7 mentiras que você está programado para acreditar

Por que acreditamos nas coisas que acreditamos?

A partir do momento em que nascemos é formada uma nova crença a cada nova experiência. Se trata de acontecimentos que nos moldam ou palavras que as pessoas dizem, cada pedaço de informação trabalha de uma forma em nosso cérebro e se torna parte de nosso sistema operacional.

Infelizmente, quando somos jovens, não temos a sabedoria de processar essa informação de uma maneira que separe as coisas boas das inúteis. Sendo assim, acontece o que vemos hoje – Milhões de pessoas andando por ai com suas crenças conflitantes que não servem para nada, além de tornar nossa vida mais difícil.

É hora de de se livrar desse código ruim e reescrever sua própria programação;

Abaixo estão algumas das mentiras mais comuns que temos aceitado como verdade.

1 – O sucesso é apenas para quem tem sorte.

Claro que a sorte desempenha um papel em algumas histórias de sucesso. Mas há algo a ser dito e feito para criar a nossa própria sorte. Eu não estou falando sobre algum tipo de voodoo misterioso, mas sim em fazer conexões para estar no lugar certo na hora certa, e claro, trabalho duro.

2 – Você não é digno.

A maioria das pessoas que sofrem de baixa auto estima foram vítimas da programação negativa em seu passado (ou até mesmo no presente). Pais, colegas, e paixões podem causar danos incalculáveis em nossa mente, moldando não só como nós nos permitimos ser tratados, mas como nós nos tratamos. Se você se identifica com isso, você precisa se libertar – limpe seu disco rígido mental e instale um novo sistema operacional, programado por você, com afirmações positivas da pessoa incrível que você é!

3 – Você precisa de um bem material para ser feliz.

Os marketeiros são mesmo um bando de espertos. A maior parte do trabalho deles é convencer você de que precisa de algo para ser feliz, se sentir contente, seguro, ou se enquadrar nos padrões da sociedade. Eles apontam o que lhe falta, ou pior, criam a sensação de falta de dentro de você, então oferecem algo para preencher sua necessidade.Mas aqui está o segredo de não cair nessa: Você nunca vai ser completo, sempre haverá um produto novo para vender, e você nunca ficará satisfeito se pensar que será feliz com um bem material. A verdadeira felicidade vem de amigos, família e correr atrás dos sonhos.

4 – Vai dar tudo certo.

Não! nem sempre as coisas dão certo.

Muitas pessoas acreditam que é melhor não fazer nada ao invés que arriscar e falhar. Então ficam esperando acontecer algo até que a oportunidade passa e não se prestou atenção. Ou ignoram um problema crescente, até que ele cresce fora do controle e não se pode fazer mais nada. Não deixe nada parado. Tome uma atitude enquanto você ainda tem uma escolha.

5 – Outras pessoas merecem mais do que você.

Às vezes não corremos atrás de oportunidades porque sentimos que não vamos conseguir, ou que alguém é mais digno ou poderia fazer um trabalho melhor. Um bom exemplo foi quando eu meu auto-eliminei na entrevista do meu atual emprego ao ver os outros candidatos, imaginei que teriam mais cursos e fariam a dinâmica melhor. Me surpreendi quando fui contratado, e descobri que na verdade eu era o que mais tinha cursos e o que demonstrou o melhor resultado na dinâmica em grupo. Por isso acredite em você mesmo e quando tiver uma chance não a perca!

6 – Sempre há um amanhã.

Adiamos muitas coisas, são elas viagens, sonhos, desejos etc…e ainda pensamos “ah eu posso fazer isso outro dia” ou “vou deixar mais pra frente”. A vida parece longa e o amanhã em abundância. Imagine como alguém que ganhou na mega-sena trata uma nota de 10 reais. Imaginou? Pois bem, Quando algo é em abundância, ignoramos sua importância. Mas quando é escasso passamos a reavaliar essa importância. Nada é mais valioso que o nosso tempo, se trata de um recurso FINITO, já que não podemos comprar tempo, precisamos encarar a vida como se tivéssemos apenas “10 reais”, e todo mundo saber que 10 reais some da nossa mão muito rápido.

7 – Agir em nosso próprio interesse é ruim.

De alguma forma, agir em nosso próprio interesse se tornou algo ruim. É visto como rude ou egoísta. De fato, nada poderia estar mais longe da verdade. Você tem que cuidar de você e seus entes queridos. Você não pode contar com a boa vontade dos outros. Deve isso a si mesmo para agir em seus próprios interesses. No entanto, você não deve fazer isso às custas de pisar nos outros, ou enganar as pessoas, a fim de aprimorar suas próprias causas.

Aqui está um pequeno segredo que pode parecer contra-intuitivo:

Agir no interesse de outras pessoas também pode servir para os seus interesses.

Quando você ajuda os outros, você forja laços e faz contatos que podem recompensá-lo de muitas maneiras. Você já ficou devendo um favor a uma pessoa por ter te ajudado? é disso que estou falando, você vai construir uma rede e aumentar suas oportunidades, e isso vale para qualquer pessoa que você encontrar.

Seja sincero, generoso e transparente, e ninguém vai poder chama-lo de ser egoísta.

# – Como detectar um mentiroso