[dropcap] M [/dropcap] editação é a arte de silenciar a mente. Quando a mente está em silêncio, aumentamos a concentração e experimentamos a paz interior no meio da inquietação do mundo que está em nossa volta. É essa paz interior indescritível que atrai tantas pessoas para a meditação. Todos podem se beneficiar da meditação.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DA MEDITAÇÃO?

Durante os últimos 9 anos, eu estive meditando duas vezes por dia simplesmente porque eu gosto. Pode parecer estranho, mas eu me sinto mais feliz quando estou sentado em perfeito silêncio. É uma experiência difícil de expressar em palavras. É semelhante a “paz que excede todo o entendimento” e é verdade também que uma meditação é diferente da outra. Às vezes você tem que lutar para controlar a mente, enquanto outras vezes você consegue controlar sem esforço.

Estes são alguns dos muitos benefícios da meditação:

1. Melhora a concentração – Uma mente clara torna você mais produtivo, especialmente em atividades criativas como escrever ou planejar.

2. Você deixa de se importar com pequenas coisas – Você às vezes se permite ficar chateado por bobagens? Faz parte da natureza da mente tornar pequenas coisas em sérios problemas. A meditação nos ajuda a desconectar. Nós aprendemos a viver o aqui e agora, em vez de ficar se preocupando com o passado ou futuro.

3. Melhora na saúde – Numerosos estudos apontam para os benefícios que a meditação traz para a saúde. A razão é que a meditação reduz os níveis de estresse e alivia a ansiedade. Muitos benefícios para a saúde podem surgir reduzindo o estresse.

4. Autoconhecimento – A meditação nos permite ter uma compreensão mais profunda do nosso eu interior. Através da meditação podemos compreender melhor nosso propósito de vida.

Infográfico meditação

MEDITAÇÃO É UMA RELIGIÃO?

Uma das coisas mais bacanas sobre meditação é que a nossa crença/filosofia não é importante. Meditação é sobre o estado consciente. Nossas crenças tornam-se superficiais. Nós mergulhamos no fundo do nosso coração para acessar nossa alma – nossa realidade interior. Portanto, a meditação pode e deve ser praticada por pessoas de diferentes crenças, ou mesmo sem crenças.

MAS EU NÃO TENHO TEMPO PARA MEDITAR

Muitas pessoas gostam da ideia de meditação, mas sentem que não tem tempo suficiente para praticá-la. O fato é que quando você realmente quer fazer alguma coisa, você faz. Acorde mais cedo, ou assista 30 minutos a menos TV, series. A meditação querer investimento de tempo, e você ganha com isso porque a clareza da sua mente vai tornar seu dia mais produtivo, fazendo com que você tenha mais tempo livre para fazer outras coisas. Nada é mais satisfatório do que o sentimento de paz interior. Que sentido faz você ser extremamente ocupado e não ter tempo para se divertir? Meditar não significa se afastar do mundo, muito pelo contrário, o mundo é o que nos traz inspiração. Não importa qual seja o seu trabalho, se você tiver paz interior, ele será mais agradável e produtivo.

COMO COMEÇAR A MEDITAR

Como qualquer coisa que valha a pena, meditação requer prática. Para tirar o máximo proveito da meditação você precisa praticar diariamente. Você vai precisar de um lugar tranquilo e de um momento em que você não corra o risco de ser perturbado. Para facilitar, veja esse mapa mental para meditação em PDF.

1. Não tem segredo, você só precisa ficar parado e respirar. Nosso cérebro só consegue prestar atenção em alguma coisa durante 3 segundos. Por isso, o primeiro passo para aquietar a mente é parar o corpo. Você pode fazer isso sentado na posição mais confortável que você conseguir, ou também pode ser setado em uma cadeira, ou mesmo deitado. (só cuidado parar não dormir).

A grosso modo é isso: Parar em uma posição confortável sem se mover e observar a respiração.

2. Não faça refeições pesadas antes de meditar. Coma coisas leves para seu corpo não ficar letárgico por causa da digestão.

3. Não é necessário fazer a posição de lótus para meditar. Pode ser em uma cadeira com o encosto reto.

4. É interessante tomar um banho antes da meditação.

5. Incensos e velas não são necessários, mas podem contribuir com o relaxamento.

6. Não existe hora para meditar. Na verdade para mim funciona mais como oportunidade para meditar. Procupe momentos

FOCO EM UM PONTO

Todavia, se você quer aprender a meditar, você precisa aprender primeiramente a se concentrar em uma coisa de cada vez. Geralmente nossa mente se prende em vários pensamentos e ideias ao mesmo tempo. Quando você se sentar para meditar pela primeira vez, você vai perceber o quanto nossa mente é desordenada. Os professores de meditação costumam chamar a mente de “macaco malcriado”, isso porque a mente pode ser domesticada e forçada a se concentrar em um único pensamento. Esse vídeo explica como nossa mente funciona quando tentamos meditar. É muito engraçado:

O MANTRA

Uma outra maneira de aprender a se concentrar é através do uso do mantra. Mantra é uma repetição de uma palavra sagrada, por exemplo, você pode repetir o mantra OM (aum) um determinado número de vezes. Repetir o mantra várias vezes força a mente a se concentrar em um único pensamento.

Depois que você praticar a concentração e aprender a focar em uma coisa de cada vez, você está pronto para a próxima etapa: ZERO PENSAMENTO. (mas calma, não leve isso ao pé da letra)

Alcançar o silêncio da mente é uma difícil tarefa, mas quando você consegue, você vive uma experiência poderosa. Uma técnica que eu indico é passar a ver seus pensamentos como se fossem separados do seu “eu”, dessa forma, quando surgir um pensamento tome a decisão consciente de joga-lo fora da sua mente. Com o tempo você vai perceber que você é capaz de permitir ou rejeitar esses pensamentos. O seu verdadeiro “eu” não é um monte de pensamentos, e sim algo muito mais profundo.

A realização mais significativa da medição é a seguinte: você não tem que ser escravo dos seus pensamentos.

Através da meditação você adquire o poder de controlar seus pensamentos e interrompe-los quando bem quiser. Não desanime se você não conseguir uma mente silenciosa de imediato, é preciso tempo e prática. Não há mais nada que eu possa dizer aqui, a meditação é uma ação simples e espontânea. Infelizmente nossa mente gosta de complicar as coisas e é morosa em desaprender maus hábitos.EM GRUPO É MAIS FÁCILExistem muitas práticas que em grupo se tornam mais fáceis. Uma delas é a meditação. O CEBB – Centro de estudos budistas Bodisatva oferece horários para meditação para iniciantes e não budistas. O bacana desses centros é mesmo a motivação e a orientação do facilitador. Tudo se torna mais fácil, além de ser possível tirar dúvidas.

Clique aqui para conhecer as unidades e programações.

MEDITAÇÃO GUIADA – OUÇA ONLINE OU BAIXE O ÁUDIO

Minha grande amiga Jeanne Pilli disponibilizou um áudio de meditação guiada, onde você obtêm todas as orientações para começar a meditar. Se você nunca sentou e parou para meditar, você pode começar praticando deitado. O importante é parar e respirar.

O QUE EU APRENDI COM O SILÊNCIO

E para finalizar, é muito importante que você assista a esse vídeo da Marcia Baja. Ela completou um retiro fechado de meditação de 3 anos e 3 meses. Ouça o que ela tem a falar, o que ela aprendeu com a prática do silêncio. Esse vídeo simplesmente mudou minha visão de vida e me fez reconhecer várias bolhas em que eu vivia.