2020 começou com tudo, e você quer aprender como fazer um currículo perfeito pelo computador ou pelo celular, utilizando um modelo pronto e enviar por email? Você está no lugar certo!

Aqui você vai aprender a fazer um currículo bonito e criativo, para utilizar em qualquer período da sua carreira profissional, inclusive para o primeiro emprego.

Para isso, vamos utilizar uma ferramenta gratuita chamada Canva, um site online de edição de documentos, mais fácil e prático que os tradicionais editores de texto Word, Docs, e com diversas possibilidades!

Veja exemplos de alguns currículos que você poderá usar como modelo ou criar, utilizando a ferramenta:


Após o tutorial, não esqueça de ler o textos complementares:

Como responder – 10 perguntas mais feitas em entrevista de emprego

O que não pode faltar em um bom currículo

Currículo: Não cometa esses dez erros mais comuns e fuja deles!

Os tipos de entrevista de emprego

Como se preparar para uma entrevista de emprego

Cinco passos para conseguir uma entrevista de emprego

Estimate Cost : R$:

Time Needed : 30 hours 00 minutes

Como fazer um currículo simples e fácil?

  1. Faça um cadastro no site https://www.canva.com

    Em seguida acesse a página https://www.canva.com/pt_br/modelos/buscar/currículos e escolha um entre os mais de 40 modelos prontos de currículo que vão aparecer na tela. Continue no tutorial para entender como funciona.

    Selecione um modelo que tenha haver com sua profissão, ou cargo que deseja ocupar.

    Estamos vivendo na era da inovação e criatividade, e isso também vale para o currículo. Aquela folha branca e simples, já caiu em desuso há muito tempo.

    Mostre sua criatividade desde a criação do currículo. O ideal é que você personalize cada CV que enviar a uma empresa. Procure utilizar as cores do logo da empresa, ou qualquer outra característica que remeta à compahia destinada.

    No entanto, se você pretende enviar o mesmo currículo para vários locais, o ideal é que escolha um modelo neutro e simples, que seja adequado para a maioria dos casos.

    É tudo gratuito. Aproveite para pesquisar exatamente o modelo o que você está procurando/precisando.

    Por exemplo, se você procurar por “currículo vendedor“, vai aparecer, entre outros, este aqui:

  2. Como fazer um currículo pelo celular?

    Se no momento você não tem acesso a um desktop/computador, e pretende fazer um currículo pelo celular, instale o aplicativo Canva, disponível na Google Play e App Store. Basta pesquisar por “Canva” em uma das lojas e baixar o aplicativo que tenha esse logo:

  3. O que colocar no meu currículo?

    Como os modelos estão prontos, vai ser mais fácil saber o que colocar no currículo, basta editar as informações.

    Quando uma pessoa olha para uma folha A4, o primeiro local que o olho foca é no canto superior direito, (faça o teste) por isso, procure sempre manter os contatos, como numero de celular e email nesta parte da folha, para ficar sempre avista.

    Habilidades, experiência profissional e formação educacional são itens básicos e indispenssáveis. É interessante adicionar uma categoria para informações adicionais, onde você pode colocar trabalhos voluntários, prêmios, ou algo que você considere relevante para o processo de seleção.

  4. O que colocar no meu perfil profissional?

    O Perfil profissional, descrição pessoal, ou simplesmente “perfil”, é um breve resumo da sua trajetória profissional, habilidades e uma descrição objetiva do que você está procurando. Veja alguns exemplos:

    “Minha maior motivação para trabalhar com marketing é meu prazer pela comunicação: sempre busquei transmitir ideias. Estou à procura de uma oportunidade para iniciar minha carreira e demonstrar meu talento e força de vontade para contribuir com a equipe.”

    ” Sou um profissional dedicado. Estou em busca de uma oportunidade
    em tempo integral em um escritório de advocacia, onde eu possa aplicar os conhecimentos que acumulei ao longo de minha carreira como causídico.”

