Já aconteceu com você? Ler uma frase de sabedoria, sentir aquele momento de clareza absoluta, como se finalmente soubesse o que fazer, mas depois se perceber enfrentando os mesmos desafios de sempre? É quase um ciclo: a frase poderosa está ali, você a compreende, acha incrível, mentaliza, compartilha, até repete para os amigos como um conselho.
E, no entanto, nada muda. A vida continua igual, como se aquela reflexão nunca tivesse acontecido.
“Tente não se tornar um homem de sucesso, mas sim um homem de valor.”
— Albert Einstein
“Toda grande história no planeta aconteceu quando alguém decidiu não desistir, mas continuar, não importa o que aconteça.”
— Spryte Loriano
“Você pode ter o que quiser, se estiver disposto a abandonar a crença de que não pode.”
— Robert Anthony
“A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo.”
— Dr. Forrest C. Shaklee
“É preciso coragem para crescer e se tornar quem você realmente é.”
— EE Cummings
Essas frases inspiradoras têm algo em comum: elas incentivam a mudança de atitude. Tornar-se um homem de valor. Não desistir. Criar o futuro. Abandonar crenças limitantes. Ser você mesmo. Mas por que, mesmo compreendendo essas mensagens, raramente conseguimos colocá-las em prática?
Mudança x Transformação
O problema está no foco: estamos tentando mudar, mas não nos transformamos.
Mudanças são superficiais e finitas. É fácil mudar de relacionamento sem curar a carência, mudar de emprego sem revisar a competitividade, ou adotar uma nova dieta sem lidar com a insatisfação. Quando nos limitamos a mudar, só atualizamos o “software da confusão”: criamos novas histórias, novos hobbies, novos métodos de produtividade, mas permanecemos presos nos mesmos padrões.
Transformação, por outro lado, é profunda, longa e paciente.
Como praticar os ensinamentos?
Para realmente incorporar os ensinamentos, precisamos compreender a diferença entre mudança e transformação:
Mudar é comportamento.
Mudança começa com ações externas. Por exemplo, ao decidir mudar sua dieta, você pode trocar o cereal matinal por uma omelete. Mas como essa escolha se baseia em comportamento, é comum relutar e quase pegar o cereal novamente.
Transformar é modificar valores e desejos.
Transformação acontece quando a sua vontade muda. Usando o mesmo exemplo, você passa a desejar proteínas, e o cereal não exerce mais apelo. Mesmo que alguém ao lado esteja comendo, você permanece firme porque seus valores e desejos evoluíram.
O desafio da transformação
A mudança pode nos levar a uma versão melhorada de nós mesmos, mas é a transformação que nos permite ser alguém verdadeiramente novo. Da próxima vez que ler uma frase de sabedoria, ouvir um conselho ou viver um momento esclarecedor, pergunte-se:
Estou disposto a me transformar ou vou apenas mudar temporariamente?
Créditos das imagens: Laurarama e Anne
3 Comments
Pingback: Você quer mudar ou se transformar?
Intrinsecamente me apanho remoendo fatos e ou realidades que deixei de analisar ou de realizar por isso ou por aquilo , as vezes me descontento com o erro de outrora mas não sei até que ponto me corrijo para o acerto atual.
Obrigado pela contribuição, Waldêmio!
Experimente se lembrar de seu passado. Quantas vezes você já mudou? E o que você inevitavelmente carregou a cada novo nascimento? A gente começa a se transformar quando olha mais perto para tais mudanças.
Você está no caminho certo (pensar no passado não é errado). O importante é o que você vai conseguir enxergar quando olhar mais de perto.