É no aquietamento que residem todas as possibilidades para você encontrar a paz.

Conta a lenda que um mestre meditava quando ouviu o coaxar de sapos. Ele tentava concentrar-se e não conseguia. Então acabou abrindo a janela e ordenando aos sapos que parassem para não perturbá-lo. De volta á meditação, o mestre de repente ouviu sua voz interior, que lhe disse: você também atrapalhou a meditação dos sapos…Eis uma grande lição: as coisas são diferentes para cada um e devemos aceitá-las com equanimidade; a vida é multidimensional e precisamos trabalhar todas as suas dimensões para conquistar um todo harmonioso.
 
Pense numa casa: todos os cômodos necessitam de limpeza, certo? Não dá para manter a sala linda e os quartos um horror. Nossa vida é mais ou menos como nossa casa, com diversas áreas: intima, familiar, profissional, social, espiritual. Ao manter o equilíbrio em todas as dimensões da nossa vida as energias do riso, do encantamento, do romance, da compaixão e da coragem. Também precisamos adicionar a dose certa do medo, incerteza, raiva e descontentamento.

Ao manter o equilíbrio em todas as dimensões vivemos sabiamente

Hoje quero falar com você sobre a energia do silencio, que consolida todo esse trabalho comum. A essência do ser humano é o silencio – o barulho é sempre exterior. A correria e o stress do dia nos afastam da nossa verdade e criam ilusões. Na pressa, ninguém vê a poesia que permeia cada situação de vida. Brinco que é como comer chocolate ainda embrulhado – não dá para sentir o gosto direito! Só a energia do silencio nos permite focar a atenção em cada situação e realmente degustar o que de bom ela tem para nos ensinar.
 
Aquietar a mente é possivel por meio da meditação. Como faze isso? Arrume-se na poltrona, deixando costas eretas, pernas descruzadas e pés apoiados no chão. Feche os olhos e observe seus pensamentos. Nada de julgar: comporte-se como se fosse uma testemunha do que passa por sua mente.
 
Os pensamentos, eles passam. Então, comece exercitando-se 5 minutos e vá aumentando até 20 minutos por dia. Gradualmente estenda esse treino para suas experiencias: assim você celebra cada vez mais a paz e a traz para a sua vida.
 

Márcia de Luca é especialista em ioga, meditação e ayurveda, dá cursos e palestras em empresas. É autora do livro Ayurveda – Caso queira entrar em contato com ela, mande um e-mail para: gol@trip.com.br