    “Com mais de 10 anos de experiência na construção civil e uma especialização em estruturas de concreto, busco oportunidades em empreiteiras e empresas do ramo para que eu possa contribuir com meus conhecimentos. Sou dedicado, procuro sempre me atualizar e tenho disponibilidade para viagens e trabalho aos finais de semana.”

    “Tenho experiência com pronto-socorro adulto e infantil, urgências, emergências, coleta de exames, administração de medicamentos e exames de diagnóstico. Busco uma oportunidade em uma unidade de saúde em que eu possa aplicar meus conhecimentos.”

  5. Como fazer um currículo e enviar por Email?

    Após terminar a edição do seu curriculo, salve o arquivo em formato PDF na área de trabalho do seu computador, ou nos arquivos do seu celular.



    Enviar o email com o currículo é uma etapa muito importante, pois é o seu primeiro contato com a empresa.

    Antes de tudo, salve o arquivo em PDF com um nome amigável, como “Currículo Roberta dos Santos”

    Algumas empresas deixam explícito como gostariam de receber os emails com as candidaturas, dizendo qual deve ser o assunto e conteúdo do email, mas se esse não for o seu caso, siga esses passos:

    Assunto do email – Coloque a palavra “CV”, “Currículo” ou “Candidatura”, seguida pelo nome do candidato e vaga de interesse, por exemplo: CV – Roberta dos Santos – Vaga para Vendedora

    Corpo do email – Começe com uma saudação dizendo: “Olá, Patricia,” ou “Prezada Patricia,” Se o email não é endereçado a uma pessoa específica, pode usar “Prezado(a)”, ou apenas “Olá,”

    Logo no primeiro parágrafo é importante que você se apresente brevemente, dizendo qual a vaga você está se candidatando e como ficou sabendo dela.

    No segundo parágrafo, objetivamente, diga por que você é qualificado para a vaga, como suas experiências profissionais anteriores podem contribuir para a empresa. Fazer uma pesquisa sobre a empresa é altamente recomendável, você pode descobrir informações que vão te ajudar a escrever essa parte do email.

    Para finalizar, agradeça a oportunidade de se candidatar. Coloque-se à disposição para sanar qualquer dúvida que aparecer sobre você ou seu currículo, despeça-se cordialmente e deixe seus contatos em formato de assinatura.

    Exemplo de texto para enviar currículo por email

    Olá Patricia,

    Meu nome é Roberta dos Santos, sou vendedora formada pela UNISA – Universidade de Santo Amaro e trabalho no ramo há três anos. Gostaria de me candidatar ao cargo de vendedora conforme vaga divulgada no Grupo do Facebook “Vagas para Vendedoras e Vendedores”

    Trabalhei durante três anos na empresa Vendas1000 como vendedora e também na organização da loja. Portanto, possuo qualificações para integrar a parte de vendas da empresa e contribuir na conquista do segundo prêmio de melhor empresa de vendas da AEPA.

    Desde já agradeço pela oportunidade, me colocando a disposição para quaisquer eclarecimentos necessários.

    Atenciosamente
    Roberta dos Santos
    (13)9-8798-8569


    Este é apenas um modelo, sinta-se livre para adaptá-lo à sua realidade.

  6. Como imprimir e colocar em um Pendrive para entregar em mãos?

    Se você tem a intenção de entregar o currículo em mãos, quando tudo estiver pronto e do jeito que você quer, basta clicar na setinha para baixo do lado direito superior e salvar o arquivo no formato PDF padrão e por fim, colocar em um pendrive para imprimir. Se pude, imprima colorido, para que as cores que você utilizou apareçam e o currículo se destaque.

Veja todo esse tutorial em vídeo:

Conclusão

Atualmente, essa é a melhor maneira de criar um currículo bonito e criativo online. Se você seguiu as instruções corretamente, com certeza vai conseguir fazer um currículo chamativo e descolado, aumentando muito suas chances de sucesso.