Quando falamos sobre livros de desenvolvimento pessoal, sobre qual tipo de desenvolvimento estamos falando exatamente?

Parece muito estranho pesquisar na internet sobre livros de desenvolvimento pessoal e dar de cara com livros falando sobre “psicologia do sucesso”, “hábitos das Pessoas altamente eficaz”, “estratégias, hábitos e rotinas de bilionários”, “programe o seu subconsciente”, “como Influenciar Pessoas”, “autorrealização com base na Física Quântica”

Nesse retrato, parece que o desenvolvimento pessoal serve exclusivamente para o capitalismo, uma ideia para fazer com que nós sejamos mais produtivos, mais espertos, mais eficaz, para no fim, gerar mais lucro.

Isso sem falar nos livros com pseudo conhecimento, envolvendo física quântica.

Pois bem, essa lista tem uma visão diferente de desenvolvimento pessoal, segue a mesma filosofia do site Mundo Interpessoal, que acredita que o desenvolvimento pessoal é uma ideia “autocentrada” e em prol do capitalismo.

Por isso, os livros abaixos oferecem um repertório para estimular a visão crítica de mundo e sociedade, contribuindo com desenvolvimento coletivo, social e humanitário.

No fim do post você encontra um link para um canal no Telegram com mais de 300 livros sobre desenvolvimento pessoal para baixar em PDF.

Melhores livros sobre Desenvolvimento Pessoal de verdade

1. A vida que ninguém vê – Eliane Brum

O livro escrito por Eliane Brum venceu, um ano após sua publicação, o Prêmio Jabuti em 2007, o maior reconhecimento literário no Brasil. A autora vai atrás busca dos acontecimentos que não viram notícia e conta de uma forma que só ela sabe fazer. Esse livro pode te ajudar a escrever melhor, desenvolver um senso de sensibilidade, proporcionar um repertório de análise de sociedade e reflexão sobre a vida.

Histórias como o mendigo que jamais pediu coisa alguma. O carregador de malas do aeroporto que nunca voou. O macaco que ao fugir da jaula foi ao bar beber uma cerveja. O álbum de fotografias atirado no lixo que começa com uma moça de família e termina com uma corista. O homem que comia vidro, mas só se machucava com a invisibilidade.

2. A Alma Imoral – Nilton Bonder

“Quantas pessoas poderíamos ter tirado ‘para dançar’ na vida e não o fizemos por ofertar sacrifícios ao nada? Sacrifício ao deus da timidez, ao deus da vergonha, ao deus do medo de ser rechaçado e assim por diante.” 

Pág. 59

“O ser humano é talvez a maior metáfora da própria evolução, cuja tarefa é transgredir algo estabelecido.”

– pág. 13 do livro “A alma Imoral” de de Nilton Bonder.

O livro “A Alma Imoral”, de Nilton Bonder nos faz refletir sobre o certo e o errado, a obediência e a desobediência, a tradição e a transgressão, a hipocrisia e a honestidade, além de aproximar temas como religião e biologia.

3. Sapiens – Uma Breve História da Humanidade – Yuval Noah Harari

Um livro capaz de mudar a forma como você enxerga a humanidade como um todo.

O que nos torna capazes das mais belas obras de arte, dos avanços científicos mais impensáveis e das mais horripilantes guerras? Nossa capacidade imaginativa. Somos a única espécie que acredita em coisas que não existem na natureza, como Estados, dinheiro e direitos humanos. Partindo dessa ideia, Yuval Noah Harari, doutor em história pela Universidade de Oxford, aborda em Sapiens a história da humanidade sob uma perspectiva inovadora. Explica que o capitalismo é a mais bem-sucedida religião, que o imperialismo é o sistema político mais lucrativo, que nós, humanos modernos, embora sejamos muito mais poderosos que nossos ancestrais, provavelmente não somos mais felizes.

4. Utopia – Thomas More

Esse livro é capaz de desconstruir muitas coisas que acreditamos ser verdade. É preciso estar preparado(a) para deixar algumas crenças para trás.

Thomas More descreve uma ilha imaginária permeada de justiça, liberdade e igualdade, opondo-se ao mundo em que o autor vivia: a Inglaterra dominada pelo rei Henrique VIII. Como em um jogo de espelhos, a ilha fictícia de Utopia é o oposto da Inglaterra do século XVI; dominada por conflitos pessoais entre a monarquia e a Igreja, por uma estrutura econômica que privilegiava algumas camadas da sociedade em detrimento de outras e pelo autoritarismo. 

