Reunimos em uma lista, vários sites onde você pode baixar livros ebook grátis, além de muitas dicas que podem te motivar a ler mais.

O Brasil é um país com índices de leitura muito baixos. Conforme a última edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil (2016), o brasileiro lê em média 2,43 livros inteiros por ano. São vários os fatores que contribuem para essa média tão baixa, entre eles, a falta de acesso e o próprio estilo de vida da população mais pobre, que se vê trabalhando em período integral, sem encontrar tempo para ler livros.

Para piorar a situação, a Receita Federal ainda planeja aumentar o tributo sobre livros, o que tornaria ainda mais acessível para as pessoas mais pobres.

Como mencionado em outros posts aqui no site, livros são importantes para melhorar o vocabulário, escrita, expandir o repertório, aumentar a inteligência, além de ser fundamental para as crianças, tanto que o Itaú tem o projeto chamado “Leia para uma criança”, onde é possível receber livros infantis em PDF pelo WhatsApp.

Sem mais delongas,

Confira as opções de sites para baixar livros e-book grátis:

 

Z-Library

Simplesmente a maior biblioteca eletrônica do mundo. Atualmente reúne 7,066,476 Livros e 80,759,561 Artigos. Se você não encontrar o livro que procura, é possível fazer uma solicitação e acompanhar a lista de espera de livros. A coleção é atualizada diariamente.

Open Library

Para começar, o Open Library é um projeto que tem a ambiciosa missão de catalogar todos os livros publicados no mundo. Atualmente já existem mais de 1 milhão de livros e-books disponíveis para download, disponíveis em diversos idiomas.

Telegram

O Telegram possui centenas de canais onde é possível baixar livros, inclusive no formato e-book, sobre os mais diversos assuntos. Além disso, muito grupos possuem canais de discussão, onde você pode ter muitas conversas literárias interessantes e conhecer pessoas novas.

Podcats

Existem uma variedade de podcasts sobre livros em geral, Literatura Brasileira, literatura Clássica, Estrangeira, AudioBooks, clube do Livro, resumo de livros e análises, enfim, além de ler livros, podcasts são uma boa opção para quem gosta não só de ler, como também ouvir sobre livros. Neste link separamos as melhores opções para você conhecer.

Brasiliana

O site da Universidade de São Paulo (USP) disponibiliza cerca de 3 mil livros para download de forma legal. Há livros raros e documentos históricos, manuscritos e imagens.

Blog Midia8

Página reúne mais de 200 links de livros sobre comunicação em português, inglês e espanhol para ler online e fazer download.

Casa de José de Alencar

A Biblioteca Virtual do site do pai do romance brasileiro disponibiliza para download gratuito 14 de suas obras, incluindo romances e peças de teatro.

Read Print

Essa espécie de livraria virtual oferece mais de 8 mil títulos em inglês para estudantes, professores e entusiastas de clássicos.

Biblioteca Digital de Obras Raras

O site idealizado pela Universidade de São Paulo (USP) é direcionado a pesquisadores. Oferece mais de 30 obras completas em diferentes idiomas.

Portal Domínio Público

Biblioteca virtual criada para divulgar clássicos da literatura mundial, oferece download gratuito de mais de 350 obras. Inclusive foi no Domínio Público onde reunimos neste post, todos os livros do vestibular Fuvest / Unicamp em PDF para baixar.

Amazon

A Amazon vira e mexe, sempre disponibiliza milhares de e-books gratuitos. Durante o começo da Pandemia de Coronavírus, chegou a disponibilizar 50.000 títulos para baixar gratuitamente. Agora, mais recentemente, na Semana Mundial do Livro, disponibilizou 12 títulos de graça em português para usuários do Brasil, de autores nacionais e estrangeiros, mesmo para quem não tem Kindle ou não assina o Amazon Prime. Confira a lista completa

Biblioteca Nacional de Portugal

Entre os destaques do portal está um site dedicado ao escritor José Saramago. Nele estão disponíveis manuscritos do autor.

Machado de Assis

Criado pelo MEC, em homenagem ao escritor, o site disponibiliza a obra completa – em pdf ou html – para leitura online. Estão lá crônicas, romances, contos, poesias, peças de teatro, críticas e traduções.

Biblioteca Mundial Digital

Oferece milhares de documentos históricos de diferentes partes do mundo. Multilingue, o material está disponível para leitura online.

eBooks Brasil

Se trata de uma biblioteca pública online, oferece livros eletrônicos gratuitamente em diversos formatos.

Projeto Gutenberg

O Projeto Gutenberg foi o primeiro fornecedor de livros eletrônicos gratuitos, ou eBooks. Michael Hart, fundador do Projeto Gutenberg, inventou o eBooks em 1971 e sua memória continua a inspirar a criação de eBooks e conteúdo relacionado hoje.