Quando seu nome se torna uma referência ou sinônimo de gênio (no caso de Albert Einstein) fica muito fácil levar o crédito por muitas frases. Em 1993 Albert Einstein declarou a seguinte frase durante uma entrevista para a rádio Americana NBC:

"Eu nunca disse metade das porc***** que as pessoas atribuem a mim na internet"
– Albert Einstein

Obviamente, a frase que você acabou de ler é falsa, foi só uma brincadeira.

Einstein não está sozinho nessa, lembro de quando estava pesquisando frases para o artigo As 50 frases mais bonitas da literatura brasileira, encontrei muitas frases erroneamente atribuídas a Cecília Meireles, Clarice Lispector, Carlos Drummond de Andrade e entre outros pensadores importantes, que na verdade nunca sequer chegaram a dizer ou mesmo publicar.

O fato é que as pessoas atribuem frases aos autores errados na esperança de dar mais credibilidade. 

Exatamente por conta disso, é bom estar sempre atento antes de sair por ai compartilhando ou repetindo um pensamento atribuído a pessoa erada. Você só vai estar ajudando a fortalecer o erro e ainda pode passar a imagem de alguém mal informado. 

Vamos conhecer agora 10 frases REAIS de Albert Einstein, que provam sua genialidade.

1 "A religião e a ciência caminham juntas. Como eu disse anteriormente, a ciência sem religião é manca e a religião em a ciência é cega. Elas são interdependentes e possuem um objetivo em comum: A busca pela verdade"
– Durante uma entrevista em 1948

2 "Eu vivo naquela solidão que é dolorosa na juventude, mas deliciosa nos anos de maturidade."
– Retirado do texto “Self-Portrait" escrito em 1936

3 "Se A é o sucesso, então A é igual a X mais Y mais Z. O trabalho é X; Y é o lazer; e Z é manter a boca fechada."
– Disse a Samuel Woolf em 1929

4 "A verdade é o que resiste ao teste da experiência." 
– Retirado do livro "As leis da ciência e as leis da ética",1950

"O valor de uma formação universitária não reside no aprendizado de muitos fatos, mas no treinamento da mente para conceber coisas novas"
-Citado no jornal New York Times em 1921

6 "Eu acredito apenas numa coisa que só uma vida dedicada aos outros é digna de ser vivida."
– Durante uma entrevista em 1948

7 "O mundo corre mais perigo nas mãos daqueles que toleram e encorajam o mal do que nas mãos daqueles que realmente cometem o mal."
– Durante uma homenagem a Pablo Casals em 1953

8 "Por que esta ciência aplicada, que economiza trabalho e torna a vida mais fácil, traz a nós tão pouca felicidade? A simples resposta vem: porque nós ainda não aprendemos a fazer uso sensível da mesma"
– Durante um discurso para estudantes do instituto de tecnologia da Califórnia em 1931

9 "O estudo em geral, a busca pela verdade e da beleza da vida são uma esfera de atividades que nos permitem permanecer crianças durante toda nossa vida."
– Trecho retirado de uma carta escrita para Adriana Enriques em 1921

10 "A burocracia leva a morte a qualquer ação"
– Trecho retirado do livro "Como Vejo o Mundo" publicado em 1949

E já que estamos falando sobre as frases VERDADEIRAS de Albert Einstein, por que não conhecer as frases FALSAS? Meu amigo Julio Batista do site Universo Racionalista investigou e publicou o artigo "Desmascarando frases erroneamente atribuídas a Einstein", vale a pena conferir, afinal, você já deve ter compartilhado uma delas – é bom ficar esperto.

Albert Einstein