Quem pode e quem DEVERIA receitar antidepressivos?

médico receita

Muitas pessoas experimentam diariamente os sintomas da depressão e ansiedade. Na verdade muitas dessas pessoas não imaginam que existem tratamentos para seus sentimentos nem do que se trata o que estão enfrentando.

É o caso da minha mãe, que ocasionalmente após sentir palpitações no peito e falta de ar procurou um médico clínico geral e prontamente foi diagnosticada com ansiedade e passou a tomar regularmente um remédio antidepressivo indicado para ansiedade. Não muito tempo depois, reclamando dos mesmo sintomas procurou um neurologista, onde dessa vez em poucos minutos a diagnosticou com depressão e receitou um antidepressivo com ação similar ao Prozac. De uma forma ou de outra ela não melhorou.

Quem PODE receitar antidepressivos?

Na maioria dos países, os medicamentos antidepressivos devem ser prescritos por um profissional médico qualificado. Em outras palavras, um médico licenciado precisará escrever uma receita para tratamento antidepressivo.

Embora os médicos clínicos gerais estejam muito bem informados quando se trata de muitas doenças e cuidados com a saúde, a maioria concorda que eles não têm o conhecimento específico e o cuidado necessário para prescrever antidepressivos.

Muitos médicos clínicos gerais, inclusive especialistas como um neuro são totalmente ignorantes quando se trata de:

  • Efeitos colaterais dos remédios antidepressivos;
  • Sintomas de abstinência;
  • Medicamentos que devem ser utilizados para subtipos específicos de depressão.

Além disso, muitos deles estão parados no tempo e completamente desinformados sobre várias estratégias de tratamentos complementares, e não têm conhecimento de várias interações de drogas psicotrópicas.

Esse é um problema complexo porque envolve muitas camadas delicadas. Uma dela é realmente o médico não se atualizar e especializar em uma questão tão importante como a depressão e ansiedade, afinal ele sabe que vai atender diariamente muitas pessoas com o mesmo problema. Que ao menos encaminhe o paciente para um profissional mais adequado. Outra camada está a cultura do “remédio para tudo”. A pessoas estão cada vez mais acostumadas a resolver os problemas com pílulas e se recusam a sair do consultório sem uma receita. Isso sem falar que os médicos não conseguem dar a atenção necessária ao paciente devido ao grande volume de atendimentos e da estrutura precária do Sistema Único de Saúde.

Ou seja, muitas vezes, mesmo que o clínico ou especialista sabia e queria proporcionar o tratamento adequado ao paciente, infelizmente não há um suporte/estrutura para isso.

Quem DEVERIA receitar antidepressivos?

Psiquiatras informados e éticos. Realmente os psiquiatras são as únicas pessoas gabaritadas para prescrever medicamentos psicotrópicos. Se espera que todo psiquiatra seja informado e atualizado com o que há de mais atual sobre estudos psiquiátricos. Os psiquiatras éticos sempre prescreverão o que eles acham que funcionará melhor para o paciente, e não com base na $$$ de comissão que eles recebem das empresas farmacêuticas para promover certos medicamentos.

Os psiquiatras nunca devem ter medo de informar alguém sobre vários tratamentos alternativos antes de receitar antidepressivos. O objetivo deve ser encontrar um psiquiatra que te passe confiança e conforto.  Você só deve dirigir-se a um psiquiatra se acreditar que ele está realmente tentando ajudá-lo, e não apenas te empurrando remédios sem explicação.

Sentir-se deprimido e não saber onde obter uma receita para um antidepressivo pode ser difícil. Você pode ter que lidar com sua depressão ou ansiedade por algum tempo até obter uma consulta com um psiquiatra competente, ético e experiente. Claro que você pode ir a qualquer médico para uma prescrição de antidepressivo, mas você pode estar começando com a medicação errada em uma dosagem inadequada. Além disso, seu médico pode não saber como tratar os sintomas de abstinência ou a transição adequada para um medicamento diferente.

Nem todos os clínicos gerais são ineptos quando se trata de prescrever antidepressivos, mas a maioria é significativamente menos qualificada do que um psiquiatra.

Sugestão de prática:

Como começar a meditar 

  • Este artigo foi útil para você?
  • Sim   Não


Load More Related Articles
Load More By Franklin Alexandre
Load More In Psicologia

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Check Also

Esse tipo de sonho pode prever uma depressão pós-parto

Sonhos agradáveis, com poucas emoções podem predizer uma ...