Os 5 hábitos comuns das pessoas ineficazes

 
 
Eu não sei quanto a você, mas eu vivi parte da minha vida sendo alheio ao fato de que, se você deseja obter os mesmos resultados que outra pessoa, você deve fazer as mesmas coisas que eles fizeram. Em outras palavras, as pessoas que obtêm resultados semelhantes, têm hábitos semelhantes. Portanto, se você quer começar um negócio bem-sucedido, então tudo que você precisa fazer é copiar o que outra pessoa fez para iniciar seu próprio negócio bem-sucedido. Se você quer se tornar o número 1 em jogar xadrez no mundo, então tudo o que você tem que fazer é tomar as mesmas atitudes que o atual numero 1 em jogar xadrez tomou. 
 
A regra é realmente bem simples e ainda assim eu às vezes me sinto como o Einstein sempre que penso sobre isso. 
 
O fato é que essa regra não funciona somente em termos de sucesso, mas também em termos de fracasso. 
 
Pessoas que não conseguem nada na vida têm os mesmos hábitos das pessoas que não conseguiram nada na vida. Alguém que está com dívidas tem tipicamente os mesmos hábitos de consumo que alguém que está com dívidas. Isto também vale para as pessoas ineficazes. Se você quiser alcançar suas metas, obter sucesso ou como um amigo meu diria "chegar na lua", você precisa perceber os hábitos que estão de levando a ineficácia diariamente. 
 
Você pode não perceber o que está te levando a ineficácia mas de qualquer forma em breve você vai descobrir quais são. A seguir As cinco características das pessoas ineficazes: 
 

1. Pessoas ineficazes não planejam 

 
A primeira característica de uma pessoa ineficaz é a sua incapacidade de planejar sua vida diária. A verdade é que eles simplesmente não têm ideia do que fazer ou até onde querem chegar na vida. Por esta razão acabam tomando decisões e ações que carecem de qualquer sentido real ou finalidade. Por outro lado, uma pessoa eficaz saberá exatamente quais tarefas precisam ser feitas e isso é o que os leva mais perto de onde eles querem chegar.
 

2. Pessoas ineficazes não fazem listas 

 
Muito parecido com o tópico acima, as pessoas ineficazes não fazem listas de tarefas de que precisam ser feitas no dia seguinte. Ao invés de dedicar o tempo em tarefas mais importantes, eles passam o tempo procrastinando em coisas que eles deveriam estar fazendo em vez de realmente fazê-las. Pessoas ineficazes podem gastar até 2 horas por dia só procrastinando. Esse tempo poderia ter sido aplicado em algo mais produtivo. Leva apenas 10 minutos para planejar um dia, as pessoas ineficazes não percebem o quanto isso é rápido e fácil.
 

3. Pessoas ineficazes não colocam as coisas de volta no mesmo lugar. 

 
Você vai descobrir que a casa de uma pessoa altamente eficaz será a mesma casa que de outra pessoa ineficaz. Pessoas ineficazes simplesmente não colocam as coisas de volta no mesmo lugar e perdem um tempo valioso tentando achar suas coisas como telefone, chaves ou carteira. 
 
Ao invés de ter definido um lugar para esses itens, eles insistem em ter que procurar constantemente ao redor. Às vezes seu celular está jogando na cama, no bolso ou até na cozinha. Pessoas eficazes não só colocam as coisas de volta no mesmo lugar, mas também definem lugares para onde elas devem estar, dessa forma poupando tempo e reduzindo o estresse por não saber onde suas coisas estão.
 

4. Pessoas ineficazes constroem um caos 

 
Na sociedade de hoje é muito fácil ficar sobrecarregado com a quantidade de informações e tarefas que chegam através dos emails, trabalho, contas a pagar, tarefas domésticas e entre outras coisas que precisam ser feitas. Uma pessoa ineficaz permitirá que todo esse caos cresça sem saber como controlar a situação. 
 
Uma pessoa ineficaz tem o "talento" de deixar as tarefas irem crescendo e crescendo até ficar fora do controle e se tornar uma grande explosão de desorganização, semelhante a teoria do big-bang (Estou sendo muito dramático?), então seria um monte de e-mails sem resposta, problemas no trabalho, contas acumuladas e pratos que começam a se acumular. 
 
No fim das contas uma pessoa desorganizada se torna tão sobrecarregada que só de pensar em enfrentar o caos é assustador. 
 
No entanto, uma pessoa eficaz tem uma abordagem muito diferente. Eles saberão que de vez em quando haverá algum acúmulo de trabalho, e que eles devem saber reservar um tempo para trazer tudo sob controle antes que saia de controle. Isso é algo que as pessoas ineficazes devem aprender a fazer. 
 

5. Pessoas ineficazes não têm foco 

 
O que eu tenho notado com a maioria das pessoas ineficazes é que elas não conseguem focar sua atenção em uma tarefa específica ficar com ela até o fim. O problema é que eles começam a fazer uma tarefa e logo a mente começa a vagar em outras tarefas até que se esta fazendo tantas tarefas que nenhuma delas estão sendo concluídas; Por exemplo, você para tudo para escrever um e-mail importante e quando você repara, está vendo notícias no G1 ou checando o Facebook. Se você quer se tornar eficaz você deve aprender a se concentrar em uma tarefa e resistir ao impulso de se distrair com outra tarefa. Uma vez que você completar totalmente uma tarefa só então você poderá passar para a próxima. 
 
Pode levar tempo, mas quando você finalmente conseguir se livrar das características das pessoas ineficazes, você vai poder parar de receber os mesmos resultados que elas recebem, ou seja: Nada.