaginação e curiosidade são fundamentais para o desenvolvimento pessoal. O Podcast Mitografias, como o nome já denuncia, fala sobre Mitos e Histórias.

É muito interessante conhecer mitos, porque pode nos ajudar a entender o mundo e a nós mesmos. Os mitos, falam sobre nossas relações, ansiedades e desejos mais profundos.

4. Coemergência (espiritualidade e lucidez)

Outra área do saber muito importante para o desenvolvimento pessoal é a espiritualidade. Coemergência, é um podcast sobre meditação e lucidez. Os temas nos ajudam a entrar em contato com nós mesmos, percebendo como nos movimentamos no mundo, e como ele nos afeta coemergentemente.

Entender como nossa mente funciona é fundamental para saber como lidar melhor com as relações interpessoais.

5. Contrafactual (raciocínio, lógica e reversibilidade)

Por definição, contrafactual, é a situação ou evento que não aconteceu, mas poderia ter acontecido. Por exemplo, “e se as vacas tivessem o mesmo nível de senciência e inteligência que os seres humanos?”

É um podcast muito interessante para estimular o raciocínio, lógica e um certo senso de reversibilidade, habilidades importantes para lidarmos melhor com as complexas situações da vida.