Pelo título já deu para perceber que não vai faltar assunto nesse podcast.

Da mesma maneira que tomar café da manhã e almoçar, problemas públicos fazem parte do dia a dia. Entretanto, pensando bem, tomar o café da manhã e almoçar não faz parte da vida de todos, afinal, o Brasil voltou recentemente para o mapa mundial da fome da ONU.

A fome é certamente apenas um dos inúmeros Problemas Públicos, os quais estão por aí esperando movimentos articulados para saná-los, mas…

O que podemos fazer?

Frente a necessidade de resolver problemas públicos, nasceu o Instituto Projeto Público (IPP), uma organização da sociedade civil com o objetivo principal construir espaços para discutir demandas de interesse público, conscientizar atores de diferentes setores da sociedade sobre soluções possíveis e contribuir com o desenvolvimento de iniciativas de impacto capazes de promover mudanças concretas.

O podcast

O instituto está lançando o “Pod Público” um podcast com a proposta de proporcionar um espaço de discussão, informação e diálogo democrático sobre problemas públicos. O Podcast funciona como uma extensão do portal “É da sua Conta“, onde são abordados temas levando sempre o critério de interesse público. 

Episódio de Estreia

Neste episódio de estreia, com data de lançamento marcada para o dia 15/05, os integrantes do instituto e convidados, chamam os ouvintes para um tour sobre as Organizações da Sociedade Cívil, passeando sobre a história das OSCs, explicando a organização do Estado, apresentando exemplos de ações e finalizam com um papo sobre a importância dessas organizações, principalmente em momentos de crise como a Pandemia do Coronavírus. Inclusive alguns convidados falam sobre suas ações para tentar lidar com o problema da fome no nordeste.

O podcast se tornou mais uma ação do Instituto visando a aproximação e conscientização de diferentes atores e setores da sociedade sobre soluções possíveis e contribuir com o desenvolvimento de iniciativas de impacto capazes de promover mudanças concretas.

Algumas ações do IPP durante a Pandemia do Coronavírus:

1. Ação na Justiça Federal pleiteando a ampliação dos testes;
2. Elaboração de um plano emergencial para a proteção das pessoas em situação de rua, aprovado por unanimidade na ALPB;
3. Atuação em rede, com entidades de todo o Brasil, pela aprovação do auxílio-saúde;
4. Formulação de  diversos termos de recomendação com prioridades de investimentos estaduais em ciência, inovação e tecnologia.
5. Monitoramento da variação dos preços das compras públicas durante a pandemia;
6. Divulgação de informações críticas e verificadas para a população.

Conheça as áreas de atuações do IPP:

Agenda Brasil

Promoção de rodas de debates e palestras em universidades, escolas (prioritariamente públicas), praças, comunidades e associações de moradores, cujo objetivo é abrir espaço para que as pessoas coloquem suas principais questões enquanto parte da sociedade, para que a partir do esclarecimento desses temas se possa ressaltar a importância da participação democrática e do exercício da cidadania ativa.

Advocacy

Por meio de ações de advocacy (ativismo da formação da agenda na mídia política e institucional da opinião pública quanto a problemas públicos e alternativos de políticas públicas) o IPP demanda pela via judicial e administrativa casos que demonstrem mal uso de recursos públicos, seja por atos de corrupção ou improbidade, seja por atos de gestão antieconômica.

O Advocacy ainda atua na defesa de direitos individuais homogêneos, na salvaguarda de interesses de grupos sociais vulneráveis, buscando sempre ações de impacto, com potencial para restruturação de práticas contrárias aos direitos fundamentais dos indivíduos e grupos, ao princípio republicano, ao interesse público e à participação social.

Observatório de Transparência

Monitoramento das compras públicas durante a pandemia

IPP aponta indicativos de sobrepreço em itens de proteção à COVID-19 das compras públicas na PB

Carnaúba

Articulação e Promoção de cooperação com gestões municipais que convivem com fortes limitações de recursos, que limitam sua capacidade de gerar valor público, a partir do desenvolvimento de ações educacionais e de consultoria, inovadoras e replicáveis, para a melhoria da gestão pública e a qualificação da participação social.

Ouça