Ouça o podcast sobre o Janeiro Branco

Janeiro Branco 2020 é uma campanha anual que tem como objetivo conscientizar as pessoas da importância de cuidar da saúde mental.

A campanha é feita especialmente em Janeiro, período em que muitas pessoas se encontram fragilizadas, precisando de acolhimento, escuta, e, sobretudo, cuidar da saúde mental.

As festas de fim de ano e o mês de Janeiro, que simboliza um novo período, podem servir de gatilho para muito sofrimento psíquico. Por isso, organizações como o Centro de Valorização da vida (CVV) e Janeiro Branco 2020, se mobilizam e mobilizam várias pessoas, em uma força-tarefa para conscientizar sobre a importância de cuidar do bem-estar mental.

#VEMPRASAÚDEMENTAL

Um dos pontos mais importantes da campanha, é desmistificar a ideia de que psicólogo e psiquiatra é coisa de louco. Muitas vezes as pessoas passaram ou estão passando por situações difíceis, que estão saindo do controle e não sabem quem procurar ou o que fazer.

Quando estamos com uma gripe, procuramos um médico, mas e quando estamos com algum sofrimento psíquico?

Sobretudo, a campanha Janeiro Branco promove uma série de ações para fomentar senso de cuidado mental, seja com práticas físicas, hábitos saudáveis e o mais importante, a crença de que saúde mental deve ser tratada como qualquer outro aspecto físico do nosso corpo, durante todo o ano, não apenas em janeiro.

O que você pode fazer?

Organizar

Vários órgãos do governo, como o CAPS e instituições aderem todo ano à campanha, desenvolvimento atividades sobre saúde mental, conscientizando e eliminando aos poucos preconceitos do tipo: “Psicólogo é coisa de doido”. E isso é algo que você também pode fazer.

Se você entende que é importante levar a sério queixas de sofrimento mental, assim como compreende a importância de falar sobre os sentimentos, da escuta ativa e o mais importante de tudo, tem uma visão crítica sobre a forma como nossa sociedade contribui para o adoecimento mental, você pode criar uma atividade para colocar essas questões em pauta.

Rodas de conversa, sessões de filme em casa, oficinas e palestras, são algumas ideias simples e rentáveis, que você pode organizar. Mas a melhor atividade é aquela que abraça suas habilidades e a vontade de ajudar o próximo.

Em outubro de 2019, um grupo de 43 estudantes de Psicologia organizou uma oficina de literatura inclusiva sobre diversidade com crianças, neste link é possível acompanhar o passo-a-passo de como foi feita. Para o Janeiro Branco 2020, uma ideia legal, seria realizar a mesma oficina, porém alterando o tema para sentimentos, e trabalhar livros como o “Que emoção é esta?”, “Pensamentos e emoções” e entre outros livros infantis sobre sentimentos.

Vale também se inspirar atividades já realizadas, basta pesquisar no Google e ver o que algumas pessoas já realizaram em outras edições.

Participar

A campanha Janeiro Branco 2020 acontece à nível nacional, dessa forma, estão acontecendo atividades em todas cidades do Brasil. A melhor forma de encontrar uma atividade perto de você é utilizando as hashtags da campanha para pesquisar nas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram.

Assim vai ser fácil encontrar uma atividade perto de você. Alguns lugares certamente vão oferecer atividades, como o CAPS.

#vemprasaúdemental | #janeirobranco2020

Para tentar criar condições favoráveis, criamos uma planilha colaborativa, onde é possível ver atividades por estado. Você pode ajudar, adicionando eventos do Janeiro Branco 2020, que seja do seu conhecimento (e compartilhando).

*Planilha em atualização…

https://docs.google.com/spreadsheets/d/e/2PACX-1vSkI9dvWpkkYEos2O2lzUgFU3L6CMb46ow6kAGZCYqh2OBjWnDayyeyjK8sFcWddEp5ggDHrU4FLv7x/pubhtml

Divulgar

Outra forma de contribuir para o Janeiro Branco 2020, é divulgando a campanha, para que mais pessoas tenham conhecimento. Separamos algumas imagens para postar nas redes sociais. Lembre-se de usar as hashtags #vemprasaúdemental e #janeirobranco2020.

Ajude também compartilhando esse post em suas redes sociais. No site do projeto é possível encontrar mais materiais para divulgação e informações a respeito da campanha.

Post Atualizado em: