Por que temos sonhos repetidos?

O sonho é uma experiência que possui significados distintos se for ampliado um debate que envolva religião, ciência e cultura.
 
Para a ciência, é uma experiência de imaginação do inconsciente durante nosso período de sono.
 
Recentemente, descobriu-se que até os bebês no útero têm sono REM (movimentos rápidos dos olhos) e sonham, mas não se sabe com o quê. Em diversas tradições culturais e religiosas, o sonho aparece revestido de poderes premonitórios ou até mesmo de uma expansão da consciência.
 

Sonhos e pesadelos recorrentes:

 
Muitas pessoas têm o mesmo sonho ou um semelhante várias vezes, sobre qualquer um curto período de tempo ou de sua vida. Sonhos repetidos significam geralmente que há algo na sua vida que você não tenha entendido que está causando algum tipo de estresse. O sonho se repete porque você não corrigiu o problema. Outra teoria é que as pessoas que têm sonhos repetidos têm algum tipo de trauma em seu passado que está tentando lidar com ele. Neste caso, os sonhos tendem a diminuir com o tempo.
 
Os pesadelos são sonhos que são tão angustiantes que normalmente chega a nos acordar, pelo menos parcialmente. Os pesadelos podem ocorrer em qualquer idade, mas são observados em crianças com mais frequência. Pesadelos geralmente causam fortes sentimentos de medo, tristeza, ou ansiedade. Suas causas são variadas. Por exemplo: alguns remédios causam pesadelos ( ou interrompe-los bruscamente) Eventos traumáticos também causam pesadelos.
 

O tratamento:

 
O tratamento geralmente começa com interpretar o que está acontecendo no sonho e comparar com o que está acontecendo na vida da pessoa. Então, a pessoa sofre de aconselhamento para abordar os problemas que estão presumivelmente, causando o pesadelo. Alguns centros oferecem terapia do sono pesadelo e aconselhamento. Outro método de tratamento é através do sonho lúcido, o sonhador pode confrontar o seu atacante e, em alguns casos, dar o fim no sonho repetido ou pesadelo.
 
No meu caso, tenho a cada dois semestres o mesmo sonho, no qual vejo um avião "AirBus" cair e explodir do meu lado sem que eu me machuque. Nunca entendi e espero que nunca aconteça. E você, como é seu sonho sucessivo?