Como aumentar sua capacidade de concentração

 

A quantidade e a qualidade do trabalho que você é capaz de produzir não só vai depender do esforço que você colocar, mas sim em sua capacidade de concentração aliada ao esforço.

Não importa, por mais que você tente, se o seu cérebro não anda funcionando bem, você não será tão produtivo como você deveria ser. Embora muitos dos fatores que afetam a concentração está além de seu controle, uma grande quantidade é determinada pelo seu comportamento. Segue algumas dicas que vão ajudar a sua mente a funcionar com o desempenho máximo para que você possa se sobressair em atividades altamente criativas.

Como aumentar sua capacidade de concentração

– Receba o seu descanso. Pode parecer óbvio, mas é o principal fator que afeta a concentração. Se você não estiver bem descansado sua mente estará dispersa e lenta. Evite isso, certificando-se de estar obtendo a quantidade de sono na hora certa. Defina uma hora para ir se deitar para que isso vire uma rotina, assim você não terá problemas para dormir. Também é importante não dormir muito. O “oversleeping” interrompe o seu ritmo natural e o leva à sonolência. Evite isso (já que você passará a ter uma sequência de sono estabelecido). No meu caso é melhor dormir um pouco menos do que demais. Se você dormir cansado, seu corpo irá compensar, ajudando você a dormi mais cedo na noite seguinte.

– Faça um plano. Quando você se senta para trabalhar sem um plano, é fácil se envolver em atividades de muleta como checar e-mails e navegar na internet. Sem um propósito, sua mente vai se dispersando em várias direções. Em vez de dedicar toda sua atenção para uma tarefa importante, você vai encontrar-se distraído em uma variedade de pensamentos críticos.

Para evitar isso, faça um plano de ação claro e antecipado. Se você precisa verificar e-mail, faça logo, o mais rapidamente possível e em seguida feche a caixa de entrada e passe para a próxima tarefa agora mais importante. No meu caso, eu desço do ônibus 3 pontos antes do meu destino, assim na caminhada faço meu plano de ação para o dia, mas outra grande dica é fazer isso na noite anterior. Ao fazer um plano, você decide onde sua energia mental é atribuída ao invés de deixar ela se distribuir aleatoriamente.

– Seja saudável. Nada desacelera a mente e corpo como uma grande refeição gordurosa. Excessos coloca uma carga enorme de digestão no organismo, minando a força da mente. Maximize sua capacidade de concentração comendo refeições leves e saudáveis. Provavelmente você vai sentir a necessidade de mais comida para se satisfazer, para suprir isso deixe alguns lanches saudáveis em mãos para dar um impulso rápido.

– Pratique exercícios. O corpo tem energia de sobra que precisa ser usada. Se você não se exercita regularmente, esta energia pode se manifestar sob a forma de uma mente distraída. A melhor maneira de melhorar sua concentração durante todo o dia é se exercitando no primeiro horário. Isso vai limpar sua cabeça e dar-lhe uma chance de refletir sobre o dia em frente, permitindo que seu corpo limpe as impurezas. Depois você vai se sentir rejuvenescido, limpo e pronto para assumir os problemas do dia a dia.

– Faça pausas e mude seu ambiente. Cansaço e fadiga são outros fatores que podem afetar negativamente a concentração. Quando você tem trabalhado muito tempo no mesmo lugar, você começa a ficar louco e agitado e logo perde o foco. O melhor remédio para isso é fazer pausas e mudar o seu ambiente de trabalho. Quando você perceber que está perdendo o foco, levante-se e faça um passeio. Isso faz com que sua frequência cardíaca aumente a sua agilidade e o raciocínio de sua mente. Assim, você tem uma chance de trabalhar sobre o problema mais concentradamente.

Também pode ser útil trabalhar em diferentes lugares. Em vez de estar acorrentado à sua mesa todos os dias, faça questão de se mover. Em um dia normal, eu concentro uma hora do dia sentado, depois faço tarefas de locomoção e logo pego o notebook e vou para outras áreas. Cada vez que eu faço uma mudança de cenário refresca e aumenta minha motivação para trabalhar.

E você conhece alguma dica que ajude a se concentrar?