Esse sinal está associado a menos sintomas de depressão e ansiedade.


Ter forte força de preensão manual é um sinal de boa saúde mental, segundo uma nova pesquisa. Isso significa que se você consegue apertar com força um hand-grip como esse da foto abaixo, significa que você têm boas chances de ter boa saúde mental.

O objetivo deste estudo foi identificar correlatos de depressão e ansiedade em mulheres asiáticas de meia-idade, com um foco especial no papel potencial do desempenho físico medido objetivamente.

Dessa forma, o desempenho físico inferior e superior do corpo foi associado a sintomas depressivos e ansiosos na meia-idade (40 a 55 anos)

De fato, diversos estudos anteriores mostraram que o treinamento de força pode levar a reduções nos sintomas depressivos. Uma razão disso é que o exercício libera endorfinas e aumenta o fluxo sanguíneo para o cérebro.

O estudo reuniu 1.159 mulheres de meia-idade em Cingapura, na Ásia. Do total, 15% sofriam de depressão e/ou ansiedade.

Os resultados mostraram que mulheres com força de preensão manual mais fraca tinham mais probabilidade de apresentar sintomas de depressão e ansiedade.

Quanto mais tempo as mulheres levavam para executar um exercício simples envolvendo levantar repetidamente de uma cadeira, pior a saúde mental.

O Dr. JoAnn Pinkerton, primeiro autor do estudo, disse:

“O treinamento de força mostrou ser relevante para uma redução significativa dos sintomas depressivos. Tanto o treinamento de força quanto o exercício aeróbico parecem melhorar a depressão, possivelmente como resultado do aumento do fluxo sanguíneo para o cérebro ou da melhora do estresse causado pela liberação de endorfinas, como a noradrenalina e a dopamina. ”

Link para acessar o estudo (em inglês):
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/31166310