Os 10 melhores testes vocacionais online (Percurso Vocacional)

Teste Vocacional

Depois que eu publiquei a lista dos 10 melhores testes de personalidade online, muitos me pediram para fazer o mesmo com testes vocacionais. Demorou um pouco, e finalmente consegui chegar em modelo ideal. Dessa vez fui um pouco além e elaborei um percurso vocacional para obter um resultado mais preciso. Confira:

É muito curioso que na idade média as pessoas tinham suas funções sociais pré-definidas. Filho de comerciante seria comerciante, filho de ferreiro seria ferreiro e assim por diante. Nessa época ninguém questionava a respeito das suas inclinações e vocações, até porque não existiam muitas opções e o próprio sistema não permitia que alguém desempenhasse um papel diferente daquele pré-definido.

Muitos marcos históricos, entre eles o renascimento permitiu que as pessoas questionassem sobre o que elas fariam da vida. Obviamente surgiram e até hoje surgem inúmeras formas de se movimentar no mundo.

Diante de tantas opções e pressionamentos sociais, ficamos perdidos e cegos – o que traz muitos questionamentos, dúvidas e indecisões sobre qual melhor caminho seguir.

O psicólogo James McKeen Cattell tinha um interesse muito grande sobre as diferenças individuais e lá por volta do ano 1890 publicou um artigo sobre “testes mentais” que falava sobre um método científico de definir características de um indivíduo. A partir desse ponto, vários psicólogos começaram a estudar e desenvolver testes mentais para inúmeras aplicações, inclusive vocacionais, que contribuíram e contribuem até hoje para um direcionamento mais lúcido.

De fato, o ideal para você que tem interesse em fazer um teste vocacional seria procurar uma clínica séria e ética que ofereça esse serviço, assim você teria a sua disposição um “psicólogo como o Cattell” analisando sua psiquê e sugerindo assim o melhor caminho.

Sobretudo, a dura realidade é que um psicólogo pode cobrar entre R$500,00 a R$2.500,00 reais para aplicar um teste vocacional (considerando um teste sério e ético). Esses testes possuem um alto valor agregado. Os psicólogos, para poder aplicar os testes, muitos investem em cursos caríssimos e ainda por cima vão para o exterior fazer especialização com o que há de mais atual na psicologia vocacional.

De início pode parecer caro, entretanto, se você colocar na ponta do lápis, será uma grande economia de tempo e dinheiro, que você poderá perder tomando decisões equivocadas de estudo/carreira, simplesmente por não receber de início uma orientação adequada.

Se você pode pagar, juntar dinheiro, ou pedir ajuda – ótimo, perfeito. Mas se esse não for o caso, você vai poder fazer o percurso vocacional que preparei.

A ideia inicial seria indicar 10 testes online, do melhor para o “pior”. Porém como o assunto é muito sério (estamos falando do seu futuro) resolvemos montar um percurso para ter um resultado mais preciso.

Funcionará da seguinte forma:

Você vai realizar os 10 testes relacionados abaixo e guardar os resultados. No final você vai agrupar os resultados e encontrar qual foi resultado mostrou mais reincidência. Simples assim. Eu fiz todos em 2 dias com muita calma, não faça nada com pressa e siga corretamente as instruções apresentadas.

Percurso Vocacional

1. Teste Vocacional Online “iPersonic” (Felicitas Heyne) – Link do site

2. Teste Vocacional Online “Mundo Vestibular” – Link do site

3. Teste Vocacional Online “A Real Me” – Link do site

4. Teste Vocacional Online “Testevocacional.Org” – Link do site

5. Teste Vocacional Online “Neora” – Link do site

6. Teste Vocacional Online “Vestibular Seriado” – Link do site

7. Teste Vocacional Online “Seja Bixo” – Link do site

8. Teste Vocacional Online “Qual seu Dom” – Link do site

9. Teste Vocacional Online “Guia da Carreira” – Link do site

10. Teste Vocacional Online “QG do Enem” – Link do site

…Meus resultados

Partindo do pressuposto que eu escolhi a área correta (psicologia), vou realizar os 10 testes e no final ver se condiz com minha escolha.

