Quando o nome de alguém se torna sinônimo de genialidade — como aconteceu com Albert Einstein —, não é raro que frases sejam atribuídas a ele sem que realmente as tenha dito. Afinal, quem melhor para dar credibilidade a uma ideia do que um gênio renomado?

Uma prova disso é esta frase fictícia que circula por aí:
“Eu nunca disse metade das porc**** que as pessoas atribuem a mim na internet.”*
— Albert Einstein (Só que não!)

Embora engraçada, a frase acima é falsa, e serve para ilustrar como citações equivocadas podem se popularizar. Esse fenômeno não ocorre só com Einstein. Durante a pesquisa para o artigo As 50 frases mais bonitas da literatura brasileira, encontramos muitas citações atribuídas erroneamente a nomes como Cecília Meireles, Clarice Lispector e Carlos Drummond de Andrade.

O problema de perpetuar frases erradas não é só espalhar desinformação. Isso também pode comprometer sua credibilidade como alguém mal informado. Por isso, antes de compartilhar ou repetir algo, vale conferir a fonte.

Agora, para celebrar o verdadeiro legado de Einstein, vamos explorar 10 frases REAIS dele, que mostram o porquê de sua genialidade ser tão admirada.


1. “A religião e a ciência caminham juntas. Como eu disse anteriormente, a ciência sem religião é manca, e a religião sem ciência é cega. Elas são interdependentes e possuem um objetivo em comum: a busca pela verdade.”

— Entrevista em 1948

2. “Eu vivo naquela solidão que é dolorosa na juventude, mas deliciosa nos anos de maturidade.”

— Texto Self-Portrait, 1936

3. “Se A é o sucesso, então A é igual a X mais Y mais Z. O trabalho é X; Y é o lazer; e Z é manter a boca fechada.”

— Entrevista a Samuel Woolf, 1929

4. “A verdade é o que resiste ao teste da experiência.”

— Livro As Leis da Ciência e as Leis da Ética, 1950

5. “O valor de uma formação universitária não reside no aprendizado de muitos fatos, mas no treinamento da mente para conceber coisas novas.”

— Jornal New York Times, 1921


6. “Eu acredito apenas em uma coisa: só uma vida dedicada aos outros é digna de ser vivida.”

— Entrevista em 1948

7. “O mundo corre mais perigo nas mãos daqueles que toleram e encorajam o mal do que nas mãos daqueles que realmente cometem o mal.”

— Homenagem a Pablo Casals, 1953

8. “Por que esta ciência aplicada, que economiza trabalho e torna a vida mais fácil, traz a nós tão pouca felicidade? A simples resposta é: porque ainda não aprendemos a fazer uso sensato dela.”

— Discurso no Instituto de Tecnologia da Califórnia, 1931

9. “O estudo em geral, a busca pela verdade e pela beleza da vida são uma esfera de atividades que nos permitem permanecer crianças durante toda nossa existência.”

— Carta para Adriana Enriques, 1921

10. “A burocracia leva à morte de qualquer ação.”

— Livro Como Vejo o Mundo, 1949

Write A Comment