A neurogênese ou o crescimento de novas células cerebrais tornou-se um tema aparentemente evidente nos últimos anos, afinal muitas pessoas estão à procura de um mecanismo capaz de deixá-las mais inteligentes, com o raciocino mais rápido, ficando assim frente à concorrência.

Formar novas células cerebrais parece ser muito vantajoso, certo?

A realidade é que não sabemos ainda exatamente quais são os benefícios do crescimento dessas novas células, mas formar novas células certamente parecer ser muito mais favorável e vantajoso do que matar células cerebrais.

De qualquer forma, sem mais delongas, conheça agora mesmo uma lista com algumas maneiras bem interessantes de formar novas células cerebrais.

11 maneiras de formar novas células cerebrais

1. Correndo

Correr e executar atividades aeróbicas em geral tem sido associado à neurogênese (formação de novas células cerebrais). Curiosamente, também é uma ótima maneira de reduzir o estresse se feito com moderação. Embora o benefício seja maior quando praticado em grupo, com efeitos de impulsionar o humor, correr sozinho ainda ajudará seu cérebro a criar alguns neurônios. Se você já corre, seu cérebro provavelmente está em boa forma em relação à neurogênese.

2. Curcumina

A curcumina é popularmente conhecida como açafrão-da-terra, é uma planta herbácea da família do gengibre. Foi documentado que os curcuminóides potencializaram o cérebro e melhoraram as propriedades cognitivas. Recentemente, foi demonstrado que esta substância agora está ligada à neurogênese (com base em estudo em animais). Em cobaias de ratos idosos, a suplementação com curcumina melhorou a memória e a proliferação celular (nascimento de novos neurônios) no giro denteado do hipocampo. Os efeitos exatos sobre os seres humanos ainda não estão muito bem documentados.

3. Experiência sexual

Eu acho que a maioria das pessoas vão concordar que o sexo é um dos melhores impulsionadores de humor, além de ser uma atividade agradável como um todo. Um estudo conduzido por Leuner, Glasper e Gould, descobriu que a experiência sexual promove a neurogênese adulta no hipocampo. Se você está tendo relações sexuais regularmente, seu cérebro provavelmente está fazendo a neurogênese (criação de novos neurônios) como resultado. Embora o sexo produza uma resposta inicial ao estresse, o resultado final é mais neurônios. Com base na maioria dos estudos, o sexo faz muito bem para o seu cérebro.

4. Psilocibina

Cogumelos mágicos. O engraçado é que ele também vem sendo associado a um efeito antidepressivo duradouro. Dr. Juan Sanchez-Ramos realizou pesquisas apoiando as afirmações de que a substância (ilegal) psilocibina está associada ao crescimento de novos neurônios. Ele e sua equipe de pesquisa também descobriram que esses cogumelos estavam ligados a um impulso na cognição geral e humor.

Para saber mais sobre o assunto, eu recomento essa palestra sobre medicina psicodélica.

5. Restrição de calórica

Há evidências significativas que ligam a restrição calórica em camundongos adultos com o crescimento de novas células cerebrais. Nos seres humanos, a restrição calórica funciona um pouco diferente, mas, em geral, demonstrou aumentar a vida útil e ter efeitos saudáveis ​​a longo prazo. Especificamente, está ligada ao aumento da produção de BDNF, que é um acrônimo em inglês de “fator neurotrófico derivado do cérebro”, uma neurotrofina importante que auxilia na sobrevivência neuronal e na neurogênese. Basicamente restringir suas calorias e não comer demais, produz um pouco de resposta ao estresse no corpo. Após esta resposta ao estresse, se obtêm a produção de novos neurônios. Só porque a restrição calórica produz novos neurônios, não significa que seja uma prática fisicamente saudável – tenha isso em mente se você estivesse quase morrendo de fome.

6. Canabinóides

Os cientistas descobriram que a maconha sintética está ligada ao nascimento de novos neurônios. Não há descobertas que demonstrem que a maconha de grau normal está ligada à neurogênese; tenha isso em mente. O estudo realizado sobre os canabinóides foi realizado na Universidade de Saskatchewan (Canadá). Curiosamente, eles descobriram que esses canabinoides também tinham um efeito semelhante a alguns antidepressivos em questão.

