"Caros colegas, depois de muitos anos gratificantes trabalhando aqui Trampo Integral LTDA, eu decidi seguir em frente"
1. É preciso tirar o tampão da lente da câmera para conseguir tirar uma foto.
2. Ter um plano bem definido é melhor e mais fácil do que ter um plano para tudo
É engraçado, mas quando se trabalha em tempo integral, existe uma tendência em fazer planejamentos que normalmente não ultrapassam as férias do próximo ano. Para algumas pessoas, fazer planos para daqui a 10 ou 20 anos pode se tornar uma experiência infernal, uma vez, que inevitavelmente tais planos, envolvem grandes decisões na vida, e possivelmente seria preciso admitir que se está preso em um buraco negro bem fundo.
Quer queira quer não queira, ter uma ideia geral de onde você está indo, (assim como ter um plano B e C também não vai mal) não só vai ter dar confiança sobre o que você está fazendo atualmente, mas também vai te obrigar a pensar sobre suas prioridades e ambições. Planejar com antecedência é sempre uma boa ideia, mesmo que seja preciso mudar os planos a cada duas semanas.
3. Esqueça o que as pessoas pensam e/ou vão pensar.
Ao se afastar da sua carreira, vá se preparando para receber reações inesperadas e até mesmo surpreendentes de seus familiares e amigos. Preocupação, apoio, inveja, felicidade, raiva, entusiasmo e negatividade podem surgir, muitas vezes das pessoas mais inesperadas.
Um completo estranho aplaude o que você fez, enquanto seu melhor amigo se transforma em um buraco negro deprimente de negatividade.
Não tome isso como uma prova de fogo a amizade (embora possa servir como uma), mas apenas perceba que você não deve se preocupar com o que os outros pensam. No final do dia, o importante é você tenha tomado decisões de carreira que te fazem feliz, todo o resto é barulho.
4. Não se preocupe em perder tempo
Uma vez nós somos desde cedo ensinados a evitar o fracasso, normalmente acreditamos que o tempo gasto em projetos que não dão frutos é tempo desperdiçado. Como a maioria dos trabalhos remunerados consomem a maior parte da semana, nos preocupamos muito em racionalizar nosso precioso tempo.
Depois que você sair, é de suma importância, perder essa mentalidade que diz: "meu tempo é precioso demais para desperdiçar". Trabalhar em algo com 1% de chance de ter sucesso a longo prazo, é melhor do que nunca trabalhar em alguma coisa.
5. Não é uma questão de dinheiro, muito menos de tempo.
Há um velho ditado que diz que quando se é jovem, você tem muito tempo, mas não tem dinheiro, e quando você já está maduro, você tem muito dinheiro, mas não tem tempo. Na prática, quando você sair do seu trabalho, você vai se encontrar em uma situação, na qual tem ambos: Dinheiro, que você esperançosamente economizou e tempo para você caminhar pelo caminho que escolher.
A maioria das pessoas deviam saber que, para viver uma vida socialmente ativa, intelectualmente desafiadora, culturalmente exploradora e fisicamente saudável, não é necessário muito dinheiro. É incrível como isso se torna especialmente claro, depois que você deixa o emprego, o que pode acontecer de vir junto com um choque, onde você vai perceber que também não precisa de tanto tempo livre assim.
#Status Quo, me liberte!
E você, já teve uma revelação profunda que veio depois de uma pausa prolongada no trabalho? Compartilhe sua experiência conosco nos comentários.