“Aceitação” é um termo bastante falado e utilizado hoje por pessoas que buscam se autoconhecer e que estão em um caminho mais consciente, e vemos isso bastante nas pessoas que assistem treinamentos e palestras na Pandora – Evolução Consciente. A evidência que o sofrimento, a raiva, o orgulho, a tristeza, o rancor, o ódio, a incerteza, o medo, a insegurança, a ansiedade e tantos outros sentimentos negativos são insustentáveis se torna cada vez mais evidente, já que todos os seres, por natureza, buscam ser amados e serem felizes.

Como então fazer para aceitar mais o que acontece de errado ou ruim em nossas vidas?

A intenção principal da aceitação é a libertação. Seja a libertação sua, de se desprender de um momento, ou a libertação de outra pessoa, por aceitar um erro ou algo que ela fez que te feriu. E, portanto, a aceitação pode ser entendida por outras palavras, como “perdão” e “gratidão”.

O perdão nos faz criar uma ação verdadeira de libertar-nos de um peso que nós mesmos criamos, ao ter uma expectativa que não foi atendida por nós mesmos, por uma situação ou por alguém que conhecemos. Perceba que a responsabilidade aqui está sendo colocada em nós mesmos, já que nós quem criamos a expectativa não cumprida. Expectativa é uma ilusão do que achamos melhor, mas se a vida nos trouxe algo diferente daquilo que achamos, por que não aceitar? O perdão torna isso mais simples na prática, pois assim estamos dizendo com nosso coração que aquela expectativa já não nos afeta mais, e podemos aceitar a realidade como ela é.

A gratidão vem para fazer um papel parecido: reconhecermos o que temos hoje e aceitarmos que aquilo é o melhor que podemos ter. Perceba o quanto reclamamos todos os dias, por coisas fúteis e banais. Mas e aqueles que têm muito menos que nós? Percebe como existem muitas coisas em seu dia a dia que você já não dá importância e que, se não tivesse, faria da sua vida um pouco pior? Pois bem, a gratidão nos dá o poder de aceitar o momento presente, aceitar nossas limitações, nossas barreiras e nos colocar frente à frente com a Verdade, que é aquilo que estamos passando no agora.

Experimente fazer pequenas práticas diárias do perdão e da gratidão, começando pelas pequenas coisas, e faça com que essas práticas enriqueçam sua vida com a aceitação.

Se você quiser um apoio, assista um vídeo nosso que mostra como Praticar o Desapego:

[youtube youtubeurl=”_Hrc1NzPzCE” ][/youtube]

 

Gratidão e boas práticas!