Você prefere ouvir e baixar o áudio desse texto, em vez de ler? Utilize o player abaixo:
É irritante, inquietante e frustrante. As pessoas falam (como se fosse algo fácil): “corra atrás dos seus sonhos”, “siga sua paixão”. É óbvio que você correria atrás de seus sonhos e seguiria suas paixões – realmente faria isso. Só que tem um problema, na verdade um grande problema: você não faz ideia de qual seja esse sonho e essa tal paixão.
Quando descobrimos nossa paixão, podemos então segui-la com todas nossas forças. Todos nós temos uma paixão, o problema é que não sabemos qual é, ou seja, se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve, e qualquer caminho não serve para você!
Mesmo assim você lê blogs, livros e procura obter conselhos de qualquer felizardo que já tenha encontrado sua paixão.
Não tem nada a ver com foco, disciplina, força de vontade ou comprometimento. É muito mais simples do que isso…porém muito mais assustador…talvez você tenha que admitir…
…QUE VOCÊ NÃO FAZ IDEIA DO QUE VOCÊ QUER FAZER COM A SUA VIDA…
E então, qual é a solução?
É simples – Vá encontrar sua paixão!
Mas calma, eu não vou te deixar na mão.
MANEIRAS BEM ESPECÍFICAS PARA VOCÊ COMEÇAR O PROCESSO DE DESCOBRIR O QUE FAZER DA VIDA
CRIE UMA VISÃO DE SI MESMO DAQUI A 5 ANOS.
Você vai precisar de papel, caneta e um cronometro, que pode ser de celular. Defina o temporizador para 8 minutos. Imagine todos os seus sonhos se tornando realidade nos próximos 5 anos de sua vida. Agora você tem tudo que sempre quis. Você vai escrever em detalhes como é sua vida. Que horas você acorda? Quais atividades realiza? Com quem você sai? Quanto dinheiro você ganha? O que você come? Como você se sente? Anote tudo o que vem à mente.
LEIA LIVROS DE AUTOAJUDA E IMPLEMENTE UMA AÇÃO PRINCIPAL.
A leitura de um livro de autoajuda é incrivelmente poderosa. Mas essa dica vem com uma ressalva: Só se torna uma ferramenta poderosa, se você for capaz de adotar e implementar as ideias que você adquire através do livro.
Leia um livro inteiro (e não apenas o primeiro capítulo!) e se concentre em tirar uma ideia importante. Não 2, 5 ou 20! concentre-se em uma ideia e logo em seguida a implemente em sua vida. Se você ler 12 livros por ano e implementar uma ideia por livro você não vai se reconhecer daqui a um ano a partir de hoje.
Leia também: 5 livros de autoajuda criativos que você precisa conhecer.
SEJA VOLUNTÁRIO NA SUA COMUNIDADE.
Você sabe que as pessoas que são voluntárias são interessantes, motivadas e gostam de dar a volta por cima. Quanto mais você se cercar de pessoas positivas é muito provável que você comece a acreditar mais em suas próprias capacidades. Além disso, você pode ficar chocado com o quanto você gosta da atividade, e provavelmente fazer muitas descobertas.
COMECE O HOBBY QUE HÁ TEMPOS TEM VONTADE DE COMEÇAR.
Todos nós temos um hobby que há anos ficamos falando “eu vou começar a fazer isso” mas os anos vão se passando e nada acontece. Comece a fazer o quanto antes! Há uma razão para você se sentir atraído por esse hobby, basta correr para ele.
CONVERSE E QUESTIONE AS PESSOAS MAIS PRÓXIMAS A VOCÊ.
Envie um WhatsApp ou um email para todas as pessoas que você ama e confia. (ou simplesmente puxe o assunto). O modelo a seguir funciona muito bem:
“Querido amigo, estou tentando descobrir o que eu quero fazer com a minha vida, mas eu não sei bem por onde começar. Na sua opinião, no que eu seria incrível?
As pessoas próximas ao seu redor conseguem perceber suas forças e habilidades, porém como isso não faz parte de “uma conversa normal” nunca vem à tona. Apenas certifique-se de perguntar para as pessoas certas, que te apoiam, que sejam positivas e sobretudo te amam.
PERGUNTE E RESPONDA INCANSAVELMENTE A PERGUNTA: “O QUE EU QUERO FAZER DA MINHA VIDA?”
Basta sentar e se perguntar “o que eu quero fazer da minha vida?” E não poupe nada. Não aceite desculpas. O mais provável é que você diga algo semelhante a isso:
“Bom.., eu gostaria de _____________, mas eu nunca poderia fazer isso porque __________.”
FAÇA COISAS QUE ASSUSTAM VOCÊ.
Escolha algo que te assusta e saia fazendo. Quando enfrentamos nossos medos, temos a oportunidade de aprender coisas imensas sobre nosso caráter. Fazer coisas que nos assustam é uma incrível ferramenta de construção de confiança. Além disso o motivo dessa coisa te assustar tanto é que lá no fundo a queremos mais que qualquer coisa no mundo.
PROCURE CONSTANTEMENTE POR “SITUAÇÕES EMBARAÇOSAS”
Você já participou de um evento social que não conhecia ninguém? O bacana sobre passar por situações embaraçosas é que isso nos permite uma maravilhosa oportunidade de aprender sobre nós mesmos. Quando nos sentimos desconfortáveis, neste momento estamos muito conscientes de nós mesmos e aqueles que nos rodeiam. Basicamente acontece uma reflexão forçada, que sempre faz bem para o autoconhecimento.
MANTENHA O FOCO NA APRENDIZAGEM
Em cada situação, não importa o que aconteça, sempre se pergunte: o que eu posso aprender com isso? o que isso diz sobre mim? Imagine quanta clareza traria para a sua vida se você aprendesse algo novo cada vez que vivesse uma nova experiência?
Leia também: Conheça agora 7 perguntas poderosas para descobrir o que fazer da vida