4 filosofias que irão capacitá-lo – Friedrich Nietzsche – O eterno retorno

 
Filosofia é um ramo fascinante da sabedoria, no entanto essas ideias esotéricas são por vezes difíceis de traduzir para uma aplicação prática. O quão bom pode ser todos esses pensamentos, suposições e teorias? Como compreender uma filosofia pode realmente te ajudar a levar uma vida melhor?
 
Vamos examinar aqui quatro ideias filosóficas que influenciaram minha vida de uma maneira muito positiva, e nesta primeira parte vamos discutir a ideia do eterno retorno de Friedrich Nietzsche, e sem mais delongas, vamos que vamos:
 

Friedrich Nietzsche – O eterno retorno

 
A ideia:
 
Várias vezes ao longo de suas obras, Friedrich Nietzsche fala sobre a experiência do eterno retorno. Em aforismo 341 de "A gaia ciência", ele diz o seguinte:
 

E se um dia ou uma noite um demônio se esgueirasse em tua mais solitária solidão e te dissesse: "Esta vida, assim como tu vives agora e como a viveste, terás de vivê-la ainda uma vez e ainda inúmeras vezes: e não haverá nela nada de novo, cada dor e cada prazer e cada pensamento e suspiro e tudo o que há de indivisivelmente pequeno e de grande em tua vida há de te retornar, e tudo na mesma ordem e sequência – e do mesmo modo esta aranha e este luar entre as árvores, e do mesmo modo este instante e eu próprio. A eterna ampulheta da existência será sempre virada outra vez, e tu com ela, poeirinha da poeira!". Não te lançarias ao chão e rangerias os dentes e amaldiçoarias o demônio que te falasses assim? Ou viveste alguma vez um instante descomunal, em que lhe responderías: "Tu és um deus e nunca ouvi nada mais divino!" Se esse pensamento adquirisse poder sobre ti, assim como tu és, ele te transformaria e talvez te triturasse: a pergunta diante de tudo e de cada coisa: "Quero isto ainda uma vez e inúmeras vezes?" pesaria como o mais pesado dos pesos sobre o teu agir! Ou, então, como terias de ficar de bem contigo e mesmo com a vida, para não desejar nada mais do que essa última, eterna confirmação e chancela?"

 
A ideia do eterno retorno – que cada momento da sua vida vai se repetir eternamente te faz tremer de medo ou de alegria?
 
Você está vivendo a vida plenamente todos os dias, ou apenas esperando por tempos melhores que virão?
 
Vamos dar uma olhada nas possíveis consequências da ideia de Nietzsche:
 
Céu ou inferno, você decide:
 
Vamos supor também que a vida que você está vivendo não seja simplesmente uma das repetições, mas na verdade seja a sua primeira vez. Isso significa que cada momento que passa será escrito em uma pedra e irá se repetir eternamente. Como isso soa para você?
 
Se você é um "homem comum", Nietzsche previu que esse seria o fardo mais pesado possível. Por outro lado, acredita-se que a grandeza humana é alcançada quando você não quer nada para ser diferente, passado, presente ou futuro, ou seja, quando você aceitar amar o momento presente, você ganhou.
 
Em termos práticos, Nietzsche então sugere que você escolha melhor a ação todo o momento e sempre se pergunte se o que você está fazendo agora é realmente o melhor que você poderia estar fazendo. 
 
Se você seguir o seu instinto e sempre agir de acordo com esta filosofia, eu aposto que você terá uma vida que vale a pena reviver.
 
Em breve postarei os próximos:
 
Sócrates – Ninguém erra voluntariamente
Jean-Paul Sartre – Você está condenado a ser livre
Dan Millman – Sem moderação
Comentário final.