Resultado: Teste Online “iPersonic”

O teste iPersonic não vai indicar nenhuma profissão, em vez disso ele vai lançar um panorama sobre sua personalidade, o que vai dar um norte inicial para começar a pesquisar profissões relacionadas à personalidade. Meu resultado (O pensador independente) foi bem preciso, na verdade foi tão preciso que me surpreendeu muitíssimo.

Pensadores Independentes

Resultado: Teste Online “Mundo Vestibular”

O resultado do teste “Mundo Vestibular” foi na contramão. Eu realmente (estudante de psicologia) não me interesso por nenhuma profissão apresentada. Fiz o teste duas vezes mudando algumas respostas e obtive o mesmo resultado. Achei engraçado, mas vamos passar para o próximo.

Teste Mundo Vestibular

Resultado: Teste Online “A Real Me”

O resultado do teste “A Real Me” foi bem preciso assim como o Ipersonic. Ele inclusive sugeriu a profissão de “Terapeuta Artístico”. De fato dar aulas, trabalhar com arte e ajudar causas sociais definem minhas inclinações. Ponto positivo para esse teste.

Terapeuta Artistico

Resultado: Teste vocacional online “Testevocacional.org”

Mais um teste certeiro! Eu me identifico com as 13 profissões indicadas, inclusive ele cita psicologia, curso no qual estou realizando.

Resultado

Resultado: Teste Vocacional Online: “Neora”

Esse teste possui uma metodologia um pouco diferente dos demais. Em vez de responder perguntas, você recebe uma lista com várias palavras onde deve escolher as que mais sente afinidade. Meu resultado chegou perto da realidade. De fato seguir uma carreira de professor é um plano que me agrada muito.

teste de personalide resultado

Resultado: Teste Vocacional Online “Vestibular Seriado”

Mais uma vez obtive psicologia como sugestão. O teste foi bem rápido embora me pareceu muito tendencioso e raso.

Resultado Vestivular Seriado

Resultado: Teste Vocacional Online “Seja Bixo”

O resultado do teste do portal “Seja Bixo” apontou um grupo de carreira sobre serviços humanitários, que inclui psicologia.

resultado teste vocacional online

Resultado: Teste Online Vocacional “Qual seu Dom”

O teste “Qual seu Dom” pode parecer infantil, mas é só parece mesmo. É possível fazer um teste 360º graus que consiste em responder algumas perguntas e depois enviar para 3 amigos responderem também (para ver a opinião deles sobre você). Essa metodologia torna o teste mais conciso, eliminando de certa forma o viés da nossa resposta. Eu só não tenho o resultado ainda porque estou esperando meus amigos responderem 🙁

Resultado: Teste Online Vocacional “Guia da Carreira”

O teste “Guia da Carreira” trouxe uma descrição interessante sobre minha personalidade. “Investigativo”. De fato eu valorizo muito o estudo e trabalhar com pesquisas acadêmicas/científicas seria um sonho muito almejado. Agora com relação aos cursos indicados, o único que eu faria realmente é Filosofia.

 

Resultado: Teste Online Vocacional “QG do Enem”

Segundo o “QG do Enem” eu sou um Superman, com habilidades para ser…adivinhe? – Psicólogo!

Conclusão

O que eu fiz foi aplicar um método científico (a grosso modo) para testar a hipótese de que psicologia seria um curso adequado para minha personalidade. Dos 10 testes que eu realizei, 9 na verdade porque estou aguardando a resposta de 1, 4 apontaram entre outras – psicologia. Os demais apontaram áreas próximas como pedagogia ou filosofia. Eu estaria preocupado se a maioria dos resultados estivessem apontando para Engenharia ou Química, mas não foi o caso, ufa.

Mesmo que eu não soubesse qual curso fazer, depois dessa maratona, o curso de psicologia seria muito cogitado, como hoje estou muito feliz em estar estudando psicologia, acredito que tomei a decisão certa.

Espero que você faça os testes, analise/interprete as respostas e se encontre.

Fique a vontade para pesquisar outros testes – quanto mais, melhor. E não esqueça de compartilhar esse texto e comentar seus resultados conosco.

Seguimos…

  • Este artigo foi útil para você?
  • Sim   Não


Load More Related Articles
Load More By Franklin Alexandre
Load More In Psicologia

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Check Also

Por que fazer terapia e não um curso de Psicologia?

Muitas pessoas procuram o curso de Psicologia para ...