5. O livro da Filosofia – Vários autores

A filosofia é capaz de desenvolver inúmeras habilidades que podem servir para diversas áreas de sua vida. É uma porta que uma vez aberta, jamais vai querer fechá-la.

O livro da filosofia traz uma coleção de ideias fundamentais para um mergulho no pensamento filosófico. Engana-se quem pensa que por se tratar de uma compilação a abordagem é simplista e somente voltada a leigos: o livro é completo, instigante e oferece a leitores com diferentes perfis informação de qualidade em apresentação gráfica inovadora. 

6. Brasil: Uma Biografia – Lilia Moritz Schwarcz

Não adianta desenvolver várias áreas de sua vida, se não souber o processo histórico que define a realidade e mecanismo do seu próprio País.

Lilia Moritz Schwarcz e Heloisa Starling propõem uma nova (e pouco convencional) história do Brasil.

Nessa travessia de mais de quinhentos anos, se debruçam não somente sobre a “grande história” mas também sobre o cotidiano, a expressão artística e a cultura, as minorias, os ciclos econômicos e os conflitos sociais (muitas vezes subvertendo as datas e os eventos consagrados pela tradição). No fundo da cena, mantêm ainda diálogo constante com aqueles autores que, antes delas, se lançaram na difícil empreitada de tentar interpretar ou, pelo menos, entender o Brasil.

7. Genealogia do Poder em Michel Foucault – ANDRÉ MILITÃO DE LIMA

Mais um livro para te ajudar a entender como nossa sociedade funciona, essencial para tomar melhores decisões na vida.

O objetivo desta dissertação é mostrar como o filósofo Michel Foucault (1926-1984) tratou de forma inovadora o conceito de poder que eclode das relações entre indivíduos e instituições, por meio de sua metodologia genealógica que pressupõe um rompimento com a tradição. Assim, o pensador francês mostra como o poder é exercido. 

8. Amor líquido: Sobre a fragilidade dos laços humanos – Zygmunt Bauman

Zygmunt Bauman, um dos mais originais e perspicazes sociólogos da história, investiga de que forma nossas relações tornam-se cada vez mais “flexíveis”, gerando níveis de insegurança sempre maiores, um livro essencial para se adaptar e entender melhor nossas relações na modernidade líquida.

9. O poder de uma pergunta aberta – Elizabeth Mattis-Namgyel

Você pode ler todos os livros recomendados sobre desenvolvimento pessoal, mas se não souber como utilizar esse conhecimento em uma sociedade adoecedora como a nossa, de nada vai servir.

Como encontramos um lugar de descanso em um mundo complexo e em constante mudança? Como praticamos a espiritualidade para além dos limites da aceitação cega e da dúvida?

Elizabeth Mattis-Namgyel sugere que, quando levantamos perguntas desafiadoras como estas, acessamos nossa inteligência mais profunda e nossos insights mais poderosos. “Quando fazemos uma pergunta”, ela diz, “nossa mente está ativa, mas ainda assim aberta.

10. 1984 –  George Orwell

Um livro publicado em 1949 e até hoje muito atual e influente em nossa cultura.

Winston, herói de 1984, último romance de George Orwell, vive aprisionado na engrenagem totalitária de uma sociedade completamente dominada pelo Estado, onde tudo é feito coletivamente, mas cada qual vive sozinho. Ninguém escapa à vigilância do “Big Brother”, a mais famosa personificação literária de um poder cínico e cruel ao infinito, além de vazio de sentido histórico. 

Essencial para pensar os aspectos da nossa liberdade no mundo.


Confira o resumo dos melhores livros sobre desenvolvimento pessoal:

Quais são os melhores livros sobre desenvolvimento pessoal?

1. A vida que ninguém vê – Eliane Brum
2. A Alma Imoral – Nilton Bonder
3. Sapiens – Uma Breve História da Humanidade – Yuval Noah Harari
4. Utopia – Thomas More
5. O livro da Filosofia – Vários autores
6. Brasil: Uma Biografia – Lilia Moritz Schwarcz
7. Genealogia do Poder em Michel Foucault – ANDRÉ MILITÃO DE LIMA
8. Amor líquido: Sobre a fragilidade dos laços humanos – Zygmunt Bauman
9. O poder de uma pergunta aberta – Elizabeth Mattis-Namgyel
10. 1984 –  George Orwell

Mais de 300 livros em PDF sobre desenvolvimento pessoal

No Canal no Telegram chamado “Livros em PDF” você encontra mais de 300 livros em PDF para baixar.

https://t.me/desenvolvimento_pessoal_PDF

Post Atualizado em: