Embora a rejeição seja um sentimento desagradável, inevitavelmente todos nós vamos ter que enfrentá-la em algum momento de nossas vidas. O modo como lidamos com as situações que causam esse sentimento podem ajudar a definir quem somos e nos direcionar para um novo caminho de vida – seja melhor ou pior.

As emoções são reações neurofisiológicas desencadeadas por um estímulo externo ou interno (as emoções são físicas). Os sentimentos são uma autopercepção de emoções específicas, sendo uma expressão subjetiva de emoções (os sentimentos são mentais).

Ou seja, a rejeição é um sentimento criado em nossa mente e sustentado por crenças. Isso significa que pode ser transformado e ressignificado, podendo até ser utilizado para aprender algo novo e fortalecimento.

Descubra o que você pode aprender com a rejeição

Determinação

Assim como muitas outras habilidades de enfrentamento, a determinação é uma qualidade que poucos praticam. No entanto, pode ser a diferença entre sucesso e fracasso ao longo da sua vida. (lembrando que o conceito de sucesso e fracasso é subjetivo)

A melhor maneira de cultivar a determinação é enfrentar um obstáculo após o outro e manter o olhar fixo no objetivo. A dificuldade é muito útil para desenvolver capacidade de foco e senso de resiliência.

Como a rejeição é um sentimento negativo, ultrapassa o nível emocional, e atinge também aspectos mentais e até físicos. É a oportunidade perfeita para construir determinação.

Quanto mais houver uma prática conscientemente dessa qualidade, sua natureza determinada se tornará um hábito e, eventualmente, será uma característica da sua personalidade na qual você poderá se orgulhar.

Desafie-se!  

“Eu amo quando sou rejeitada; isso mostra que eu tentei.”

Sylvia Plath

Se você nunca foi rejeitado, provavelmente não anda caminhando muito além da sua zona de conforto. Somente quando nos esforçamos ao máximo percebermos quão fortes e capazes somos realmente.

Muitas vezes precisamos correr grandes riscos, como o risco da rejeição, para sermos recompensados ​​de maneiras significativas – um emprego dos sonhos, ou convidar o crush para sair, por exemplo.

Aprenda a ver a rejeição como um sinal de que você está realmente se desafiando e comece a ressignificar essa experiência em sua mente.

Comece a ver a rejeição como uma comprovação de sua coragem, em vez de uma prova da sua inferioridade, assim, ficará mais disposto a correr o risco de ser rejeitado no futuro. Consequentemente, você terá mais chances de se desafiar.

Encontre seu lugar

Barbara Kingsolver, romancista e poeta, expressou essa ideia lindamente:

“Quando enviei um novo manuscrito para editora e ele voltou um selo escrito “rejeitado”, não o considerei rejeitado, pois eu apenas entreguei ‘ao editor, que poderia apreciar ou não o meu trabalho e ele simplesmente voltou com o carimbo “Não nesta editora”.

Embora essa ideia não se aplique a todo tipo de rejeição, é especialmente válida para aquelas que mais nos machucam: a rejeição romântica, a rejeição na escola e a rejeição no trabalho.

Sabe aquela frase que diz: “se não quis, azar o dele”? É sobre isso. Se a parte que você buscava admissão, reciprocidade, etc, não te quis, significa que não era a opção certa para você.

“Deixe ir”. Use sua determinação, desafie-se e vá atrás de outra pessoa que te complete ou dê um emprego melhor. Quando você se encontrar no lugar que realmente pertence, será capaz de olhar para trás e ver essas rejeições com um sentimento de gratidão.