Se preparando para o vestibular? Conheça as obras literárias que caem no vestibular da FUVEST e da Unicamp em 2020, 2021 e 2022.


Com base nas listas de divulgação das obras literárias dos exames da Fuvest e Unicamp, compilamos em uma lista todos os livros para você baixar no formato PDF. Aproveite e leia nossas dicas e macetes para a leitura das obras.

Índice de conteúdo:

Livros para o Vestibular da Fuvest 2020
Livros para o Vestibular da Fuvest 2021
Livros para o Vestibular da Fuvest 2022
Lista de livros obrigatórios da Unicamp 2021

Dicas e Macetes de como ler os livros que caem no vestibular

Faça a leitura no Leitor Kindle
Nem sempre a leitura vai ser agradável. Alguns livros e poemas usam um português formal antigo, bem distante do que usamos no cotidiano. O aplicativo Kindle possui um recurso fantástico: basta selecionar a palavra para obter o significado. Não existe nada no universo mais prático que isso.

Você pode comprar um leitor Kindle, ou instalar o aplicativo no seu celular, computador ou notebook. Em seguida, basta transferir o PDF do livro que baixou aqui para o aplicativo/leitor, ou comprar o livro na própria loja da Amazon.

O aparelho ainda possui vários outros recursos, como por exemplo, voltar exatamente para onde você parou a leitura, organizar coleções e modo de leituras (cor de fundo).

Organize as leituras e faça um fichamento bibliográfico

Ao todo, somando as recomendações de livros da Fuvest e da Unicamp, temos um total de 26 livros (você encontra todos em PDF para baixar aqui na página). A aleatoriedade exige que todos sejam lidos, e ficar só nos resumos não garante nada.

Organize metas de leitura, defina pelo menos uma hora de leitura por dia e estipule um número mínimo de páginas.

O professor de cursinho Ricardo Ribeiro nos ajudou a elaborar uma ficha, que você pode usar para resumir cada livro (fichamento). Isso vai ajuda a fixar as ideias centrais das obras. Para acessar o modelo clique aqui

Modelo de fichamento

Lista de livros obrigatórios da Fuvest 2020:

*Novas obras exigidas em relação à Fuvest 2019

Lista de livros obrigatórios da Fuvest 2021:

*Novas obras exigidas em relação à Fuvest 2020.

Lista de livros obrigatórios da Fuvest 2022:

*Novas obras exigidas em relação à Fuvest 2021

Os autores Rafael Azevedo e Anderson Luiz escreveram um livro com uma análise de Nove Noites. O livro está disponível gratuitamente no Kindle Unlimited.

Lista de livros obrigatórios da Unicamp 2021:

Poesia:

Não é necessário memorizar todos os poemas. Mais importante que isso, estude as caracteírsticas do autor, quais elementos costumam ter esses poemas, o contexto histórico da época em que foram escritos. É muita coisa para ler, mas basicamente você precisa saber no mínimo, qual é a história, quem são os personagens e quais críticas sociais existem nos livros.

Acesse a lista com os sonetos selecionados

Sobrevivendo no inferno, Racionais Mc’s

Conto

Teatro

Romance

Diário

Crônica

Sermões

Acesse a lista com os sermões selecionados

Acesse a pasta e baixe todos os livros de uma vez