Existem muitas ideias, que fazem parte do senso comum, sobre terapia. A maior e mais disseminadas delas, acredita que é preciso ter um problema sério para sentar toda semana na cadeira (confortável ou não) de uma psicóloga ou psicólogo.
Fazer terapia deveria ser tão comum como ir para a escola. Apenas o fato de você ser um ser humano vivendo em sociedade, com sua individualidade, idiossincrasias, história de vida, já o classifica como um sujeito apto a terapia. A modernidade estabelece uma estrutura que favorece os conflitos internos e consequentemente o sofrimento, tornando assim, a terapia como algo fundamental para todos nós.
Fazer terapia é uma excelente maneira de entender as dinâmicas internas, criar repertório e se fortalecer para viver em um mundo tão dinâmico. Não é necessário ter um problema específico, o desejo do desenvolvimento pessoal já é mais do que suficiente.
Não espere até chegar no seu limite para procurar uma ajuda. Embora a terapia seja extremamente útil em uma crise, quanto antes você procurar uma ajuda, mais rápido vai estar no caminho para a solução dos possíveis problemas.
Protelar e fingir que está tudo bem não ajuda em nada, pois quanto mais nos enrolamos nas questões emocionais, mais difícil se torna desembaraçar. Em vez disso, considere a terapia como um exame de saúde mental e emocional. Da mesma forma que nos exercitamos e seguimos uma dieta para cuidar do nosso corpo, a terapia oferece condições para cuidarmos da nossa mente e garantir que tudo esteja bem.
Assim, fica mais fácil identificar e, com as ferramentas em mãos, corrigir o curso que está indo no caminho errado.
Abaixo estão alguns sinais de alerta, que podem sugerir que é um bom momento procurar ajuda de uma psicóloga ou psicólogo.
1. Você sente que está reprimindo seus sentimentos
Culturalmente, temos tendência em esconder nossos sentimentos e fazer parecer que está tudo bem (basta ver o feed de fotos do Instagram, está todo mundo feliz). Embora isso aparentemente funcione, com o tempo, esses sentimentos reprimidos podem se manifestar através de sintomas variados. Se você não consegue parar de chorar ou explosões de raiva estão se tornando algo cada vez mais comum, tome isso como um sinal claro para procurar ajuda de um psicólogo ou psicóloga.
2. Você fica doente sem motivo aparente
Nossa saúde mental, emocional e física é totalmente interconectada. Se você sofre de sintomas físicos sem causa aparente, a terapia é um bom caminho para explorar. O estresse emocional pode causar sintomas variados, como má digestão ou dor de cabeça. Para sintomas sem motivos aparentes, depois de procurar um médico e tentar investigar as causas, não deixe de obter o auxílio de um psicólogo ou psicóloga.
3. Você está bebendo mais do que costumava (ou usando outros métodos de enfrentamento)
Se você bebe uma garrafa de vinho todas as noites e deixa os impulsos governarem sua vida, isso pode sugerir que você está lutando para lidar com um ou vários problemas. Recorrer a coisas externas para se sentir melhor é um sinal perigoso, se for o caso, esse seria um bom momento para conversar com um profissional da psicologia.
4. Você está menos produtivo / produtiva ou sentindo dificuldade de se concentrar
Se você está perdendo sua linha de raciocínio com muita frequência, lutando para terminar um trabalho, ou indo e voltando em decisões que já havia tomado, todos esses, podem ser um sinal de alerta de que algo está acontecendo. A depressão pode causar alterações no cérebro (amígdala e hipocampo) que dificultam o foco e concentração.
Veja também: Como anda seu emocional? Faça o teste online
5. Nada te traz ânimo
Sentimentos de monotonia ou não ficar mais animado / animada com as coisas da maneira que costumava, é um sintoma comum da depressão. Se você acredita que não está mais sentindo prazer em fazer as coisas que antes gostava, isso pode ser um sinal vermelho. Não significa necessariamente um quadro de depressão, mas conversar com um psicólogo / psicóloga pode ajudar muito a entender o que se passa em sua mente.
Leia também: Como fazer o teste online de depressão
6. Seus amigos e amigas estão preocupados
É fácil ignorar as coisas que não queremos ouvir. Se seus entes queridos estão preocupados ou mencionaram que é hora de procurar ajuda, acredite que eles têm as melhores intenções no coração.
7. Você se afastou de seus amigos e amigas
O isolamento é um sintoma comum de ansiedade e depressão, mas pode significar uma série de outras questões.
8. Você continua repetindo os mesmos erros na vida
Cometer os mesmos erros repetidamente pode sinalizar que existem alguns padrões comportamentais profundamente arraigados em jogo. Conversar com um psicólogo / psicóloga pode ajudá-lo a identificar de onde eles se originam.
9. Você está com dificuldades no seu relacionamento (não consegue manter um relacionamento)
Se relacionar significa se afetar. Muitas pessoas, ao se relacionar, enfrentam diversos problemas envolvendo as dinâmicas das relações. A maneira como interagimos nos relacionamentos está intimamente entrelaçada com o nosso passado. Manter a terapia em dia é uma ótima decisão para melhorar as relações e resolver os problemas vinculados.
10. Você está enfrentando dificuldades para dormir
O sono deve ser visto como um barômetro para medir o seu bem-estar mental e emocional.
Dificuldades para dormir geralmente apontam para algo acontecendo em um nível emocional e mental mais profundo. Insônia quase sempre está associada a dificuldade de dormir a noite, mas também pode se manifestar como acordar muito cedo e não conseguir adormecer novamente ou acordar várias vezes durante a noite.
Leita também: 20 sinais de dependência emocional (e não amor) com seu parceiro(a)