6 poderosas ferramentas para o desenvolvimento pessoal que você pode estar perdendo

Se você assim como eu, é apaixonado por desenvolvimento pessoal, com certeza está constantemente em busca de uma nova maneira ou uma ferramenta poderosa que possa impulsionar mais ainda nosso crescimento.

Pois então, compartilho com vocês as 7 ferramentas que mais utilizo para meu desenvolvimento pessoal.

1. SciElo /Google Acadêmico

Capturar

Esta é uma ferramenta que utilizo bastante, principalmente quando estou a fim de me aprofundar mais sobre um determinado assunto. O SciElo e o Google Acadêmico nada mais são do que uma biblioteca online que contempla artigos, periódicos acadêmicos e livros. Muito utilizado por estudantes, a ideia é escolher um tema do seu interesse, por exemplo: maconha. Lá você vai encontrar vários artigos sobre a legalização da maconha, como funciona a maconha, os impactos da maconha na sociedade, etc. Sobretudo, você vai se aprofundar tão bem sobre um tema, que vai deixar qualquer um “no chinelo” quando estiver em um debate. É a oportunidade de ter acesso a um conhecimento/opinião, que vai mundo além do que você encontra na Wikipédia, revistas, televisão e jornais.

2. Aplicativos para acompanhar metas e objetivos.

Way of Life Aplicativo

Quando postei esse artigo no início de 2014, havia indicado um aplicativo chamado Lift, que servia para acompanhar metas e objetivos, que inclusive era muito útil. Mas infelizmente os criadores do aplicativo resolveram mudar a funcionalidade, e para piorar o deixaram em inglês.

Atualizando esse artigo, trago uma alternativa chamada Way of Life, um app que te ajuda a construir novos hábitos, eliminar maus hábitos e aperfeiçoar bons hábitos. Você cadastra diversos hábitos e com o passar do tempo você coletará mais e mais informações que o ajudarão a identificar, utilizando-se de gráficos, tendências positivas e negativas do seu estilo de vida.

Algumas ideias:

• Alongamento toda manhã;
• Não ir no McDonald’s essa semana;
• Comer alface pelo menos 3x por semana;
• Dormir 8 horas por dia;
• Ler aquele livro que sempre falo que vou ler.

Mas tome cuidado, aplicativos podem servir tanto para o bem, quanto para o mal. Se você ver que está perdendo muito tempo alimentando o aplicativo, configurando, etc, já pode ser um indício de um aplicativo malicioso. Às vezes menos é mais.

3. TED

maxresdefault

Ainda me lembro da primeira vez que assisti a um vídeo do TED, simplesmente minha mente explodiu. O TED é uma fundação privada que realiza conferencias (ou como termo popular, palestras), disseminando o conhecimento pelo mundo todo. Se você ainda não conhece, esta é sua chance.

O site EXAME.com sempre selecionou algumas das melhores palestras do TED. Veja aqui.

4. Livros

Open book.

Você já ouviu falar que livros são um mundo de conhecimento? A cada dia, sempre saem novos livros para nos ajudar em nossas necessidades de desenvolvimento pessoal. Hoje eu não tenho mais esse problema, mas se você sente dificuldade em encontrar um bom livro pra ler em meio a imensidão de opções, temos um texto que vai te ajudar:

– Conheça os livros que aumentam a inteligência

5. Pinterest

Pinterest

Você deve estar acostumado a fazer pesquisas no Google e Youtube, mas ficaria surpreso ao pesquisar termos como “autoajuda” “desenvolvimento pessoal” “motivação” no Pinterest. Sua pesquisa retorna em vários cards em um mural, dai, você encontra imagens com frases, infográficos, e artigos sobre o tema que pesquisou. Você também pode salvar artigos e fotos que encontra pela web para compartilhar com seus amigos. Vale a pena conhecer. É sério, eu sempre consigo ideias ótimas no Pinterest.

6. Podcasts

Confesso que essa é a minha ferramenta preferida, por ser a mais prática de todas!

Para quem não conhece, Um podcast funciona como uma rádio virtual onde as pessoas falam sobre diversos assuntos, como cultura pop, política, filmes, atualidades, etc. Você pode ouvir quando quiser, perfeito para aqueles momentos em que estamos na academia, academia, indo ou voltando do trabalho, na fila do banco, e por ai vai.

Para dar uma força, preparei uma lista com 5 podcasts brasileiros interessantes que você precisa conhecer.

Você usa alguma dessas ferramentas? Quais são suas preferidas?