Como ser mais feliz hoje em 6 passos simples

Existem muitas maneiras que podem nos ajudar a ser mais feliz a cada dia.

A primeira coisa que você deve fazer é adotar um hábito que você deve seguir, cujo deve te ajudar com todos os hábitos futuros que você venha a adotar em sua vida. Pronto? Aqui está: Vai com calma.

O que eu quero dizer com esse “Vai com calma” é que em vez de experimentar o fracasso, frustração e estresse que vem decorrente da tentativa de fazer mais a cada ano através de promessas de ano novo. Faça uma lista de metas de melhoria de vida e divida em pedaços pequenos o suficiente para se transformar em novos hábitos, um por dia, durante 21 dias.

Abaixo estão algumas ideias que você pode considerar a prática. Você pode dividi-las em objetivos menores, específicos para a sua realidade. Trabalhe em um objetivo por 21 dias, quando ele se tornar um hábito, considere acrescentar outro. É fazendo pequenas mudanças significativas que você vai caminhando para as grandes metas que deseja alcançar.

Calcule seu progresso, não a sua distância para o seu objetivo.

A natureza humana nos leva a estar mais inclinado a refletir mais sobre aspectos negativos do que positivos. Para contrariar essa tendência natural, certifique-se de tornar uma prática diária celebrar suas conquistas. Quando olhar para seus objetivos, lembre-se de olhar também para o quão longe você veio para alcançá-los. Quando medir a distância entre você e seus objetivos sempre diga até breve. Quando você comparar onde está hoje e onde estava quando começou, você terá a oportunidade de reconhecer suas realizações e comemorar as que merecem ser comemoradas.

Faça listas de gratidão.

Você provavelmente já ouviu isso antes. “Expresse sua gratidão pelo o que você tem ajuda a tirar o seu foco do que você não tem.” e é uma estratégia que traz felicidade muito conhecida. É mais uma que vale a pena incluir em nossos hábitos diários. Eu mesmo curto muito essa, tento fazê-la pelo menos uma vez por semana. Se você tiver dificuldade para pensar em coisas pela qual é grato, você pode estar pensando muito pequeno. Expanda sua visão, pense sobre a natureza: as árvores, o sol, o som de um riacho. Pense nas pessoas: a família e os amigos com quem você é grato de ter um relacionamento. Todos nós temos muito a agradecer, mesmo passando por tempos difíceis.

Reconheça o poder do pensamento negativo.

A maioria de nós já ouviu falar do “poder do pensamento positivo” enquanto “o poder do pensamento negativo” não é uma frase conhecida, estamos familiarizados com os resultados do pensamentos negativos – acabamos sendo arrogante com aqueles que amamos e causamos infelicidade geral. Quando aprendemos que o nosso pensamento tem tudo a ver com as nossas emoções, podemos reconhecer quando nossos pensamentos estão se tornando negativos e podemos voltar para o presente, dessa forma passando a pensar positivo, ou olhar pelo ponto de vista positivo.

Pensamentos positivos podem realmente nos ajudar?

Ajude outras pessoas.

Há muitos benefícios que vêm de dar de si mesmo, ajudando alguém que você conhece ou sendo voluntário em uma atividade de serviço comunitário. É provado que ser voluntário faz bem para a saúde e felicidade. Estudos tem mostrado que as pessoas que são voluntárias vivem mais. Ser voluntário também é uma ótima ferramenta contra a depressão, uma vez que é mais fácil de esquecer temporariamente seus próprios problemas, quando você muda seu foco para ajudar os outros. É uma atividade extremamente gratificante.

Olhe para o copo meio cheio.

Todos nós já ouvimos essa frase, mas será que realmente sabemos o que significa? Talvez isso te ajude:

“Alguém que você ama se envolveu em um acidente de carro. Qual seria a primeira pergunta que você faria ao saber da notícia? Aposto que seria: “Será que ele/ela está bem?” E então a resposta sendo “sim”, você deve expressar alívio. Você agora estaria olhando para o copo meio cheio, pois ficaria feliz pelo amado estar bem, apesar da notícia sobre o acidente.”

Agora olhando essa situação por outro ponto de vista:

“Se você estivesse se envolvido em um acidente de carro, no qual seu carro foi danificado, mas você estaria bem, logo você ficaria bravo e irritado por ter se envolvido no acidente. Dessa forma você estaria olhando para o copo meio vazio, uma vez que deveria estar grato por estar tudo bem com você.”

Reconheça o quanto você pode realizar se você dividir suas grandes metas em pequenos pedaços.

Isso é tão importante que vou repetir o que disse no começo deste artigo: Leva 21 dias para criar um hábito, se você usar esse fato para realizar pequenas melhorias, em vez de tentar fazer tudo muito, muito rápido (como fazemos nas promessas de ano novo), você pode fazer coisas incríveis. Use essa estratégia em todas as áreas de sua vida, inclusive coloque em ação os cinco primeiros itens desta lista. Os resultados serão uma vida mais feliz!