7. Ambiente estimulante

Viver em um ambiente enriquecido é benéfico para o desenvolvimento do cérebro. (se imagine trabalhando em uma agência de publicidade). Estudos foram realizados comparando indivíduos que cresceram em um ambiente empobrecido versus aqueles em um enriquecido. Os resultados foram capazes de demonstrar claramente que aqueles que cresciam no ambiente enriquecido eram mais felizes, mais saudáveis ​​e funcionavam melhor (cérebro) do que os que estavam em ambientes empobrecidos. De acordo com os dados, enriquecer o ambiente tanto quanto possível pode levar ao nascimento de novos neurônios.

8. Ácidos graxos ômega 3

Verificou-se que os ácidos gordos ômega-3 podem aumentar a neurogênese em adultos. Os ômega 3 são compostos por dois componentes principais: EPA e DHA. EPA e DHA são ácidos gordos poliinsaturados encontrados no sistema nervoso central do organismo. A suplementação tem sido associada a vários de benefícios neuroprotetores e cognitivos, além do aprimoramento da neurogênese. Se você não tem certeza de onde pode obter esses ácidos gordurosos, pense em alimentos com peixe.

9. Antidepressivos

Acredita-se que os medicamentos antidepressivos podem induzir simultaneamente a neurogênese (criação de novas células cerebrais) e a sinaptogênese (novas sinapses). A razão pela qual os antidepressivos ajudam algumas pessoas é que foram projetados para inibir a reabsorção de certos neurotransmissores como a serotonina. Quando os pesquisadores analisaram os efeitos que essas drogas estavam tendo no cérebro, uma descoberta que eles fizeram foi que os SSRIs como o Prozac estavam gerando novos neurônios na região do hipocampo.

Curiosamente, a neurogênese não está necessariamente ligada a melhorias no humor – você poderia estar estar criando novas células cerebrais e ainda assim se sentir deprimido.

10. Chá Verde

O chá verde é conhecido por conter uma substância chamada “ECGC”. Foi confirmado que esta substância aumentou a neurogênese no cérebro de camundongos adultos. Embora não existam estudos conclusivos em seres humanos quanto à capacidade do ECGC de promover o crescimento de novas células, a maioria das evidências apoia o fato de que o chá verde tem efeitos positivos no desempenho mental.

11. Mirtilos

A coloração azul nos mirtilos é o resultado do corante antocianina que eles possuem. Os cientistas descobriram que este corante está diretamente ligado à neurogênese. Vem sendo documentado que esta fruta possui muitos benefícios para a saúde.

***

Agora preste atenção!

A lista que você acabou de ler é apenas uma referência e não deve ser usada como um guia para impulsionar o seu cérebro com novos neurônios. Se você fez a leitura completa, pode ter observado que a maioria dos estudos foram realizados em camundongos, o que torna esse artigo extremamente impreciso. Tente incluir apenas os estudos que utilizaram seres humanos como referência. Não faça absolutamente nada antes de consultar o seu médicoNão nos responsabilizamos por nada!

A neurogênese é tão importante?

No momento, não tenho conhecimento de nenhum instituto que esteja especificamente estudando a neurogênese como foco primário de pesquisa.

À medida que mais estudos são realizados e a ciência avança, mais avanços nesta área virão. Não tenho certeza se esta é uma área que deve ser um foco exclusivo, já que, a partir de agora, não há necessariamente grandes benefícios cognitivos associados ao crescimento de novas células cerebrais.

O que você acha? Os cientistas deveriam se concentrar diretamente em estudar essa tendência em neurociência? Se sim, por quê?

Quer continuar dando um boost no seu cérebro? Continue lendo:

Sinaptogênese: 9 maneiras de formar novas sinapses no cérebro

 

Fonte: http://mentalhealthdaily.com/2013/03/05/11-ways-to-grow-new-brain-cells-and-stimulate-neurogenesis/