O estresse da vida moderna pode tornar o verdadeiro relaxamento em um sonho bem distante. No entanto não existe nenhuma razão para a vida ser cheia de ansiedade e estresse. Se você tirar um tempo para aprender a arte do relaxamento, você pode facilmente redescobrir o prazer da vida.

 
O segredo do relaxamento é um estado de espírito controlado. Por exemplo: Você pode passar uma hora se tratando em um spa, mas se passar o tempo todo se preocupando com o que vai fazer amanhã, como você pode relaxar?
 

Técnicas de relaxamento

1. O único momento importante é o agora.

Quantas vezes nos pegamos preocupados com o futuro? A ansiedade sobre o futuro ocupa uma parcela significativa em nossos pensamentos. Mas, para falar a verdade, se preocupar com o futuro não ajuda em nada. Se você sempre estiver vivendo no futuro ou passado, você nunca será capaz de relaxar. Estar em um estado de relaxamento significa viver apenas o momento presente.
 

2. Alivie o peso do seu ambiente.

Onde você passa o tempo tem uma influência sútil sobre seu estado de espírito. Conscientemente não podemos estar ciente, no entanto, você pode reparar que em alguns quartos é mais fácil para relaxar e ficar em paz.
 
Olhe para seu quarto, sempre há alguma coisa que atua constantemente como lembrete de coisas que você precisa fazer.
 
Estes lembretes subconscientes constantemente atuam como um peso na mente. Se você arrumar seu quarto, removendo todo esse "lixo" desnecessário, você vai criar um ambiente mais agradável, que vai fazer uma grande diferença em seu estado de espírito e permitir que você relaxe.
 
Esse artigo explica com mais detalhes como se livrar desse "entulho"

Livre-se do entulho emocional, físico e mental

3. Meditação.

É durante a meditação que silenciamos a mente e trazemos à tona uma verdadeira sensação de relaxamento. Meditação ajuda porque aprendemos a controlar o fluxo incessante de pensamentos. O objetivo é manter a mente quieta, o que traz clareza e paz interior. Este é o melhor tipo de relaxamento, porque nos torna livre das preocupações incessantes e ansiedades de nossa própria natureza. Encontre tempo para meditar por 10 ou 15 minutos todos os dias; através da meditação, podemos facilmente nos desligar das pressões do mundo.
 
Para auxiliar nessa tarefa, baixe alguns sons da natureza.

Sons da natureza para meditação e relaxamento em MP3

4. Produtividade, não procrastinação.

Relaxar, não significa passar o dia em uma praia sem fazer nada. Nós precisamos aprender a relaxar mesmo em nossas atividades diárias. Priorize as coisas que você precisa fazer. Se você faz as coisas sistematicamente, uma de cada vez, você provavelmente vai se sentir menos estressado do que fazer as coisas rapidamente. Nos colocamos sobre pressão justamente quando tentamos fazer várias coisas ao mesmo tempo – essa luta torna o relaxamento impossível e torna a vida difícil para si mesmo. Faça uma coisa de cada vez, e quando tiver terminado suas tarefas, então permita-se uma recompensa que agrade a si mesmo e claro, que não te deixe com a consciência pesada.
 

5. Não dependa da opinião dos outros.

Quando você depende da opinião dos outros? Quando nos preocupamos com o que as pessoas possam pensar ou dizer, nesse momento, nós colocarmos um fardo em nossa mente.
 
Subconscientemente nós trabalhamos para tentar agradar os outros, no entanto nesse estado de espírito se torna impossível relaxar. Não importa o que você faça ou diga, sempre vai ter alguém que vai encontrar uma crítica ou uma falha. Portanto, devemos desenvolver uma atitude de não se importar muito tanto para elogios quanto para críticas.
 
Isso não quer dizer que você vai ser indiferente às opiniões dos outros, isso quer dizer que você não vai se permitir perder sua paz interior por conta dessas opiniões. Reconheço que esse conselho não é nada fácil de implementar, mas ao longo do tempo, podemos ir gradualmente dando menos importância às opiniões dos outros. O relaxamento só pode acontecer quando não estamos constantemente pensando sobre o que os outros então dizendo ou fazendo.
 

6. Dê tempo para si mesmo.

Não permita-se ser chamado a todo momento no trabalho – tenha um tempo para si mesmo. Se você é constantemente assediado por e-mails, telefone e colegas de trabalho, tome uma ação evasiva. Apenas receba chamadas e responsa e-mails em um determinado momento do dia. É muito provável que sua disponibilidade 24 horas por dia seja dispensável.

7. A mudança é tão boa quanto um descanso.

A vida não deve ser um episódio de "vale a pena ver de novo". Se você se encontra preso na mesma rotina, faça algo completamente diferente, por exemplo: se você passa todas as suas tardes vendo lixo na televisão, ou navegando na internet, você não tem uma sensação de relaxamento de verdade. Faça uma caminhada, alguma atividade esportiva ou leia um livro. A mudança de cenário e atividade vai te ajudar a relaxar e fugir da monotonia da rotina.
 

O relaxamento é tão simples quanto uma suave respiração.

Quando você se sentir estressado por alguns momentos, basta assistir a sua respiração. Respire naturalmente e suavemente, o que exerce uma poderosa influência calmante sobre a mente. Quando você respira, imagine que está respirando a paz interior e quando você expirar, imagine que está expirando todas as suas ansiedades e preocupações. O relaxamento é tão simples que não tem como ser complicado.