Depois de fazer um currículo perfeito, conhecer os tipos de entrevista, se preparar para as perguntas mais feitas em entrevista de emprego, chegou a hora do grande dia. Como se preparar?

Algumas dicas podem parecer um pouco óbvias, porém é muito importante sempre mantê-las em mente, pois o nervosismo e ansiedade pode fazer com que coisas básicas passem batido, como por exemplo, levar o currículo impresso para a entrevista.

Conheça a empresa contratante

É importante ir à entrevista conhecendo o mercado e os concorrentes da empresa, isso é considerado um diferencial. Procure informações no site institucional da empresa, nos canais de
notícias. Hoje em dia há muita informação disponível e basta um pouco de
paciência para largar na frente na conquista por uma vaga.

Estude sobre os requisitos da vaga você está concorrendo

Quais tarefas serão desempenhadas, quais são os conhecimentos técnicos necessários, se é um trabalho externo ou atrás de um computador etc;

Aparência

O ideal é se vestir de acordo com o perfil da empresa. Bancos, exemplo, exigem um traje mais formal enquanto empresas de internet são mais flexíveis nas vestimentas.

Não minta

Um ponto negativo revelado com sinceridade é mais importante que uma omissão. Se o entrevistador desconfiar, ele o colocará em teste e você pode cair em contradição, perdendo credibilidade para aquela oportunidade.

Seja pontual

Chegar alguns minutos antes do horário marcado mostra que você priorizou a entrevista, se programou bem e está de fato interessado na vaga. Chegar em cima da hora pode deixar o entrevistado nervoso antes mesmo de enfrentar a entrevista.

Faça o marketing pessoal na medida

Fale de você e de seus pontos fortes, porém sem exageros ou histórias que você pode se contradizer se questionado pelo entrevistador.

Tenha atitude positiva

Quem só reclama das experiências prévias, mostra pouco jogo de cintura e atitude colaborativa. As empresas buscam profissionais motivados e que saibam trabalhar em grupo.

Mostre-se interessado pela vaga/empresa

Muitas vezes o entrevistador encerra o encontro perguntando se ficou alguma dúvida ou se o entrevistado gostaria de saber mais sobre a empresa ou vaga. Mais do que perguntar sobre o salário, é interessante demonstrar curiosidade sobre como é trabalhar naquela empresa, como são as pessoas que ali trabalham etc.

Fale sobre seus objetivos profissionais e pessoais

Em muitas entrevistas, você será perguntado sobre sua vida pessoa, desafios e sonhos. Seja sempre claro, pois a empresa pode se planejar a médio e longo prazo e até lhe ajudar em suas conquistas.

Leia também:

Como responder – 10 perguntas mais feitas em entrevista de emprego

Currículo: Não cometa esses dez erros mais comuns e fuja deles!

Os tipos de entrevista de emprego

Como fazer um Currículo perfeito em 2020 +40 modelos prontos