Conheça uma seleção especial de livros premiados com protagonistas femininas negras


Elias Daniel em um artigo para o site site Visaocritica.com, destaca a importância da representatividade negra para as possibilidades de ascensão, relatando a relevância da presença de personagens negros em papeis de destaque, seja em novelas, filmes, livros, revistas e qualquer outro tipo de mídia, para que também se tornem símbolos positivos do imaginário coletivo.

Nesse sentido, os livros com protagonistas femininas negras trazem personagens assumindo problemas que acabam sendo do cotidianos para muitas pessoas, bem como questões de enfrentamento ao racismo. São 20 opções com os mais variados tipos, leia as sinopses e escolha os seus preferidos.

Dica: Alguns livros estão temporariamente gratuitos para baixar no formato eBook.

20 livros com protagonistas não-brancas

Ódio Que Você Semeia

Da autora Angie Thomas, o livro conta a história de Starr, uma adolescente – negra – que enfrenta problemas que acabam sendo cotidianos para muitas pessoas e em meio a todo caos que está a sua volta, ela tenta encontrar sua voz.

No seu pescoço

O livro da autora Chimamanda Ngozi Adichie traz doze contos com personagens homens e mulher nigerianos, onde traz questionamentos sobre racismo, opressão e até machismo.

A Cor Púrpura

A Cor Púrpura é um romance epistolar da premiada escritora estadunidense Alice Walker, lançado originalmente em 1982. No ano seguinte, foi agraciado com o Prêmio Pulitzer. Entre outros temas, trata de questões de discriminação racial e sexual.

Minha irmã, a serial killer

Em Minha irmã, a serial killer, a nigeriana Oyinkan Braithwaite conta uma história ao mesmo tempo bem-humorada e assustadora sobre duas irmãs com temperamentos e atitudes bem diferentes uma da outra: Korede e Ayoola.

No Fundo do Poço

Adah, a mesma protagonista de Cidadã de segunda-classe, tem que criar e sustentar sozinha os cinco filhos, vivendo no subúrbio de Londres, em um lugar que ela chama de “o fundo do poço”.

Rani e o Sino da Divisão

Rani levava uma vida monótona. Sua rotina muda completamente quando conhece Pietro, um garoto de tênis fluorescentes que faz uma revelação: ela é uma xamã urbana, responsável pela paz sobrenatural e mediadora entre os vivos e mortos.

A Garota que Bebeu a Lua

Todo ano o povo do Protetorado deixa um bebê como oferenda para a Bruxa que vive na floresta, na esperança de que o sacrifício a impeça de aterrorizar sua pequena cidade. Mas, Xan, a Bruxa na floresta, ao contrário do que eles acreditam, é bondosa.

O Rei Negro

Aventura medieval, uma ótima escolha para fãs de Game Of Thrones e Captive Prince.

Hibisco roxo

Em um romance que mistura autobiografia e ficção, Chimamanda Ngozi Adichie – uma das mais aclamadas escritoras africanas da atualidade – traça, de forma sensível e surpreendente, um panorama social, político e religioso da Nigéria atual.

Leia também: 50.000 livros / eBooks grátis para baixar durante a quarentena

Americanah

Em busca de alternativas às universidades nacionais, paralisadas por sucessivas greves, a jovem muda para os Estados Unidos. Ao mesmo tempo que se destaca no meio acadêmico, ela depara com a questão racial e com as agruras da vida de imigrante, mulher e negra.

Meio sol amarelo

Jovem escritora nigeriana revela o horror da guerra de Biafra, em um romance de proporções épicas, que nunca perde de vista a matéria humana da qual deriva.

Children of Blood and Bone

Children of Blood and Bone é ambientado num mundo inspirado por mitologias do oeste africano – que a autora inclusive estudou ao passar um tempo aqui no Brasil.

A Rebelde do Deserto

Ambientado em um mundo inspirado pelas Arábias, essa história acompanha Amani, uma atiradora exímia que acaba se envolvendo com uma rebelião e se tornando uma das principais figuras para libertar seu reino das garras de um sultão cruel.

A rainha vermelha

Mare rouba o que pode para ajudar a família a não morrer de fome, numa reviravolta do destino, ela consegue um emprego no palácio real, onde, em frente ao rei e a toda a nobreza, descobre que tem um poder misterioso…

Flores Ao Mar

Ah, a virada do ano: aquela época de renovar os votos e comemorar ao lado de quem a gente ama — ou passar por várias confusões ao lado da família, né? Em “Flores ao Mar”, Rocha, Fortunato, Pilar e Chioro apresentam as irmãs Rios em um cruzeiro de Réveillon.

Goma de Mascar

Melanie e Vinícius são concunhados e se odeiam. Seus encontros familiares sempre acabam em briga. Então, a irmã de Melanie os obriga a organizar uma festa infantil. Eles conseguirão trabalhar juntos?

Bruxa Akata

Uma negra albina, que vive na Nigéria descobre que é uma bruxa e deverá aprender a como usar isso a seu favor.

Minha Querida Sputnik

Em Minha Querida Sputnik, Haruki Murakami nos apresenta um Japão de restaurantes sofisticados e cores vibrantes, e nos leva ao centro de um triângulo amoroso arrebatador e, ao mesmo tempo, incomum.

Pequena abelha

Essa é a história de duas mulheres cujas vidas se chocam num dia fatídico. Então, uma delas precisa fazer uma escolha que envolve vida ou morte. Dois anos mais tarde, elas se reencontram. E tudo começa…

A Caçadora de Dragões

Primeiro volume de uma trilogia fantástica, em que dragões e humanos estão em guerra ― e cabe a uma garota matar todos eles.

Seleção especial enviada por @JUNI with An I

Post Atualizado em: