Como enfrentar seus sentimentos

Você intencionalmente tenta manter a mente ocupada, para não pensar nos problemas e entrar em contato com o sofrimento?

Por que reprimir sentimentos?

Para entender e superar seus problemas é preciso se permitir entrar em contato com os sentimentos.

Durante a vida podem acontecer inúmeras situações suficientemente capazes de tirar nossa mente do eixo. Nesses casos, podemos nos sentir, no mínimo, despedaçados, abalados e fragilizados. Justamente quando devíamos entrar em contato com nosso sofrimento, compreendê-lo e significá-lo, parece que preferimos seguir pelo caminho mais fácil e fingir que está tudo bem.

Geralmente, esconder os sentimentos é visto como algo aceitável, porém além de ser autodestrutivo, é mentalmente cansativo.

Fingir que está tudo bem ou se manter ocupado não ajuda de forma alguma. Deixe sua mente entrar em contato com a dor. Dessa forma, será capaz de entender verdadeiramente o que está acontecendo. Esse processo permite descobrir as raízes dos problemas e sentimentos, bem como elaborar maneiras de contorná-los.

Como enfrentar seus sentimentos? É mais simples do que parece.

O primeiro passo é reconhecê-los. Se está com raiva, pense sobre o que está incomodando. Se está com o coração partido, pense por que as coisas não deram certo. Obviamente, isso não significa que deve entrar em parafuso pensando em todos os passos que já deu na vida. Basta descobrir a verdadeira razão por trás de suas emoções negativas. Isso envolve pensar e elaborar.

Depois de reconhecer seus sentimentos, é hora de aceitá-los.

Estamos lidando com nossas emoções diariamente. Nossas mentes são uma mistura caótica de vários sentimentos e, às vezes, os maus assumem a direção. É perfeitamente normal sentir-se infeliz e sem alegria. Não há nada errado em ser sensível às vezes.

Em vez de reprimir seus sentimentos, aprenda a valorizá-los.

Nesse ponto cabe uma mudança de mentalidade. Reservar um tempo ou período para realmente enfrentar suas emoções significa fazer algo bom para sua “alma”, é um processo de cura.

Pense nesse processo como uma conquista. Passe por esses sentimentos desagradáveis, sabendo que, quando realmente os sentir, estará em paz. O objetivo aqui não deve ser eliminar seus problemas, mas estar em harmonia com sua mente. No minuto em que conseguir fazer isso, encontrará facilmente as soluções para seus problemas.

Por exemplo, da próxima vez que você se sentir estressado ou ansioso por algo, respire fundo algumas vezes. Pense no motivo pelo qual você está se sentindo assim. Ouça uma música que você goste ou simplesmente faça algo que te agrade. Esteja presente no momento e verá como sua mente se acalmará lentamente. 

Perceba que enfrentar seus sentimentos é algo muito importante.

É um esforço colossal lidar com sentimentos e dominá-los.

Toda a energia que você investir para fazer isso é importante. Encare seus sentimentos! Este é o melhor conselho que você receberá hoje. Nem tudo precisa ser revestido de açúcar. Não perca seu tempo tentando descobrir como disfarçar sua dor. Permita-se ser genuinamente emocional. É um passo essencial no caminho para superar suas dificuldades.

Post Atualizado em:

Mundo Interpessoal

Comentários do Facebook