Estamos no Janeiro Branco, mês dedicado a lembrar as pessoas de que “cuidar da mente é cuidar da vida”, então nada melhor do que criar uma ponte para o atendimento psicológico. Reunimos algumas sugestões de onde você pode procurar gratuitamente um acolhimento psicológico.
A nível Nacional:
1 – CVV
A primeira dica é a mais prática e atende o Brasil inteiro! O CVV – Centro de Valorização da Vida é um número (188) que você pode ligar gratuitamente para receber apoio ou acessar o chat do site para falar com algum plantonista. Funciona como um pronto socorro psicológico para quem sente que precisa desabafar um problema e ser ouvido sem julgamentos. É possível falar sobre qualquer assunto envolvendo questões emocionais. Para mais informações acesse o site. https://www.cvv.org.br/
2- CPA’s de Faculdades/Universidades
Muitas instituições possuem um Centro de Psicologia Aplicado, onde alunos prestes a se formar oferecem atendimento psicológico supervisionado por psicólogos experientes. Normalmente o atendimento é presencial e gratuito, porém algumas instituições podem cobrar um valor simbólico.
Dependendo do seu problema, é possível obter um alívio no mesmo dia, ou se for o caso eles podem marcar um retorno para dar continuidade no atendimento. A maneira mais fácil de descobrir um CPA próximo a sua residência é pesquisando no Google.
3 – CAPS- Centro de Atenção Psicossocial
É lei, todo município que possui mais de 20 mil habitantes é obrigatório oferecer um Centro de Atenção Psicossocial, onde é possível encontrar uma equipe multiprofissional composta por médicos, psicólogos, assistente social, enfermeiro, terapeuta ocupacional, que avaliam o quadro do usuário e indicam o tratamento adequado para cada caso. Acesse o site da prefeitura da sua cidade e procure pela lista de unidades disponíveis.
4 – Atendimento Psicológico Online
O Conselho Federal de Psicologia (CFP) disponibiliza um site onde relaciona todos os sites que estão autorizados a prestar atendimento psicoterapêutico online. O custo do atendimento costuma ser a metade do que é cobrado em uma clínica física e alguns sites oferecem o primeiro atendimento gratuito. O serviço é regulamentado pelo conselho e os sites autorizados a prestar o serviço seguem uma série de exigências para manter a qualidade e confidencialidade do atendimento. Acesse o site: https://cadastrosite.cfp.org.br/cadastro/historico.cfm
…Em cidades Específicas
A Revista Galileu reuniu vários centros de atendimento espalhados por várias cidades como Minas Gerais, Santa Catarima, e entre outras. Para acessar clique aqui.
Fontes:
https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/atencao_basica/index.php?p=204204
https://www.senado.gov.br/noticias/Jornal/emdiscussao/dependencia-quimica/tratamento-para-dependentes-quimicos/municipios-nao-conseguem-estruturar-rede-de-atendimento-a-dependentes-quimicos.aspx
A ilustração desse artigo é do curta de animação “Animal Behaviour”