“Desejar ser outra pessoa é um desperdício da pessoa que você é.” 

Marilyn Monroe

Você às vezes se sente como se tivesse um enorme potencial à sua frente, mas, por algum motivo, continua se segurando?

Você tem uma imaginação ilustre e pode identificar infinitas possibilidades. Nenhum objetivo parece estar fora de alcance nos olhos de sua mente. Mas, por alguma razão, quando se trata de começar, você simplesmente não consegue fazer o que sabe que deveria estar fazendo.

Parece que algo está impedindo que você viva sua vida em todo o seu potencial.

Tudo isso é culpa de suas próprias inseguranças.

A seguir, são apresentadas sete etapas que ajudarão você a superar suas inseguranças e assumir o controle total de sua vida.

1. Visualização

É a arte de ver uma versão sua de que você pode se orgulhar, no espaço de sua própria mente. Quando lutamos com baixa auto-estima, temos uma percepção ruim de nós mesmos que raramente é precisa. Pratique a visualização de tudo o que você deseja estar para chegar aonde deseja.

2. Revise seus sucessos

É impressionante como um grande número de conquistas pode ser facilmente esquecido quando uma pequena falha ocorre. Ser duro demais consigo mesmo exacerba seus sentimentos de fracasso, o que não beneficia ninguém. Peça desculpas e continue andando olhando para as inúmeras vezes em que manteve sua palavra e contribuiu para tornar o mundo um lugar melhor.

3. Habilidades e Qualidades

Quais são suas habilidades, no que você é bom? Algumas pessoas disseram que você é inteligente e sempre encontra soluções para certos problemas. Outras pessoas acreditam que você é ótimo em outras áreas; portanto, tente fazer um brainstorming e anote todas as suas qualidades positivas.

4. Faça uma coisa que assusta você todos os dias

A melhor maneira de conquistar seus medos é enfrentá-los todos os dias. Ao fazer coisas que o assustam todos os dias, você ganhará confiança em todas essas experiências. Então saia da sua zona de conforto e enfrente seus medos!

5. Comece a trabalhar

O melhor que você pode fazer é levantar a cabeça e tentar fazer o seu melhor. A única coisa que pode fazer você se sentir mais confiante é o sucesso. Volte aos trilhos e comece a ter sucesso novamente, para que sua confiança encontre o caminho de volta para você.

6. Comemore cada vitória (mesmo as pequenas)

A confiança pode ser frágil e uma grande derrota pode fazer com que você a perca por longos períodos de tempo. É imperativo recuperar o mais rápido possível. Trabalhe para vencer, não importa se as tarefas são pequenas e desenvolva-as ao longo de sua vida – buscando vitórias cada vez maiores.

7. Crie limites pessoais

Ensine-se a dizer não. Ensine os outros a respeitar seu espaço pessoal. Se a situação exigir, faça aulas, leia livros ou assista a vídeos sobre como se tornar mais assertivo e aprenda a pedir o que deseja. Quanto mais controle você tiver sobre sua própria vida, maior será sua confiança e maior será o respeito que você receber dos outros.

8. Pense e reflita

Um bônus. Talvez a dica mais importante.

Pensar e refletir sobre seus sentimentos pode fazer com que você encontre a causa da sua insegurança. Insegurança é uma palavra que estamos usando para dar nome a inúmeros sentimentos, que na verdade, lá no fundo, nem podemos chamar exatamente de isegurança.

Faça uma linha do tempo, procure pensar em como esse sentimento começou, como ele foi se transformando. É um processo, talvez você não encontre a resposta no primeiro dia, mas pensar e refletir todo dia um pouco, pode fazer com que você descubra muito sobre você mesmo.

Você tem alguma dica de confiança que gostaria de compartilhar conosco? Participe da conversa nos comentários e compartilhe este artigo se você gostou da leitura.

Post Atualizado em: