Nas últimas semanas tem se notado um fenômeno muito comum no Brasil e no mundo: A polarização. Enquanto a Organização Mundial da Saúde em conjunto com médicos, pesquisadores e parte da mídia se esforça para conscientizar a população sobre a seriedade da pandemia, outra parte se mostra contrária, negando os fatos e indo na contramão do bom senso.
Pensando nisso, dois estudantes resolveram criar um site para mostrar os números de contágios ao redor do mundo. A ideia é que o site ajude a deixar mais claro a gravidade do que o mundo está passando.
Basta tocar com um dedo em um país no globo para visualizar o números de contágios, mortes e curas.
Covid-19 Visualizer
Site desenvolvido por Navid Mamoon e Gabriel Rasskin, dois estudantes da Universidade Carnegie Mellon. O objetivo do projeto é fornecer uma maneira simples e interativa de visualizar o impacto do COVID-19 no mundo.
“Queríamos que as pessoas pudessem ver isso como algo que nos une. Não é um país ou outro país; é um planeta – e é assim que nosso planeta se parece hoje.”
Os dados são das atualizações em tempo real do Worldometer, utilizando fontes confiáveis de todo o mundo. Os casos / mortes HOJE são baseados no GMT (+0). O site extrai novos dados a cada 2 minutos, atualize para ver as alterações.
Caso não consiga acessar o site (parece ser pesado para alguns celulares e computadores), acesse o Worldometers para visualizar os dados em uma versão mais leve, porém menos intuitiva. (somente em inglês)
Coronavírus / Brasil
O ministério da saúde lançou recentemente o site https://covid.saude.gov.br/ , responsável por manter as atualizações de casos de Coronavírus no Brasil.
No site é possível acompanhar em tempo real os números de casos confirmados, óbitos e letalidade.
É o mesmo site que os veículos de imprensa estão utilizando para atualizar os dados das reportagens.
Mais sobre o coronavírus:
Acesse a Enfermeira Virtual do Coronavírus e receba orientações
10 sites que liberaram o acesso a cursos, filmes e séries online durante a pandemia de Coronavírus
20 ações positivas para fazer durante a pandemia de Coronavírus
Como cuidar da saúde mental na pandemia do Coronavírus