[dropcap] E [/dropcap] m todas as tradições espirituais ao redor do mundo nós podemos encontrar mestres despertos que dedicaram sua vida inteira a iluminar as pessoas través de seus ensinamentos, com a intensão de transformar o mundo em um lugar melhor, onde as pessoas possam viver em amor e paz uns com os outros em conjunto com a natureza.

Agora eu quero te apresenta 6 das lições mais poderosas que os grandes mestres iluminados, tanto do Oriente quanto do Ocidente ao longo da história se dedicaram a nos ensinar:

1 – Separação é uma ilusão

Tudo na existência está ligado a todo o resto. Nada existe de forma independente, ou de forma isolada do seu ambiente. Toda dualidade não é senão uma ilusão, e enquanto não nos libertarmos desse pensamento não seremos capazes de ver em harmonia com nós mesmos e o mundo.

2 – Simplicidade é a chave

Viver uma vida simples é o caminho para encontrar foco e lucidez. Aqueles que complicam suas vidas tendem a ter um estado mental confuso e desperdiçam seu tempo e energia em coisas que não contribuem para o seu desenvolvimento. Uma pessoa sábia joga fora o que não é essencial e mantém em seu coração apenas o que tem real importância.

3 – Apego causa sofrimento

Tudo o que existe e possuímos um dia vai desaparecer. Em outras palavras, tudo é impermanente, e isso inclui nossa presença nesse mundo. Portanto, quanto mais nós nos apegamos a pessoas, bens materiais e circunstancias, mais somos obrigados a sofrer, uma vez que tudo isso mais cedo ou mais tarde vai ser tirado de nós.

4 – A dor é uma mensageira

As pessoas geralmente em medo da dor e fazem qualquer coisa para poder evitá-la. Porém, a verdade é que a dor está lá para nos ensinar algo importante, e se não prestarmos atenção ao que ela tem a dizer, nunca vamos ser capaz de aprender e crescer. A dor nos mostra da forma mais irada que há algo de errado com nossas vidas e que precisamos mudar nossa maneira de viver para superá-la.

5 – Compaixão cria a paz

Viver em compaixão significa viver em paz com os outros. Quando a compaixão é perdida no mundo, competição, guerras , dor e sofimento inevitavelmente surgem. A compaixão é a única coisa que pode ajudar as pessoas a se unir e trabalhar juntas para criar um mundo mais belo para todos os seres na existência.

Eu sempre gosto de lembrar que a empatia é um dos elementos fundamentais para cultivarmos sentimentos como o da compaixão. O vídeo abaixo explica de uma forma bem divertira como esse sentimento (empatia) funciona. É bom assistir para esclarecer e não ficar dúvidas.

6 – Liberdade anda de mãos dadas com responsabilidade.

Quanto mais nós assumimos responsabilidade em nossas mãos, mais seremos capazes de moldar nossas vidas. Aqueles que escolhem jogar a responsabilidade no ombro dos outros não percebem que também estão desperdiçado dua liberdade também. Responsabilidade pode ser às vezes um fardo pesado para carregar, mas é a única maneira de viver conscientemente livre.

Essas lições esclarecedoras podem a primeira vista parecer fáceis de entender, mas demora, na verdade, é necessário uma grande transfonação no consciente para realizá-las.

Como Praticar?

Muitas pessoas peguntam porque não conseguem praticar os ensinamentos de sabedoria. A resposta curta e simples é que não adianta ler e decorar textos de sabedoria, ouvir ensinamentos ou fazer uma tatuagem na testa com o ensinamento de sabedoria, nada disso vai te transformar. No máximo, pode mudar algumas ações…coisa que não demora muito para voltar como era antes.

Essa transformação parte de dentro; E uma forma de alcançá-la é meditando. É quando sentamos em silêncio, paramos e respiramos, que passamos a perceber a natureza da realidade. É nesse momento que você pode aplicar conscientemente essas lições, para mais cedo ou mais tarde incorporá-las em sua vida cotidiana e experimentar seu imenso poder e importância.

Claro que isso não é regra e muito menos uma verdade absoluta, mas se você quiser, pode testar.

Para complementar:

Gostaria de deixar aqui o vídeo da minha amiga Marcia Baja sobre “O que eu aprendi com o silêncio”. É um vídeo que recomendo para todo mundo que quer entender e aprender um pouco mais sobre a meditação não religiosa.

[youtube youtubeurl=”c5GH1IU0EpA” ][/youtube]
.
.

Além desse vídeo incrível, no site http://www.cebb.org.br/ é possível encontrar uma lista de centro de meditação ao redor do brasil.