O Mundo Interpessoal fez um levantamento das notícias mais compartilhadas em 2019 nas redes sociais Twitter, Facebook e entre outras.
Das 10 notícias mais compartilhadas nas redes sociais em 2019, apenas duas não são diretamente sobre política, ou o governo em geral, embora ainda possam ser relacionadas a questões sociais e políticas públicas.
Somando, são 22,1 Milhões de compartilhamentos de notícias só sobre política. Os dados foram coletados considerando as redes sociais Facebook, Twitter, Reddit e links espalhados pelas internet. Estima-se que o número de pessoas impactadas pelos compartilhamentos seja 10x maior.
Notícias que despertam sentimentos de raiva e injustiça foram as campeãs, superando muitas notícias sobre tecnologia, cultura, famosos e música, que, das mais compartilhadas, alcançaram cerca de 800 a 900 mil compartilhamentos.
O Psicólogo Altay de Souza, mestre e doutor em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo, em seu podcast semanal sobre ciência, explicou esse fenômeno de uma forma bem prática:
Segundo Altay, esse fenômeno está relacionado ao sentimento de raiva e a partir de um estudo, explica que “Palavras ligadas a sentimentos e valência de raiva são 9x mais retweetadas, redistribuídas e refaladas, do que palavras alegres.
Altayr ainda afirma que: mesmo tristeza sendo o contrário de alegria, palavras tristes são ainda menos compartilhadas que palavras alegres.
“Porque quando eu falo de uma mensagem triste, na verdade, para você perceber que eu to mandando uma mensagem triste, você tem que se colocar no meu lugar. Então por exemplo: “ah fulano morreu”. Você tem que se colocar no meu lugar para perceber que “pô, fulano morreu…que triste.”
“Às vezes você nem passa isso para frente porque você pega com você uma coisa minha né, então a tristeza é algo mais situacional do indivíduo. Raiva não. Raiva você não precisa se colocar no lugar do outro, é só passar para frente. É mais disposicional.
Você encontra o episódio completo deste podcast neste link.