A teoria das inteligências múltiplas é um desafio à idéia de que o QI representa uma medida direta da inteligência. Segundo o psicólogo Howard Gardner, a nossa inteligência é o resultado de 8 processadores mentais diferentes dentro do cérebro, Cada um deles responsável por uma habilidade:
LOGICO MATEMATICA
É a habilidade de resolver problemas a partir da lógica , realizar operações matemáticas e investigar questões cientificas. Bastante desenvolvida em cientistas.
LINGUISTICA
Sensibilidade para lingua falada e escrita, capacidade para aprender linguas e de usar a labia para alcançar os próprios objetivos. Encontrada em escritores, locutores e advogados(as) .
MUSICAL
Semelhante à inteligencia linguística, só que relacionada a sons. É a habilidade de compor e apreciar padrões musicais. Bastante rica em compositores, cantores, dançarinos e maestros.
ESPACIAL
Habilidade de reconhecer e manipular padrões no espaço. É util para quem trabalha com a coordenação motora e tem de compreender o mundo visual. Bem desenvolvida em arquitetos(as).
FISICO CINESTÉSICA
É o tipo de inteligencia usada para resolver problemas e executar movimentos complexos com o proprio corpo. Você a encontra em dançarinos, mimicos e esportistas.
INTERPESSOAL
É a capacidade de entender as intenções dos outros. Bastante necessaria a quem coordena executa trabalhos em grupo. E encontrada em vendedores, politicos, professores, clinicos e atores.
INTRAPESSOAL
É a habilidade de olhar para dentro de si mesmo e entender as próprias intenções, objetivos e emoções. Necessária para encontrar erros no próprio raciocinio. Presente em psicólogos, filosofos e cientistas .
NATURALISTA
É a sensibilidade para perceber e organizar fenômenos e padrões da natureza, como a diferença entre plantas quase identicas. Costuma ser encontrada em biólogos e membros de tribos indigenas .
Lembrando que esta é apenas uma das várias teorias sobre a inteligência. Ainda existem muitos outros Psicólogos(as) que teorizaram o assunto.


Manual do QI
O quociente de inteligência é relativo: se você tira 100 num teste, significa que o seu está na média de todas as pessoas que fizeram a mesma prova. Mas cada teste usa uma escala diferente, então um QI de 142 em um pode significar 132 pontos em outro.
A mensa, uma “sociedade de gênios” em que só pode entrar quem tiver QI superior ao de 98% da população, costuma estipular 150 como QI de corte. Se você quiser entrar para um grupo desses e tiver bala na agulha, tem uma solução: viajar no tempo.
A média nos testes aumenta 25 pontos a cada geração – o psicólogo americano James R. Flynn, que detectou o fenômeno, credita isso a melhoria na alimentação e na infra-estrutura básica nos último 100 anos. Isso significa que um sujeito normal de hoje teria QI de gênio nos anos 50. Tire o Delorean da garagem!