[notification type=”notification_info” ] Atenção! O seguinte teste não foi desenvolvido pela Google e esse texto tem caráter informativo. Qualquer diagnóstico deve ser feito por um médico ou especialista. [/notification]

A depressão é um indicador de uma sociedade doente e está tão presente que praticamente se tornou uma condição clínica muito comum. Muitas pessoas enfrentam diariamente os sintomas do transtorno, mas não sabem que o possui, ou são diagnosticadas erroneamente com depressão por médicos não qualificados, como aponta o texto: Quem pode e quem DEVERIA receitar antidepressivos?.

Para mudar um pouco esse cenário, a Google em parceria com a NAMI (national alliance on mental illness) passou a disponibilizar um questionário online integrado no mecanismo (mobile) de busca que vai ajudar as pessoas a fazer uma rápida avaliação do estado de humor e verificar se apresenta algum dos principais sinais e sintomas de depressão.

Ele vai aparecer toda vez que uma pessoa pesquisar por “depression”. Veja o exemplo:

 

Na verdade desde 2016, quem realiza buscas por doenças, como catapora, ou gripe, tem acesso a uma ficha do Google (chamada “painel de conhecimento”) com informações sobre a doença, fornecidas, no caso do brasil, pelo Hospital Albert Einstein.

Painel de Conhecimento doenças google

 

Então o que a Google fez foi implementar um questionário no Painel de Conhecimento da “depression”.

O Teste online de depressão

Se trata do teste (clinicamente aprovado) PHQ-9, muito utilizado por profissionais da saúde para fazer uma rápida avaliação do estado de humor e verificar se um indivíduo apresenta algum dos principais sinais e sintomas de depressão.

Este recurso infelizmente ainda não foi implementado no Brasil, entretanto você consegue fazer o teste acessando o site eulutocontraadepressao.ptÉ importante ressaltar que o resultado se constitui uma indicação, mas o teste não faz o diagnóstico de depressão. Apenas um especialista pode confirmar o diagnóstico.

As estatísticas mostram que as pessoas que apresentam sintomas de depressão passam em média 6 a 8 anos sem receber tratamento após o início dos sintomas. Dessa forma, a Google espera que a consciência da depressão possa ajudar as pessoas a obterem um acesso mais rápido ao tratamento.