Qual emoção leva em média 4 dias para passar, e por quê?
[divider] [/divider]
A tristeza tem a maior duração entre as outras emoções, concluiu um dos primeiros estudos a investigar o porquê algumas emoções duram mais que as outras.
Quando comparada com estar irritado, envergonhado, surpreso e até mesmo entediado, a tristeza consegue ultrapassar todos.
O estudo publicado pela revista Motivation and Emotion concluiu que a tristeza tende a ser associada a eventos que tiveram um impacto importante a longo prazo na vida do indivíduo, como o luto ou término de relacionamento.
Saskia Lavrijssen, co-autora do estudo explicou:
“A ruminação é o fator central do porque algumas emoções duram por muito mais tempo que outras.
As emoções associadas a altos níveis de ruminação duram mais tempo. Emoções com durações mais curtas são tipicamente provocadas por eventos com importância relativamente baixa.
Por outro lado, as emoções duradouras tendem a ser sobre algo muito importante.”
Os resultados vêm de um estudo realizado com 233 estudantes que foram solicitados para recordar experiências emocionais juntamente com o tempo de duração das mesmas.
Aqui está uma tabela que mostra a média de duração de cada emoção:
Nos extremos, enquanto desgosto e vergonha tendiam a passar em cerca de 30 minutos, a tristeza continuou por uma média de 120 horas.
Entretanto, o tédio tendia a passar em um par de horas, embora naturalmente pareça durar muito mais!
Houve também padrões fascinantes entre emoções ligadas, por exemplo, o medo tende a ter uma curta duração, enquanto “seu primo”, a ansiedade durou muito mais tempo.
Da mesma forma, a vergonha passou relativamente rápido, mas o sentimento de culpa tende a ficar por muito mais tempo.
Fonte: Psy Blog (EN)