Algumas pessoas acham que não se deve acreditar em ninguém e que o mundo está cheio de mentirosos. Essas pessoas geralmente são assim por uma dessas duas razões:

1º Eles mesmos são mentirosos habituais e querem assumir que todo mundo é igual a eles.

2º A segunda e mais provável razão, é que o comportamento dessa pessoa obriga os outros a mentir.

Em outras palavras, essas pessoas tornam difícil para os outros lhe dizer a verdade, porque os outros podem ver/perceber o quão agressivamente ou emocionalmente reagem á verdade
Se os outros o veem com raiva ou mágoa ou como você se torna vingativo quando lhe dizem a verdade, eles vão evitar a todo o custo lhe dizer a verdade. Se você é reconhecido como alguém que facilmente fica ofendido, você nunca vai saber o que os outros realmente estão pensando ou sentindo, eles vão distorcer a verdade para evitar a sua reação negativa. Se você exigir que uma criança lhe diga a verdade e depois a dê uma punição, porque a verdade não é muito agradável, você está a ensinando a mentir para se proteger.
Se você se sente todos ao seu redor está mentindo para você, você primeiro precisa começar a examinar seus próprios comportamentos e atitudes – A outra pessoa é apenas metade da equação.