Como ter conversas genuínas [Podcast]


“Procure um problema que não seja causado por conta do auto-centramento de alguém”

A frase acima é fantástica porque ao fazer essa busca podemos constatar que todos os problemas são de fato causados porque alguém não considerou o outro, porque alguém estava dentro de uma bolha olhando para si mesma.

Estamos fazendo isso o tempo todo. Quantas vezes em uma conversa você fala “eu isso”, “eu aquilo”, “eu quero”, “eu não gosto” ,”eu gosto” ,”para mim”.

E quanto ao seu interlocutor? Por quanto tempo você consegue se manter interessado na história da outra pessoa? Alguns estudiosos dizem que conseguimos manter a atenção no outro por apenas 3 segundos, o resto do tempo nos ocupamos em pensamentos discursivos sobre o que aquela conversa tem haver com nossa vida e esperamos uma brecha para poder novamente voltar a falar sobre nossas questões.

Quando duas pessoas em uma conversa possui a mesma estratégia do não-ouvir, podemos chamar isso de conversa? O que podemos aprender de novo ? e como é possível construir algo a partir de duas mentes centradas em si mesmas?

Então puxa a cadeira e vamos conversar sobre isso no Podcast Coemergência com a convidada especial Kalyne Vieira, ela nos fala como é que a gente faz pra aprender a se escutar e escutar o outro e o quanto isso pode ser uma experiência que muda a nossa vida. Ela tem se dedicado a investigar e compreender como nos comunicamos. Para tanto, fez mestrado em comunicação, treinamentos em comunicação não-violenta, formação em coaching ontológico e tá se especializando em Filosofia Clínica. Paralelamente, ela vem trilhando um percurso de autoconhecimento e treinamento da mente.

Você pode escutar no player abaixo, ou baixar o áudio. Mas a forma mais fácil mesmo é procurar o programa no aplicativo de Podcast do seu celular.