Você está procurando um podcast sobre política e notícias para se manter informado sobre o que está acontecendo no Brasil e no mundo? Conheça essa super seleção de 20 podcasts escolhidos a dedo.

São podcasts com notícias diárias, semanais, com foco no cenário Brasileiro, internacional, ou ambos. Tem para todos os gostos e momentos do dia.

Utilizamos alguns critérios para a seleção, que incluem: convidados ilustres, popularidade, modelo jornalístico, qualidade de áudio/edição, periodicidade e compromisso com a verificação de fatos.

Mas e quanto a posição política? Os podcasts são de esquerda ou de direita?

A lista prioriza podcasts com um viés jornalismo. Isso significa que a princípio não existe um posicionamento político, mas isso quem vai decidir é você, ao ouvir e conhecê-los.


Todos podcasts e episódios estão disponíveis para ouvir no Spotify ou Google Podcasts, divirta-se!

Durma com essa

Durma com essa é um podcast do jornal Nexo, que vai ao ar de segunda a quinta com o resumo do que aconteceu de mais importante no dia. Já falamos sobre o referido jornal no texto sobre jornalismo independente. É perfeito para ouvir no fim do dia, antes de dormir (risos). Os episódios são curtos, com uma média de 20-30 minutos.

Pod Público

Pod Público

Informação e diálogo democrático sobre Problemas Públicos. Apartidário e colaborativo.

Café da manhã

Como indicamos um podcast para ouvir antes de dormir, nada melhor do que indicar outro para ouvir ao acordar. Café da manhã é o podcast de política/notícias da Folha de S.Paulo. Assim como o Durma com Essa, é um podcast bem curtinho, com o resumo do há de mais importante para começar bem o dia.

Estadão Notícias

Mais um podcast para ouvir de manhã, com o resumo das notícias sobre política no Brasil e no mundo.

Papo de Política

Papo de política é um podcast curtinho sobre política feito só por mulheres. “Com muito bastidor, informação exclusiva e análises”. Feito pelas jornalistas Natuza Nery, Maju Coutinho, Andreia Sadi e Julia Duailibi. A frequência é semanal.

Foro de Teresina

Depois de uma série de podcasts sobre políticas curtinhos, agora chegou a vez de indicar um podcast bem mais longo. Com uma média de uma hora de duração, Foro de Teresina faz um resumo semanal do que aconteceu de mais importante no cenário político. O podcast é dividido em 3 blocos e no final acontece o momento “Kinder Ovo”, onde um dos integrantes escutam uma gravação de uma fala polêmica e tentam adivinhar de quem é a voz. Episódios novos às quintas-feiras, a partir das 17h.

Anticast

Anticast é um dos podcasts sobre política mais bem produzidos da Podosfera. Na lista dos podcasts mais longos. Ivan Mizanzuk comanda a pauta, convidando especialistas e personalidades especiais para se aprofundar em um assunto, sempre com um caráter jornalístico.

Novo Normal

Mais um podcast das minas. O Novo Normal é feito por Antônia Pellegrino Manoela Miklos. A proposta é colocar duas mulheres que pensam diferente conversando sobre os temas mais quentes do Brasil e do mundo. O podcast ainda conta com convidados com diferentes espectros políticos, que acrescentam muito no debate de contrapontos. Toda segunda-feira um episódio novo no ar.

Baixo Clero – UOL

Toda sexta-feira um episódio novo no ar. Um podcast relativamente novo do UOL, tem uma proposta colocar em pauta os temas mais polêmicos sobre política. Algo que chama atenção e que parece bem interessante é o uso de áudios de discursos e falas polêmicas para dar início as conversas e debates.

Xadrez Verbal

Um podcast bem tradicional, desde 2018 semanalmente fala sobre política externa. Um dos poucos podcasts dedicados a olhar para o cenário fora do Brasil.

Tem Método – Band News FM

Carlos Andreazza e Ivan Brandão apresentam uma análise detalhada fora do senso comum dos principais acontecimentos políticos no Brasil e do mundo. A proposta do podcast sobre política é utilizar um método para esmiuçar os assuntos, que consiste em: examinar os detalhes, encontrar tendências, falar sobre história, as intenções, para onde nós vamos e a linguagem.

Veja também: Os 20 melhores Podcast sobre história no Spotify

Viracasacas Podcast

Outro podcast maduro, com episódios longos. O Viracasacas é um podcast criado por @FelipeAbal, sobre política, direito, cultura e atualidades. Semanalmente a pauta gira em torno de atualidades políticas, com convidados(as) especiais. Esse é um podcast para a turma que gosta de um papo mais descontraído e leve.

MIDcast

Na onda dos podcasts mais descolados, o MIDCast propõem um debate informal sobre temas variados. Toda sexta-feira acontece o MIDCast Política com muito bom humor e análises sobre as principais notícias e causos da política nacional.

O podcast também tem um formato chamado #SegueOFio, que materializa as threads do Twitter em episódios de até 8 minutos. Para quem curte, também acontece Game Shows sazonais.

Infiltrados no Cast

Esse podcast ainda não pode ser considerado um dos melhores sobre política, mas merece entrar nessa lista como uma opção para #ficardeolho. A ideia do podcast surgiu nesse período de pandemia, com uma proposta bem interessante: transformar os assuntos do trend topics Do Twitter em um podcast. Vamos esperar para ver como vão ser os próximos episódios.

Bella Ciao Podcast

Um resumo de notícias diretamente de Brasília, com convidados(as). Toda semana, um tema novo sobre política, economia e cultura 

Zero 98

Um convite para ajudar a ler e interpretar o Brasil líquido todas as sextas-feiras. O podcast fala sobre a política do Maranhão, do Brasil e do mundo. Com os cientistas políticos Hesaú Rômulo e Ananda Marques.

Os três poderes

Dora Kramer, Ricardo Noblat e Ricardo Rangel analisam os desdobramentos da política brasileira.

Fora da curva

Jornalismo, crítica e diversidade. O podcast propõe, de um lado, uma análise crítica dos temas em destaque na mídia corporativa, de outro, a construção de uma agenda midiática de temas de interesse social sem espaço no debate público.

Justificando

Podcast semanal com análises progressistas sobre os assuntos mais quentes de política e justiça. Todas as quintas.

O Assunto

Quem assiste ao jornal da Globo já conhece a Renata Lo Prete. O que poucos sabem é que ela tem um podcast diário sobre os temas mais importantes do dia. São episódios curtos, perfeito para se informar rapidamente.

Petit Jornal

Para finalizar, mais um podcast sobre notícias internacionais. É o podcast com os episódios mais curtos da lista, como o nome já diz, apenas um Petit de notícias.